(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Somos grandes parceiros dos chineses, diz Tereza Cristina

Somos grandes parceiros dos chineses, diz Tereza Cristina

Na semana em que se prepara para viajar para a China, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, avaliou que o acordo prévio entre o país asiático e os Estados Unidos não deve trazer efeitos imediatos ao Brasil.

O Brasil, lembrou a ministra, concorre com os Estados Unidos nas exportações de alguns produtos importantes, como soja e carnes, ao país asiático. Ela afirmou que só será possível mensurar os impactos quando o governo brasileiro conhecer o acordo na íntegra, mas admitiu que uma negociação entre os dois países afeta o Brasil.

“É cedo ainda para fazer esse balanço com precisão. Precisamos conhecer o que os Estados Unidos vão fazer, o que a China vai fazer e como o Brasil se encaixa nisso aí. Mas somos grandes parceiros dos chineses e eu acho que a gente não muda o mercado assim tão rapidamente”, afirmou a ministra após uma reunião com senadores, em Brasília.

Fornecedor do PCC e do CV era de quadrilha que enviava drogas para a Europa

Fornecedor do PCC e do CV era de quadrilha que enviava drogas para a Europa

Fornecedor do PCC e do CV era de quadrilha que enviava drogas para a Europa

Preso em Assunção no Paraguai, o narcotraficante Levi Adriani Felício, conhecido como Mais Velho, apontado como fornecedor de armas e drogas para as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Ele responde processo na Justiça suspeito de pertencer a uma quadrilha que fazia remessa de dólares e a exportação de entorpecentes em larga escala para a Europa. A organização também importava drogas e distribuía no território nacional.

O grupo era voltado para a prática do tráfico internacional de drogas, com elo no Peru, Bolívia e Paraguai

Chegou a ser apreendido um carregamento de 110 kg de cocaína em um navio com destino à Espanha, que era de atribuição do grupo de Mais Velho.

O bando atua pelo menos desde 2012 quando providenciou o transporte de 63,7 kg do Paraguai, entorpecente que foi apreendido na cidade de Bauru, São Paulo. Já nesta época foi apontado nas investigações um elo do grupo com o PCC.

Outros 20 kg de cocaína, também de propriedade da quadrilha, foram recolhidos em 2014 na cidade paulista de Santa Bárbara do Oeste.

Cabia a Levi, a lavagem de dinheiro e a guarda e movimentação de armas da organização criminosa. Ele foi flagrado em uma interceptação de 14 fuzis e uma pistola.

No período entre 01/01/2012 a 23/07/2013, investigação apontou o registro de 172 passagens da caminhonete onde estava sendo transportada a droga por pontos fronteiriços na divisa com o Paraguai.

Levi foi preso após uma investigação de um ano de agentes especiais da Secretaria Nacional Anti Drogas (Senad) do Paraguai. Ele tem 52 anos.

Estava em um luxuoso edifício e em companhia de sua mulher. Foram apreendidos na ocasião um fuzil calibre 762, duas pistolas 9 mm e dois revólveres 38, além de projéteis de vários tipos, relógios, joias, telefones celulares, computadores e documentos. Foi achada também outra residência luxuosa de propriedade de Levi.

Márcio Gayoso, vulgo Candonga, paraguaio e homem de confiança de Levi, sendo seu braço direito nas atividades ilícitas, também foi preso.

Levi estava radicado no Paraguai antes de 2013. Entre 2016 e 2017 obteve carteira de identidade do país vizinho.

Ministério da Cidadania vai cobrar devolução de R$ 5,8 milhões do Bolsa Família pagos indevidamente

Ministério da Cidadania vai cobrar devolução de R$ 5,8 milhões do Bolsa Família pagos indevidamente

Foto: Divulgação

O Ministério da Cidadania começou a convocar mais de cinco mil ex-beneficiários do Programa Bolsa Família a devolverem recursos recebidos indevidamente — o maior processo de cobrança de ressarcimento de repasses promovido pela Pasta. No total, o governo federal está emitindo cobranças no valor aproximado de R$ 5,8 milhões aos cofres públicos.

As pessoas foram identificadas a partir de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) e de cruzamento de dados com o Tribunal de Contas da União (TCU). Isso porque há a suspeita de que essas pessoas tenham prestado informações irregulares intencionalmente ao Cadastro Único para Programas Sociais ou tinham renda superior ao permitido para participar do programa.

Para o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, a inciativa mostra o empenho do governo federal em combater as irregularidades e garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa. “Isso é importante por dois motivos: primeiro, temos muita gente que precisa desse dinheiro. Embora sendo pouco, ajuda no combate à extrema pobreza. Segundo, por uma questão de justiça esse repasse não pode ser dado a quem usou de maneira indevida essa oportunidade, que seja devolvido”, apontou o secretário.

