(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Parabéns pelos seus 40 anos Rádio Bela Vista!

Agradecimento a todos que fizeram parte desta história, e a todos que ajudam a escrever os próximos anos!” -Rádio Bela Vista FM 98.5
A Historia começou a ser escrita em 10 de junho de 1982, porém o sonho se iniciou anos antes.

Já no ano de 1974 iniciou-se a intensão de implantar a primeira radio na cidade de Bela Vista. com a certeza de que colocaria em pratica uma ideia audaciosa e um investimento fora da realidade daqueles anos e na pequena cidade de Bela Vista, Edmundo Benites, Florinda Benites e Goethe Escobar Nunes fizeram a compra do transmissor de radiofrequência do que viria a ser a pioneira AM 1440.

No ano de 1982, fins de janeiro e inicio de fevereiro com equipamentos adquiridos e instalados, Sua torre de 40 metros de altura energizada, e transmissor de 1000Watts de potência foram instalados as margens do Rio Apa na região conhecida como “Chácara Poção”. E estúdio montado na região central da cidade, mais precisamente na Rua Antônio Maria Coelho, ao lado do hoje Sindicato Rural de Bela Vista. Os primeiros sinais sonoros ainda em caráter experimental já era possível sintonizar em toda região.

Equipamento que por cerca de quatro anos ficaram guardados a espera de toda tramitação das licenças necessárias, assim que posto a funcionamento deu sua primeira “dor de cabeça”, com alguns dias em operação ocorreu a “queima” do transmissor. Adiando por mais um tempo o planejamento. Já no mês de maio após tudo solucionado retornava ao ar as transmissões para concluir seu caráter experimental e testagem dos equipamentos para no então histórico Dia 10 de Junho de 1982 fosse inaugurada de forma oficial a primeira emissora de rádio na região do estado de Mato Grosso do Sul, em homenagem a sua cidade sede denominou-se RÁDIO BELA VISTA AM 1440.

Sob supervisão de seus fundadores Edmundo Benites, Florinda Benites e Goethe Escobar Nunes, ia se formando as primeiras equipes a compor a nova emissora de rádio da região, a coordenação inicial ficou as cuidados do Professor Hélio Massucato, conhecido como “Ferrugem”. A primeira voz a ser escutada nas ondas AM 1440 ainda no período experimental foi de Anselmo Lopes, onde a cada duas horas fazia a chamada de prefixo da emissora. Mas os primeiros locutores oficialmente foram Osmar Ravaguia e Campos Benites. Na sonoplastia Arildo Martins, Edgar Mamede e Zé Luís, no transmissor Nelson Nunes. Ainda no ano de 1982 já estava disponível o telefone que se tornou o mais popular da cidade, o famoso 439-1243, hoje 3439-1243.

Leia  SOS Rio Grande do Sul: Rotary de Bela Vista recebe doações da escola Estadual Vera Guimarães Loureiro  

No ano de 1985 a Direção Geral foi destinada a Alberto Benites Nunes “Betão”, para assim continuar os trabalhos, nesse período já se ouvia as vozes no rádio de Fernando Serpa, Serpamar, Anselmo Lopes “Peninha”, Odair de Oliveira, Júlio Cesar, Helvio Ramires, Gildo Pereira, Ernando Gasco entre outros, na sonoplastia o jovem Zé Trovão, No transmissor já estava Silvério Selage e João dos Santos. Nesse mesmo ano teve a primeira mudança dos estúdios, sai das proximidades do atual Sindicato Rural e muda-se para o Segundo Piso do Cine São Jose.

Onde se havia de ter o máximo de cuidado ao caminhar sob o piso de madeira, para evitar que balançasse as agulhas que tocavam musicas no então disco de vinil. Nesse mesmo período havia programas como “Rincão Sertanejo” onde se apresentavam ao vivo músicos que vinham de toda região, juntando –se ao movimento do Bar Bossa Nova e a Rádio Bela Vista, fazia da Praça Álvaro Mascarenhas o ponto de encontro dos bela-vistenses.

No ano de 1987 novamente a mudança de endereço dos estúdios, agora instalado na Rua Coronel Camisão, onde anos mais trade também foi sede da APAE de Bela Vista. Ficando neste local ate o ano de 92, em 1993 retorna a Rua Antônio Maria Coelho, onde ficou seu maior período.

