(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 04 de Maio de 2024
Nos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estado se destaca no apoio aos 79 municípios

Nos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estado se destaca no apoio aos 79 municípios

Campo Grande (MS) – Celebrando 25 anos de criação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90) transformou-se em grande instrumento norteador para a sociedade brasileira passando de Lei referência para prática com grandes avanços. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast), preserva e contribui para o efetivo cumprimento do estatuto com treinamento constante e apoio aos municípios.

Um dos braços de apoio ao Estatuto em MS é a constante capacitação dos conselheiros tutelares das 79 cidades do estado realizada pela Sedhast, por meio do Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIACT/WEB), que propõe a criação de um sistema de registro e tratamento de informações sobre a garantia dos Direitos Fundamentais preconizados pelo ECA, tornando-se assim em instrumento para a ação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos nos níveis Municipal, Estadual e Federal. O SIPIACTWEB também possibilita ao cidadão fazer uma denúncia e o acompanhamento on-line através do site:www.sipia.gov.br.

De acordo com o superintendente Sérgio Wanderly, da Superintendência da Política da Assistência Social (Supas), Mato Grosso do Sul é referência na alimentação do sistema, sendo um dos poucos estados da federação com dados fidedignos. Com a disponibilização de recursos humanos, espaço físico e apoio aos conselheiros, a garantia de uma capacitação com qualidade resulta em um trabalho efetivo em cada município.

O superintendente ressalta ainda que os avanços obtidos desde a implantação do ECA são bem positivos. Com vasta experiência na área, Wanderly defende aperfeiçoamentos, mas acredita que temas polêmicos, como a redução da maioridade penal, não devem ser alterados. “Temos uma lei que trouxe dignidade e respeito à criança e ao adolescente. Aperfeiçoamentos são necessários, mas com cautela”, diz.

Leia  Revista especializada destaca turismo gastronômico do Pantanal de Mato Grosso do Sul

Responsável pela Coordenadoria da Proteção Social Especial (CPSE) da Supas, que trabalha diretamente com indivíduos e famílias em situação de violação de direitos de direitos em forma de reparação de danos, Patrícia Noleto vê no acesso aos equipamentos sociais e no efetivo cumprimento do estatuto, uma saída para que as crianças e adolescentes tenham uma vida longe da criminalidade e com ainda mais avanços.

ECA – O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), também conhecido como Lei 8.069, é o conjunto de leis que garantem a proteção total e permanente de toda e qualquer criança e adolescente no país. O conteúdo desse documento é a base para qualquer tipo de tratamento a ser aplicado às crianças e adolescentes, seja ele relacionado à proteção ou punição.

Clique aqui e confira o Estatuto da Criança e do Adolescente