(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Em encontro com Doria, Paulo Corrêa ressalta união e força política do PSDB

Em encontro com Doria, Paulo Corrêa ressalta união e força política do PSDB

Em encontro com Doria, Paulo Corrêa ressalta união e força política do PSDB. (Fotos: Cyro Clemente)

Vice-presidente do PSDB, em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Corrêa fez um vívido discurso sobre a unidade, a solidez e a musculatura da sigla, durante o primeiro ato das prévias nacionais, neste sábado (10), em Campo Grande. O encontro contou com a presença do pré-candidato à Presidência da República, o governador de São Paulo, João Doria, e diversas lideranças tucanas.

“Me sinto vivo de militar num partido que formula políticas públicas de qualidade. Dentro do PSDB temos um grande líder que é o governador Reinaldo Azambuja. Estou impressionado com a história do João Doria, o ‘’pai da vacina’’. Precisamos recuperar a autoestima povo brasileiro e ele tem nosso respeito, por escolher Mato Grosso do Sul para iniciar a pré-campanha”, ressaltou.

Fotos: Cyro Clemente

O presidente da Assembleia Legislativa também apontou a semelhança entre as gestões de Doria e Azambuja e o trato com os deputados estaduais. “O governador Reinaldo pegou esse estado quebrado, recuperou as finanças, fez algumas reformas necessárias, e a Assembleia Legislativa o ajudou. Mas estamos aqui para dizer que temos candidato competitivo. Vamos ter uma reunião partidária, democrática, porque é assim que o PSDB funciona. A educação do João Doria com os deputados estaduais é admirável”, completou.

O Presidente do Parlamento Estadual aproveitou a ocasião para entregar a Arara Azul, obra do saudoso artista sul-mato-grossense, Isaac de Oliveira, e o Título de Visitante ilustre, aprovado pela Casa de Leis, ao pré-candidato. “Vocês, deputados, assim como vereadores, nos ajudam todos os dias e fazem a vida do nosso país”, agradeceu Doria.

“A responsabilidade fiscal é a marca do nosso partido. O quanto se avançou na Educação, na área social, em questão de desenvolvimento e transparência, políticas públicas que ainda nos norteiam aqui em Mato Grosso do Sul. Temos que evitar fazer a guerra pela guerra. Está todo mundo cansado desse campo árduo e radical que vivemos. Ninguém aguenta mais isso. Vamos resgatar o diálogo, a boa política, a troca de ideias’’, afirmou o pré-candidato à sucessão de Reinaldo Azambuja, secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Além deles, marcaram presença os deputados estaduais Mara Caseiro, presidente do PSDB Mulher, Felipe Orro e Professor Rinaldo, os deputados federais Beto Pereira e Bia Cavassa, o secretário de Cidadania e Cultura e presidente municipal da agremiação, João César Mattogrosso, e do presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, entre outros filiados.

Prefeitura de Caracol abre Refis e oferece chance para contribuinte acertar dívidas

Prefeitura de Caracol abre Refis e oferece chance para contribuinte acertar dívidas

A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Fazenda, informa a população que está aberta a Campanha de Recuperação de Crédito – REFIS, com o objetivo de incrementar a receita do município a partir do aumento da arrecadação de impostos.

Para isso, será possibilitado aos contribuintes com débitos tributários em atraso e quitação com anistia de juros e multa, o que contribui para a alta regularização fiscal no município.

Os interessados poderão quitar suas dívidas com 100% de descontos em juros e multas paga pagamento à vista; 90% para pagamentos em 12 vezes; 80% para pagamentos em 18 vezes; 70% para pagamentos em 24 vezes e 50% para pagamentos em 36 vezes.

Procure o órgão responsável até o dia 20 de agosto de 2021 e aproveite essa oportunidade.

 

Bolsista do Governo de MS embarca ao Japão com a seleção de judô para a Olimpíada

Bolsista do Governo de MS embarca ao Japão com a seleção de judô para a Olimpíada

Bolsista do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a atleta Aléxia Vitória do Nascimento embarcou com a seleção brasileira de judô, nesta quinta-feira (8) à noite, rumo ao Japão, para a disputa da Olimpíada 2021. A sul-mato-grossense foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para integrar a equipe de apoio, que ajudará na preparação dos judocas que vão ao tatame em busca de medalhas para o Brasil.

O período de aclimatação e preparação final da delegação tupiniquim de judô acontecerá em Hamamatsu, cidade distante 259 quilômetros de Tóquio, onde está a Vila Olímpica e ocorrerá a 32ª edição do maior evento multiesportivo do planeta. As disputas da modalidade na capital japonesa serão de 24 a 31 de julho.

