Nesta segunda-feira (7) foi autorizado o início das obras de pavimentação em duas rodovias de Sidrolândia, a MS-258, entre o distritos de Capão Seco (Sidrolândia) e Anhanduí (Campo Grande) e a MS-162, entre Sidrolândia e Maracaju. O evento teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), acompanhado dos deputados Barbosinha (DEM) e Gerson Claro (PP).
Paulo Corrêa destacou que a obra vai beneficiar o escoamento da produção agrícola da região e ainda vai ligar à Rota Bioceânica, obra que fará integração Brasil e Chile, criando uma nova rota de exportação que reduzirá tempo e custos do transporte de cargas aos países asiáticos, por meio do Oceano Pacífico.
“O que a gente tá vendo é uma revolução acontecendo no Centro-Oeste, já com três portos em Porto Murtinho e está sendo estudado mais dois portos a serem lançados no atual governo, que ainda tem feito toda uma adaptação para fazer uma ponte para ligar o Brasil dando continuidade à rota ao Chile. Isso vai mudar completamente o agronegócio, que sem logística não é nada. Fazer esse planejamento direito, com a competência que tem sido feita, nos deixa muito feliz. Por isso estou dizendo muito obrigado ao Governo do Estado, porque é importante para o desenvolvimento daqui e cada vez mais gente vai valorizar as escalas de produção. Falta estrada e caminho”, explicou o presidente Paulo Corrêa.
Evento também foi acompanhado por Gerson Claro e Barbosinha
A cerimônia de assinatura das ordens de serviço foi realizada no entroncamento da MS-455 (Capão Seco) com a BR-163. Segundo a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), a obra de implantação e pavimentação asfáltica na MS-258, entre Capão Seco e Anhanduí, terá extensão de 21,817 km e investimento de R$ 27,9 milhões. Já a obra de pavimento e drenagem na MS-162 (Lote1), no trecho entre Sidrolândia e Maracaju, terá extensão de 40,540 km e investimento de R$ 28,7 milhões.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou que além de garantir o escoamento da produção, a obra de infraestrutura proporciona melhorias no tráfego nas regiões, atração de investimentos, expansão do turismo e qualidade de vida à população.
*Com informações do Governo do Estado e assessoria parlamentar
Vereadores e Funcionários da Câmara de Bela Vista passam por testagem para Covid-19
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores e servidores da Câmara Municipal de Bela Vista fizeram, na manhã desta segunda-feira (07), testes rápidos sorológicos do tipo IgM/IgG para detecção do vírus da Covid-19, com precisão que chega a 90%, segundo representantes da Saúde.
Para a realização do teste rápido, é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado pouco minutos depois.
Os testes foram aplicados pelo enfermeiro Edi Carlos. Segundo o vereador Presidente da câmara municipal Johnys Basso, a ação é importante para o monitoramento da circulação do vírus no município e para garantir a segurança não só dos vereadores, servidores públicos como também da população que visita a Câmara.
Duas equipes da Polícia Militar Ambiental de Dourados, que trabalham na operação Corpus Christi/Big Fish III/21, realizam fiscalização uma no rio Dourados e outra no rio Brilhante e apreenderam desde o início da operação (3) até o final da manhã de hoje (6), diversos petrechos ilegais para pesca. Durante os trabalhos, as equipes percorreram 300 km nos dois rios e fiscalizaram 127 pessoas desenvolvendo pesca amadora e profissional, que pescavam dentro das normas.
As duas equipes retiraram dos rios e apreenderam cinco redes de pesca, duas tarrafas, 48 anzóis de galho, duas cordas de espinhel com 20 anzóis cada uma e duas fisgas. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados.
PORTO MURTINHO
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho fiscaliza os rios Apa e Perdido e percorreu pouco mais de 100 km, fiscalizou 15 embarcações e pescadores que estavam às margens dos rios, em um total de 60 pessoas. Foram retirados dos cursos d’água 35 anzóis de galho e três boias (joão-bobo).
As equipes continuam os trabalhos nos rios, tanto para evitar que pessoas pratiquem a pesca predatória, bem como realizar a retirada de petrechos ilegais que são armados nos cursos d’água, para evitar a degradação de cardumes.
Policiais Militares Ambientais de Bela Vista capturaram uma serpente em uma residência. O morador da casa (46), localizada na vila Militar, acionou a PMA ontem (5) à noite, para realizar a captura da serpente que estava sobre a vigas do telhado da casa.
Os Policiais Militares Ambientais foram ao local e verificaram tratar-se de uma serpente da espécie Boa constrictor (jiboia) com aproximadamente um metro de comprimento e com uso de um gancho efetuaram a captura do animal. A jiboia não apresentava ferimento e foi solta no seu habitat, em uma reserva distante da área urbana (vídeo).
A jiboia é pacífica e não é peçonhenta. Raramente passa de três metros de comprimento. Alimenta-se principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. Engole a presa pela cabeça. Vive nas florestas densas da América do Sul e passa a maior parte do tempo nas árvores.
Na noite dessa sexta-feira, dia 04, um áudio está circulando onde uma mulher relata que suas vizinhas foram brutalmente assassinadas por um homem que também seria vizinho, por causa de uma dívida, onde o autor estaria devendo para as vítimas. O crime aconteceu na rua Pantaleão Coelho Xavier na cidade de Antônio João-MS.
A mulher relata: “Matou minhas vizinhas aqui na frente de casa..o J.M.O, devia para a Rosi, é ele que matou a Rose e a Andreia”. No áudio a mulher ainda conta que as vítimas haviam acabado de sair de sua casa, e a Andreia ainda deixou a chave dizendo que ia ver um “negócio” e já voltava para continuar a conversa.
O acusado pelo crime teria saido candidado a vereador pelo Republicanos na última eleição.
Santíssimo visita às comunidades nesse dia de Corpus Christi. Foto. Edson Lacorte
A tradicional procissão de Corpus Christi realizada pela Paróquia Santo Afonso desta vez foi diferente, devido a pandemia do coronavirus, evitando aglomeração no período da manhã o pároco Pe.Ezequiel juntamente com o Pe. Gustavo percorreram a Rua Barão do Ladário, levando o Santíssimo e abençoando as pessoas e os comércios.
O Santíssimo que representa o corpo de Cristo através da hóstia, percorreu as ruas e visitou as capelas das comunidade de Santa Rita de Cássia(b.Planalto), capela Nossa Senhora de Lurdes(vila Nova), capela Nossa Senhora do Trabalho(Jardim Boa Vista),prolongamento da Barão do Ladário, e trevo mangal na entrada da cidade, até a capela Santa Paulina(Vila Canaã), capela São Sebastião(Nova Esperança), Igreja de Pedra(com.São Geraldo), finalizando na parte da manhã no bairro Água Doce, seguindo no período da tarde em outras comunidades.
A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Ortodoxa, Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.