Cartas com aviso de recebimento estão sendo enviadas às famílias identificadas já com a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor previsto pelo governo federal. Os beneficiários têm até 30 dias para apresentar uma defesa ao Ministério da Cidadania. Caso a defesa não seja apresentada, os ex-beneficiários têm o mesmo período para pagar a guia. O não pagamento implica na inclusão do nome no Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal (Cadin) e no sistema de cobrança do Tribunal de Contas da União (e-TCE).

O secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, explica que as famílias que quitarem o débito com a União poderão ser selecionadas para retornar ao benefício após um ano, se atenderem às regras para participar do programa e após passar por um processo de averiguação das informações. “Não pagando, entrando no cadastro de devedores, as famílias têm limitações para fazer empréstimos, financiamento, abertura de contas, além de não conseguirem certidão negativa de débito junto à União. Isso faz então que ela tenha a sua vida financeira bastante complicada caso não regularize sua situação”, explicou. Falcão reforçou que o pagamento da guia encerra o processo imediatamente.

A primeira cobrança de recebimentos indevidos foi realizada em 2018 recuperou um milhão de reais aos cofres da União.

Bolsa Família O Programa é voltado para famílias extremamente pobres (renda per capita mensal de até R$ 85) e pobres (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170). Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de Saúde e Educação. Atualmente, o programa atende mais de 13,5 milhões de famílias com cerca de R$ 2,5 bilhões, por mês.

Brasil não dá chance para a Argentina na Copa do Mundo de vôlei

Brasil não dá chance para a Argentina na Copa do Mundo de vôlei

Com uma atuação de gala e muito regular em todos os fundamentos, a Seleção Brasileira Masculina de vôlei derrotou a Argentina por 3 sets a 0 – parciais de 25-19, 25-19, 26-24 -, na madrugada desta quarta-feira, na cidade de Hiroshima, pela sexta rodada da Copa do Mundo do Japão.

Os rivais sul-americanos não disputam a competição com sua força máxima. O técnico Marcelo Mendez levou apenas quatro jogadores que estavam na campanha da conquista da vaga para Tóquio-2020 no Pré-Olímpico de agosto.A bela atuação dá confiança para o time verde-amarelo enfrentar o primeiro dos dois grandes desafios no torneio: os Estados Unidos, nesta quinta-feira, às 6h (de Brasília), com transmissão pelo SporTV 2. Outro confronto esperado é contra a Polônia, domingo às 3h (de Brasília), pela nona rodada.

Os norte-americanos eliminaram o Brasil nas semifinais da Liga das Nações deste ano, e estão com o time completo. Os poloneses, que também disputam a Copa do Mundo com sua forma máxima, foram os algozes da Seleção Brasileira na final dos dois últimos Mundiais (2014 e 2018). Além disso, há o esperado encontro entre os cubanos Leal, naturalizado brasileiro, e Leon, naturalizado polonês.Com o resultado desta quarta-feira, o Brasil manteve a liderança e a invencibilidade na Copa do Mundo, agora com 18 pontos e seis vitórias em seis jogos.

O técnico Renan Dal Zotto iniciou o jogo com uma novidade: o central Flávio no lugar de Maurício Souza, optando por um jogador mais veloz para acompanhar o rápido jogo dos rivais sul-americanos. O time titular foi: Bruninho, Alan, Lucão, Flávio, Leal, Lucarelli e Thales (líbero).

Entraram: Maurício Borges, Cachopa, Felipe Roque e Isac.Alan foi o maior pontuador do jogo, com 15 acertos (12 de ataque, 1 de bloqueio e 2 de saque). Leal marcou 14 vezes, Lucarelli 10, Lucão 9, Flávio 8. Os destaques da Argentina foram o oposto Bruno Lima, com 14 pontos e o ponteiro Ezequiel Palacios, com 13.

Fim de estabilidade só valerá para futuros servidores, se Congresso aprovar

Fim de estabilidade só valerá para futuros servidores, se Congresso aprovar

O projeto de reforma administrativa que está sendo preparado pelo Ministério da Economia, a fim de ser enviado ao Congresso nos próximos dias, só preverá o fim da estabilidade para os servidores que vierem a ser contratados após a promulgação da lei.

No caso dos servidores atuais e dos que entrarem no serviço público até o Congresso se posicionar sobre a reforma administrativa, a estabilidade continuará valendo. Isso não está em questão. É direito adquirido.

A equipe econômica acredita que, no futuro, o governo deve ter o poder de demitir funcionários para conter o aumento de gastos. A folha salarial custa hoje mais de R$ 300 bilhões por ano, a segunda despesa administrativa, só perdendo para a Previdência.