Ao todo, 20 atletas foram selecionados pela CBJ para auxiliar nos últimos treinamentos da equipe principal para as lutas oficiais. Segundo Aléxia Nascimento, é uma motivação já pensando na próxima edição da Olimpíada, em Paris, na França, daqui a três anos. “Ir para Tóquio já é a realização de um sonho, mesmo como equipe de apoio. Vou fazer tudo com confiança e determinação para conquistar meu objetivo, que é Paris-2024”.

A sul-mato-grossense de 18 anos, beneficiária há quatro anos do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), é uma das revelações do judô nacional e vem sendo preparada pela CBJ para os próximos ciclos olímpicos: Paris-2024 e Los Angeles-2028.

“Nosso objetivo é 2024 e vamos chegar lá, para que a Aléxia seja a número um e ajude o Brasil na conquista do ouro. Mas com essa experiência que será adquirida agora em Tóquio, nada mais vai ser novidade para ela nas próximas Olimpíadas”, relata Alessandro Nascimento, pai e técnico de Aléxia, contemplado pelo programa Bolsa Técnico desde a primeira edição, em 2017.

Mais MS nos tatames

Duas vezes medalhista olímpico e multicampeão internacional, Rafael Carlos da Silva, conhecido como “Baby”, é outro sul-mato-grossense que estará em ação no país asiático. Nascido em Campo Grande (MS), o atleta foi criado em Rolândia, interior do Paraná. O judoca é o único veterano da turma que embarcou no primeiro grupo, nesta quinta-feira (8). O segundo embarca no dia 13.

“Para mim, parece que é a primeira Olimpíada. Primeiro, porque cada Olimpíada é diferente. E essa, no meio dessa questão de pandemia, uma série de protocolos, de regras, então estou me adaptando a tudo isso. É uma sensação de estar sendo tudo novo”, disse o campo-grandense de 34 anos.

Para Tóquio-2021, dos 13 judocas convocados, sete são homens e seis mulheres. Desses, sete atletas vão estrear nos Jogos Olímpicos, evidenciando o sucesso na renovação constante do judô brasileiro. A equipe masculina do Brasil terá nos tatames Eric Takabatake (-60kg), Daniel Cargnin (-66kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (-73kg), Eduardo Yudy Santos (-81kg), Rafael Macedo (-90kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). Já a feminina é composta por Gabriela Chibana (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Ketleyn Quadros (-63kg), Maria Portela (-70kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

O judô é o esporte individual que mais rendeu medalhas olímpicas ao Brasil. No total, são 22, sendo quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze. Vale lembrar que o país esteve pelo uma vez no pódio olímpico das últimas nove edições dos Jogos Olímpicos.

Paulo Corrêa pauta e ALEMS aprova a auxílio de R$763 milhões a setores afetados pela pandemia

Paulo Corrêa pauta e ALEMS aprova a auxílio de R$763 milhões a setores afetados pela pandemia

Guiado pela gravidade da situação econômica vivenciada pelas categorias, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) submeteu à análise do plenário, em segunda votação, nesta terça-feira (6), o pacote de R$ 763 milhões em auxílio a artistas, trabalhadores do turismo, bares e restaurantes, segmentos mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia.

“Agradeço a sensibilidade dos colegas que retiraram as emendas para que pudéssemos dar celeridade à aprovação desses auxílios. Travamos uma árdua batalha com as categorias, e todos os 24 deputados fizeram a negociação com o Governo para que chegássemos a esse consenso. Esse é um esforço concentrado da Casa de Leis”, pontuou o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Com a aprovação, em regime de urgência, os projetos de lei que criam os programas “Incentiva+MS Turismo”, “MS Cultura Cidadã” e “+Crédito MS”, seguem à sanção do governador Reinaldo Azambuja, para que virem lei e sejam regulamentados.

“Hoje é dia de comemorarmos o que a Assembleia Legislativa fez pelo Mato Grosso do Sul. Meu respeito a todos os deputados que fizeram acontecer essa votação histórica. É muito mais do que sonhamos conseguir. Agradeço também a sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que foi o interlocutor dessa discussão junto às categorias. É uma vitória para todos nós”, finalizou Corrêa.

Pacote – Para a Cultura, o programa prevê R$ 78,6 milhões em investimentos, sendo R$ 21 milhões para o FIC, R$ 24 milhões em novos editais, como o auxílio emergencial de R$ 1,8 mil, divididos em três parcelas, R$ 15 milhões em festivais novos e tradicionais, além de R4 18,65 milhões em obras de reformas do patrimônio cultural.

