(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Veja transmissão dos jogos narrada pelo Locutor Porvinha Gonçalves com imagens de Cleide Pessoa na página do prefeito Marcelo Oliveira na rede social Facebook

As equipes de Antônio João e Fazenda Bom Futuro de Aral Moreira se classificaram na Fase de Grupos e avançaram na Copa Morena de Futebol de Salão 2021.

No Grupo K disputado nos dias 30 e 31 de julho no Ginásio de Esportes João Freire de Oliveira em Antônio João participaram as equipes: Fazenda Bom Futuro de Aral Moreira que conquistou o primeiro lugar vencendo por 10×1 Arara Negra de Jardim, 5×4 EGF de Nioaque, 1×0 Antônio João.

Em segundo lugar classificou Antônio João ao vencer por 3×1 EGF de Nioaque, 5×1 Arara Negra de Jardim.

Das 48 equipes que iniciaram a competição em 12 Grupos e 10 cidades sedes, estão classificadas 24 equipes que agora disputarão a fase do mata a mata.

A comissão organizadora da Copa Morena em Antônio João fez agradecimento:

TV Morena, Governo do Estado, Sanesul, Mercado H2, Hamate Materias para construção – Adieques, Farmacia Popular do Xira, Sicredi de Antônio João, APAE de Antônio João, Império Calçados, CCA Esportes de Yur de Mattos, Daniel Ferreira, TJ Auto Peças de Ponta Porã, C e Vale de Antônio João, AM Imobiliária, Prefeitura Municipal de Antônio João, Lar Cooperativa, Clube Mixto União, MM Transportes, Móveis Gazin, Bio Rural, Auto Posto Paloma, Martins Materias para Construção, Clip Artes, SINTED, Tucanos Clube Esportivo, Beto Pé.

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Antônio João e Aral Moreira avançam na Copa Morena

Reinaldo Azambuja abre diálogo com governo americano para investimentos no Pantanal e Rio Taquari

Reinaldo Azambuja abre diálogo com governo americano para investimentos no Pantanal e Rio Taquari

O governador Reinaldo Azambuja abriu diálogo com os Estados Unidos em busca investimentos internacionais no Pantanal e Bacia do Rio Taquari. A reunião por videoconferência ocorreu nesta sexta-feira (30) com o representante especial do Governo Americano sobre o Clima, John Kerry.

Reinaldo Azambuja foi o representante da região Centro-Oeste no evento e apresentou dois projetos aos americanos: “Renova Taquari” e “Pró Pantanal”. A reunião virtual foi organizada pela Fundação R20 em parceria com os “governadores pelo clima”.

“Na reunião por videoconferência podemos discutir várias ações para mitigação de emissões de gás. Foi uma reunião extremamente produtiva, onde apresentamos os projetos prioritários para o Pantanal, recuperação do Rio Taquari e o nosso programa Estado Carbono Neutro”, descreveu.

O governador citou que Mato Grosso do Sul já tem programas importantes no setor, como o “Estado Carbono Neutro”, que visa neutralizar a emissão de gás de efeito estufa até 2030 no Estado, assim como o “Ilumina Pantanal”, que leva energia para todas as propriedades por meio de placas solares.

Governador Reinaldo Azambuja durante videoconferência

Projetos

Para Bacia do Rio Taquari, o governador destacou que lá ocorreu um dos maiores desastres ambientais do País e que o objetivo é a proteção das matas ciliares e recuperar o local danificado com o assoreamento. “Um dos objetivos é retomar a navegabilidade do rio”.

O projeto apresentado ao governo americano visa promover práticas saudáveis para uso do solo, crescimento da vegetação e estabilização de “voçorocas”. Assim como ampliar atividades econômicas de piscicultura em barragens, atrair empresas com compromisso ambiental e ainda gerar mais de 500 empregos verdes.

Já ao Pantanal a intenção é fazer esta parceria para estimular a recuperação econômica da região, por meio de ações de apoio aos empreendedores locais, economia criativa, fomento às boas práticas na produção de carne sustentável e combate aos incêndios florestais. Também inclui manejo de solos e pastagens, incentivo à agroenergia e valorização da cultura pantaneira.

Reunião internacional

Organizada pela Fundação R20 em parceria com os “governadores pelo clima”, a reunião com o governo americano teve a intenção de iniciar conversas em relação a financiamento de projetos contra o aquecimento global e a favor da preservação do meio ambiente. Foram apresentadas duas propostas por região.

Governador ao lado do secretário Jaime Verruck

Além de Reinaldo Azambuja, apresentam projetos os governadores João Dória (São Paulo), Wellington Dias (Piauí), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará) e Flávio Dino (Maranhão). A apresentação inicial foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

John Kerry elogiou as apresentações e ao final do encontro designou uma equipe para continuar as tratativas e diálogo com os governadores em relação aos projetos. “Valorizo todas as apresentações que foram boas e sérias. Vamos trabalhar para continuar esta parceria. É um privilégio partilhar estas ideias“, disse ele.

O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, que participou da videoconferência ao lado do governador, descreveu que o encontro foi produtivo.

“Resultado extremamente positivo, primeiro pela apresentação de propostas concretas que é o que tem se buscado, ações que possam fazer mitigação em relação aos gases de efeito estufa. Apresentamos nosso projeto de Estado Carbono Neutro, o Pro Pantanal que desenvolve atividades econômicas com sustentabilidade no bioma e o Renova Taquari com recuperação da área”.

