(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Objetivo do programa é promover o uso eficiente da energia elétrica e gerar economia para todos

Com o propósito de incentivar o uso consciente da energia elétrica, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) conveniada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com a Energisa, uma das concessionárias responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica no Estado, celebraram nesta terça-feira (30), a assinatura do contrato que viabiliza o programa de eficiência energética com a implementação de lâmpadas de LED no Camelódromo e instalação fotovoltaica.

O Centro Comercial Popular em Campo Grande, mais conhecido como Camelódromo, reúne centenas de boxes com os mais variados produtos e serviços. Ao todo, são 473 mini lojas e 16 salas adicionais. É um importante polo que movimenta a economia do município e atrai cerca de 5 mil pessoas todos os dias de segunda à sábado.

O objetivo é trazer impactos sociais e ambientais como a substituição de equipamentos antigos por equipamentos modernos e eficientes, além da conscientização quanto ao uso eficiente de energia e benefícios alcançados durante o período de vida útil dos equipamentos substituídos. Além disso, a instalação fotovoltaica – energia elétrica produzida a partir da luz solar – no Camelódromo trará aos associados economia na conta de energia no final do mês.

Para o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, essa é mais uma importante participação da Agência Reguladora, como uma das idealizadoras desse projeto no bem-estar da população. “Estamos trazendo energia de qualidade, energia limpa e barata, e tenho certeza que isso vai ajudar muito daqui para frente”, afirma Assis.

O diretor presidente da concessionária de energia, Marcelo Vinhaes, afirma que desenvolver esse projeto em um ambiente que é frequentado diariamente por centenas de pessoas e faz parte da história de Campo Grande, é participar do futuro da cidade.

Leia  Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 áreas

“Modernizar esse espaço que está localizado na nossa principal avenida é uma contribuição que nos traz muita alegria, pois irá melhorar o atendimento a todos os clientes do Camelódromo, valorizando também a atividade econômica destes trabalhadores que se esforçam no dia a dia para fugir da crise e conquistarem seu lugar”, finaliza Vinhaes.

Eficiência Energética (PEE)
O programa de eficiência energética é implementado pelas distribuidoras de energia elétrica, regulado e fiscalizado pela ANEEL. Dessa forma, as concessionárias de distribuição são obrigadas a destinar anualmente 0,5% da sua receita operacional líquida (ROL) em projetos de eficiência energética, com o objetivo de estimular o uso racional de energia elétrica.

O objetivo é um só: promover o uso eficiente da energia em todos os setores da economia. Para tanto, concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico, conforme disposto na Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000.

O diretor de Energia e Gás da AGEMS, Valter Almeida, destaca que a iniciativa têm grande relevância, pois atende de forma ampla os princípios do programa, que é a promover a eficiência e economia no uso da energia, beneficiando todos os associados e também trazendo melhorias aos usuários e consumidores, que terão disponível um ambiente mais confortável e adequado para suas compras.

“A AGEMS inclusive, como Agência Estadual conveniada com a ANEEL, periodicamente avalia a integridade e a conformidade financeira dos projetos de eficiência energética realizados pelas distribuidoras que atuam no Estado”, pontua Almeida.

Presidente da Associação de vendedores ambulantes, Narciso Soares, ressalta que, com o programa, todos os associados e a população que frequenta o Camelódromo, terão economia e mais segurança para trabalhar.

Leia  Feira Cooperar da Sicredi Centro-Sul MS/BA é sucesso em Ivinhema

Atividades previstas
A previsão de execução dos serviços e início da obra é de outubro a dezembro deste ano em todo o Camelódromo de Campo Grande. O Projeto contempla toda área interna e externa do imóvel, ou seja: desde as áreas comuns, todos os 473 boxes , além de banheiros, corredores e salas adicionais.

As obras também incluem as instalações e sistema de iluminação: avaliação do sistema de condicionamento ambiental (Aparelhos de Ar condicionado), aquisição de materiais e equipamentos necessários, execução das obras, retirada e descarte correto dos materiais substituídos, acompanhamento, treinamento e avaliação final dos resultados.