(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Projeto de fiscais tributários de MS utiliza tecnologia e parceria público privada e vai simplificar fiscalização de mercadorias em trânsito nas rodovias

Uma nova forma de fiscalização de mercadorias em trânsito vai agilizar o processo em Mato Grosso do Sul e simplificar a vida de motoristas e empresários. Nesta sexta-feira, dia 18, o Posto Fiscal Ilha Grande, em Mundo Novo (MS), recebeu o sistema de liberação automática de veículos de carga.   O novo formato dispensa a parada em postos fiscais dos veículos que estejam com cargas regulares. Os fiscais farão o controle com base no processamento dos documentos eletrônicos e por meio de câmeras.

O diretor vice-presidente do Sindicato dos Fiscais Tributários de Mato Grosso do Sul — Sindifiscal/MS, Rubens França, em entrevista, explicou que, “com o uso da tecnologia conseguimos rastrear os veículos e direcionar para o posto fiscal aquele veículo que efetivamente precisa passar por alguma verificação”.

O superintendente de Administração Tributária do governo de MS, Wilson Taira, destacou as diferentes parcerias para garantir a viabilização do projeto. O uso de tecnologia para permitir que a fiscalização, a parceria com a CCR MSVia, a intermediação dos diretores do Sindifiscal/MS, a Agesul e a prefeitura de Mundo Novo, foram citadas pelo superintendente para garantir que o projeto se concretizasse.  “Daniel Carvalho foi fundamental nesse projeto. Ele foi a força matriz que fez com que isso acontecesse. Estou orgulhoso de realizar essa entrega, junto com a COFIMT [Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito], com a Superintendência de Logística, e com  a CCR MSVia”, apontou.

Esse novo formato deve garantir uma redução de pelo menos 80% das paradas dos veículos nos postos fiscais. As vantagens listadas são a redução do tempo de transporte, o que pode impactar no valor do produto, a redução do tempo de entrega da mercadoria e a melhoria no tráfego e segurança nas estradas, uma vez que diminui a formação de filas de caminhões e a formação de comboios.

Leia  Profissionais de cozinha disputam a final do SuperChef Merendeira em Campo Grande

O projeto, de autoria do fiscal tributário estadual Daniel Carvalho, que compõe o Conselho Fiscal do Sindifiscal/MS, será implementado gradativamente. A expansão do modelo deve acontecer até meados de 2023. Os testes começaram em agosto deste ano e a expectativa é de que 80% dos veículos que passam no posto fiscal tenham um tempo de permanência inferior a um minuto.

O posto de Mundo Novo automatizado fará uma triagem com um conjunto de equipamento de câmeras de leitura do tipo OCR, leitura de placa e painéis eletrônicos, painéis de mensagens variáveis, que vai dar orientação para os motoristas. O objetivo é que a BR-163 se torne um grande corredor de livre acesso.