Crivo

O projeto de reforma administrativa preparado pela equipe de Paulo Guedes ainda não passou pelo crivo do presidente Jair Bolsonaro, ao contrário do que noticiou o Correio na edição impressa desta segunda-feira (07/10), daí a razão para ele dizer que não quer o fim da estabilidade dos servidores, como declarou na manhã de hoje.

Além do fim da estabilidade para os futuros servidores, o projeto de reforma administrativa prevê a redução da jornada e dos salários do funcionalismo público. Os que decidirem reduzir a jornada diária de trabalho, também terão os vencimentos reduzidos.

Essa medida, por sinal, vem sendo discutida desde o governo Michel Temer. O então ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, tocou pessoalmente o projeto, que acabou nem chegando ao Congresso.

Salários

Outro ponto que está na reforma administrativa desenhada pelo governo: a redução dos salários de entrada dos servidores no governo. A ideia era de que, no caso de funções de nível médio, o contracheque inicial seria de R$ 2,5 mil. Para cargos de nível superior, o salario começaria em R$ 5 mil. Esses valores podem mudar.

Técnicos do Ministério da Economia dizem que é inaceitável um servidor entrar no serviço público ganhando mais de R$ 20 mil, quase o teto da carreira. Na média, o salário inicial é apenas 10% inferior ao de um servidor com 30 anos de atividade.

Para reforçar essa tese, os técnicos da Economia usam estudos do Banco Mundial mostrando que, na média, os servidores federais ganham 67% a mais do que trabalhadores da iniciativa privada que exercem funções semelhantes. É a maior diferença entre 53 países.

Rodrigo Maia

A reforma administrativa é vista como prioridade pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que vem tratando desse tema com o ministro Paulo Guedes. No domingo, ele acertou com o presidente Bolsonaro que a reforma administrativa estará entre as prioridades do Congresso depois de encerrada a reforma da Previdência.

Maia, em todos os discursos, diz que é inaceitável o custo da máquina pública, sobretudo com servidores. No domingo (06/10), durante a convenção do MDB e, após um café da manhã com Bolsonaro, encontro que não estava na agenda, ele disse: “Não adianta a gente pensar em avançar na eficiência do Estado, com novos investimentos, se todo ano as despesas obrigatórias crescem R$ 30, R$ 40 ou R$ 50 bilhões.”

Quadro atual

Os técnicos da Economia ressaltam ainda que a reforma administrativa também pegará os atuais servidores. Pela proposta que está na mesa do ministro Paulo Guedes, haverá regras de transição para o atual quadro de funcionários.

Nesse caso, estão previstas a revisão de privilégios, como o sistema de licenças e gratificações, a avaliação por desempenho, o fim da progressão automática por tempo de serviço, a redução do número de carreiras e as mudanças na lei de greve para o funcionalismo.

Com o projeto de reforma administrativa entrando no debate, Bolsonaro prefere não ser associado à proposta de fim da estabilidade dos servidores. Acredita que, se o Congresso quiser levar adiante tal medida, que se acerte com o funcionalismo.

Sogro mata genro depois de pedido de socorro da filha

Sogro mata genro depois de pedido de socorro da filha

Sogro matou a tiros o genro Elton Gomes da Silva, 36 anos

Edson Claro de Almeida, 52 anos, matou a tiros o genro Elton Gomes da Silva, 36 anos, depois de receber mensagem da filha, uma jovem de 28 anos, pedindo socorro devido às agressões do marido.  O caso aconteceu no domingo (7), em Praia Grande, interior de São Paulo.

De acordo com informações da mídia local, os dois estavam em processo de separação há dois anos, situação que Elton nunca aceitou. Eles não moravam mais juntos e, no dia do crime, Elton foi até a residência onde a esposa estava morando. Ele entrou na casa, pegou uma faca e afirmou que a mataria. A mulher conseguiu pegar o celular e enviar mensagem para o pai relatando as ameaças.

Ao sair do banheiro, ela contou ter sido agredida com murros na cabeça por Elton, que tomou o celular de sua mão e quebrou. Minutos depois, o pai da vítima chegou ao local e Elton partiu para cima dele também, fazendo ameaças de morte. Então, Edson tirou da cintura uma arma e disparado na barriga do ex-genro, que caiu.

O representante comercial ainda teria atirado outra vez e fugiu na sequência em seu carro.

Elton foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu a caminho do hospital.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Praia Grande como homicídio, ameaça, violência doméstica e injúria. Peritos entraram no local e encontraram o celular danificado da vítima, além de um projétil de arma de fogo.

A mulher, que não teve a identidade divulgada, já havia denunciado o ex-companheiro à polícia em 19 de agosto de 2017 e 17 de junho deste ano. Em ambas as situações, a jovem disse que foi ofendida, agredida e ameaçada de morte por Elton