O pacote de medidas também compreende isenção total de ICMS a estabelecimentos optantes pelo Simples, aos não optantes, pagamento de 2%, isenção do IPVA 2022 para veículos do setor turístico e de bares e restaurantes, entre outras medidas.

Vereador Johnys Basso faz apelo para população tomar vacina

Vereador Johnys Basso faz apelo para população tomar vacina

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 05, o vereador, presidente da câmara municipal de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso (DEM) fez um apelo para que a população tome a vacina contra a Covid-19. O parlamentar se mostrou preocupado com a ausência de uma parte dos bela-vistenses que não foram tomar a vacina da Janssen.

Quanto mais doses aplicadas, maior é a imunidade individual e a cobertura da população em geral. Para que a proteção seja cada vez maior, é essencial que as pessoas compareçam e não recusem a vacina.

De acordo com o parlamentar o município recebeu 8.345 doses da Janssen e até agora só foi vacinados 4.771 pessoas.

“Acredite no que estou dizendo, sou profissional da saúde: não tenha medo, tome a vacina, nosso município foi agraciado com a Janssen, esta a disposição da nossa população, é a única maneira de ficar imunizado, e proteger a saúde, vacinamos apenas 52,94% da população, então preserve a vida, tome a vacina”, pediu, Johnys.

Ademir Mendonça – Assessor de Imprensa

Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam vagas na construção civil

Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam vagas na construção civil

Com 249 canteiros de obras em todo Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem sido indutor do desenvolvimento e da retomada da economia. Além de dar mais qualidade de vida à população, os empreendimentos executados com recursos próprios e de convênios têm gerado emprego e renda em todos os cantos do Estado.

Trabalhador da construção civil, Paulo Sérgio de Lima, 50 anos, perdeu o emprego no início da pandemia de covid-19 e ficou por meses sem renda fixa. “Estava trabalhando registrado e o empresário não teve condições de me manter. Fui despedido e fiquei vivendo de bico, até que nesse ano apareceu a oportunidade de trabalhar na Engepar”, diz.

A construtora que deu uma oportunidade de emprego para o encarregado de obras venceu licitação do Governo do Estado para revitalizar o Parque dos Poderes, em Campo Grande, por R$ 18,9 milhões. Mantendo uma média de 82 operários trabalhando por dia na reconstrução do espaço, a empresa estima terminar a obra na segunda quinzena de 2022.

Engenheiro da Engepar avalia cenário positivo para a construção civil

O engenheiro responsável pelo empreendimento, Guth Halley, avalia o cenário positivo para a construção civil. “O setor tem uma flexibilização muito grande. Enfrentou um período de queda no início da pandemia, mas em seguida se ergueu. Por conta desse dinamismo, o setor responde rapidamente ao mercado, aquecendo e movimentando a economia”, explica Halley.

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressalta que “o setor da construção civil representa oportunidades em diversas áreas”. “Tanto de forma direta, como de forma indireta, representa mudança de vida tanto para quem atua nas obras como para utiliza e para quem rodeia. É mais do que asfalto é mais emprego e renda em MS”, afirma ele.

Eduardo Riedel ainda remete o crescimento de empregos no Estado ao perfil competitivo e de desenvolvimento: “nosso Estado tem desenvolvido gradativamente, mesmo diante das dificuldades, e agora com o plano de retomada para os setores mais afetados pela pandemia temos a esperança de recuperar os empregos perdidos e continuar crescendo”.

Obra do Parque dos Poderes deve ser concluída na segunda quinzena do ano que vem

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que Mato Grosso do Sul fechou o último mês de maio no azul em relação à geração de empregos formais, aqueles com carteira assinada. Foram 21.993 contratações contra 17.666 demissões no período, gerando um saldo positivo de 4.327 novos empregos. Só no setor da construção civil foram 590 oportunidades geradas no mês de maio.

O Estado vem de uma sequência positiva no Caged desde janeiro de 2021. “Nos cinco primeiros meses do ano acumulamos 24.340 novos empregos formais, aqueles com carteira assinada. Esse número é 71% maior do que a quantidade de empregos aberta em todo o ano passado, que foi de 14.173. Com o avanço da vacinação, Mato Grosso do Sul vive uma plena retomada da economia”, destaca o governador Reinaldo Azambuja.

Para o governador, MS vive em plena retomada da economia mesmo durante pandemia ( Foto: Chico Ribeiro )

Bruno Chaves, Subcom, e Ana Brito, Seinfra
Fotos: Edemir Rodrigues