Oportuno lembrar alguns fatos em todo esse período é que a rádio operava somente das cinco horas da manhã, ás nove horas da noite. Programas de noticias eram feitos com informações dos únicos jornais impressos que circulavam na região, o jornal bela-vistense Tribuna da Fronteira e os Diário da Serra e Correio do Estado.

Novas vozes foram surgindo nos microfones da RBV (Radio Bela Vista), Jorge Nunes, Geovani Cesar, Armando Loureiro, Agnelo Silveira, Eliete Nunes, Alexandre Dias, Leda Marina, Lile Correa entre outros, marcaram época no rádio da região. Muitos abandonaram os microfones com o passar dos anos, outros seguem firmes até os dias atuais.

Leia  Bela Vista: Prefeitura e Conselho querem ouvir classe cultural

Já nos anos 2000 sua ultima mudança de sede, dessa vez mudou-se ao lado de onde operava, em uma nova construção, prédio totalmente planejado para receber a emissora. Local amplo, estúdio bem distribuído infraestrutura de dar inveja a quem olhasse. Rua Antonio Maria Coelho, 494, Centro, Bela Vista-MS, CEP 79.260-000, endereço fixado até os dias de hoje.

Já com sua frequência e trabalho consolidado em Bela Vista e cidades vizinhas que recebiam o sinal da AM 1440, sempre buscando realizar um trabalho voltado totalmente a seus ouvintes, com campanhas solidarias, comunicados de utilidade publica, promoções, sorteios de prêmios e muito mais que o rádio poderia oferecer de entretenimento e informações. Porta voz de muitas noticias tristes, mas também muitas alegrias foram levadas através de sua sintonia.

Alberto Benites Nunes o “Betão”, por mais de 25 anos no comando da RBV, em 2011 iniciou uma nova parceria na gestão desta rádio. Dr Aires Gonçalves, Advogado renomado e bela-vistense mostrou interesse e admiração pela historia rica que esta emissora carrega nos anos. 2011 foi um ano de uma etapa marcante, nova estrutura, novos equipamentos foram incorporados para melhorar a qualidade de som e introduzir os conteúdos produzidos na programação do rádio também nas plataformas de internet.

Em novembro do ano de 2013, Governo Federal publica decreto que permite a migração de rádio AM para frequência FM. E acompanhando toda evolução de tecnologia e qualidade de som. Rádio Bela Vista no ano de 2014 da entrada com sua documentação solicitando também a migração de sua operação para Frequência Modulada.

Foram anos de documentações, protocolos, projetos, taxas e analises atendendo a todas as solicitações do Ministério das Comunicações. Após muitas etapas concluídas, em dezembro de 2017 foi assinado o contrato de migração para FM, mas ainda sim levando cerca de um ano para aprovação do projeto de implantação da nova frequência, troca de equipamentos, local de nova torre e antena. Assim sendo, em dezembro de 2018 veio a tão aguardada autorização para instalação dos equipamentos e transmissor FM.

Leia  SOS Rio Grande do Sul: Rotary de Bela Vista recebe doações da escola Estadual Vera Guimarães Loureiro  

Com isso a lendária AM 1440, idealizada desde 1974 escreve mais um capitulo importante em sua história, no dia 20 de abril de 2019 da lugar a sua versão em FM, na frequência de 98,5.

Hoje em dia a rádio conta com uma infraestrutura e equipamentos de ultima geração, equivalente e muitas vezes superior a muitas outras de seu segmento, esta presente em multiplataformas. Produzindo seus conteúdos para o rádio, internet, aplicativos e todas as redes sociais. Acompanhando a constante evolução no mundo da radiodifusão e digital.

Com uma nova equipe de locutores junto a experiência de outros remanescentes levam alegria e informações para milhares de ouvintes, Odair de Oliveira, Faustino Fleitas, Giuliano Lino, Oliveira JR e Miriam Benites são as vozes atuais de todos os dias. Com indispensável trabalho técnico de Emerson Nunes e Silvério Selage, Direção Administrativa de Welliton Oliveira e Supervisão Geral de Aires Gonçalves.
Texto e imagem Rádio Bela Vista FM 98.5