Leonardo Rocha, Subcom – Fotos: Chico Ribeiro

Prefeito Neco e Deputado Vander confirmam R$ 500 mil na conta da Prefeitura de Caracol –

Prefeito Neco e Deputado Vander confirmam R$ 500 mil na conta da Prefeitura de Caracol –

O prefeito de Caracol Neco Pagliosa junto ao Deputado Federal Vander Loubet confirmou o valor de R$ 500 mil na conta da Prefeitura Municipal, verba encaminhada pelo parlamentar para investimentos do município.

Segundo o Chefe do Executivo, os recursos que fazem parte de uma transferência especial, poderão juridicamente ser utilizados em qualquer secretaria do município, com exceção da área de saúde.

A previsão, de acordo com Neco Pagliosa, é que a verba seja investida em um Centro Municipal de Eventos para atendimento de todas as demandas de Caracol.

“Gostaria de agradecer em nome da população caracolense ao Deputado Vander que está sempre olhando pelo nosso município e enviando recursos para investimentos em todas as áreas de Caracol. Somos muito gratos, Deputado”, disse o Prefeito.

Ilumina Pantanal promove desenvolvimento, dinamiza turismo e valoriza o pantaneiro, diz Reinaldo Azambuja

Ilumina Pantanal promove desenvolvimento, dinamiza turismo e valoriza o pantaneiro, diz Reinaldo Azambuja

A chegada da energia elétrica nos confins do Pantanal de Mato Grosso do Sul é a redenção tão esperada de uma região que nunca havia recebido um volume de investimentos em infraestrutura como nos últimos seis anos do governo de Reinaldo Azambuja. O Ilumina Pantanal, projeto integrado do Governo do Estado, Ministério das Minas e Energia e Energisa, promove a universalização energética em um dos ecossistemas mais preservados do planeta.

Beneficiado pela implantação do modelo de geração solar, que abrange a maioria dos grandes e pequenos produtores rurais e comunidades ribeirinhas, Armando Arruda Lacerda, 66, traduz o sentimento do homem pantaneiro: “deixamos de ser invisíveis, a luz agora nos ilumina”. Dono do Porto São Pedro, um dos principais embarcadouros de gado da sub-região do Paiaguás, Lacerda mareja os olhos ao falar de uma conquista sonhada pelos desbravadores da região.

Técnico da Energisa faz demonstração d painel de energia solar no Porto São Pedro

“É o primeiro dia após a luz, como se fosse Genesis, divide o Pantanal em duas épocas distintas. Não é apenas conforto, é imprescindível, reduz o custo altíssimo para se manter geradores à diesel”, diz ele. “Uma verdadeira maravilha, há muito esperado; até podemos fazer festa e dançar depois da pandemia. Estamos agradecidos ao governador Reinaldo Azambuja, que tem melhorado a nossa logística, um instrumento de produção para a nossa pecuária.”

Dádiva sonhada

O tradicional pantaneiro recebeu em seu porto, nesta quarta-feira (28), o governador Reinaldo Azambuja e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, em visita técnica ao projeto que já se expandiu pela região (borda da Serra do Amolar, norte de Corumbá). O governador disse que a chegada do insumo energético é “uma dádiva sonhada” e um “ganho para todos nós, para Mato Grosso do Sul e principalmente para o homem e a mulher pantaneiros”.

Energia solar foi a melhor alternativa econômica e ambiental para o Pantanal, com baixa tarifa

Reinaldo Azambuja destacou a parceria com o governo federal e com a Energisa, fundamental para viabilizar o Ilumina Pantanal, e ressaltou que o investimento se soma ao grande programa de obras de infraestrutura que o Governo do Estado executa na região, com abertura de estradas e portos. “Estamos trazendo desenvolvimento à pecuária tradicional, dinamizando o turismo e também dignidade a quem vive aqui e preserva este santuário que é um bem mundial”, disse.

O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, citou o Ilumina Pantanal como um dos maiores programas do governo federal não apenas pela tecnologia inovadora empregada para garantir sustentabilidade, mas por proporcionar cidadania às pessoas. “O apoio do governo estadual foi imprescindível para a viabilização e sucesso do projeto”, citou. ‘É a materialização das políticas públicas em um Estado referência na produção energética.”

Dona Enaurina abraça o governador

Parceiro do pantaneiro

A universalização do acesso à energia elétrica no Pantanal abrange os municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde, com projeção de atender a 2.167 moradias até meados de 2022. O projeto está sendo executado pela Energisa, com investimentos de R$ 134 milhões, Do total das novas unidades consumidoras, 77 receberão modelo tradicional de transmissão de energia elétrica e outras 2.090 serão no sistema solar.

O uso do lampião, da lamparina ou da vela faz parte do passado para o pantaneiro, acostumado aos desafios do isolamento e da sazonalidade do bioma. Em um projeto inovador, a parceria dos governos federal e estadual com a Energisa garantiu a implantação de painéis de geração solar individuais com sistema de baterias, operando off-grid, ou seja, sem conexão com as redes de distribuição. Sem custos para fazendeiros e ribeirinhos e uma tarifa social de R$ 30,00.

“É um grande salto para a pecuária, nunca tivemos esse avanço tecnológico e vai reduzir custos de produção, além de proporcionar qualidade de vida para fazendeiros, colaboradores e ribeirinhos”, ressalta Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá. “O governador Reinaldo Azambuja tem sido um grande parceiro do pantaneiro, a nossa região nunca recebeu tantos benefícios como agora, hoje temos estradas para escoar a produção.”

Armando Lacerda: pantaneiro ganha visibilidade com a chegada da energia elétrica, sonho de décadas

Vai melhorar tudo

A pescadora e catadora de isca Enaurina da Silva Rodrigues, 59, está radiante com a sua placa solar. Ela vive há mais de 40 anos na curva do Rio Paraguai, na localidade do Chané (nome de tribo indígena extinta), e nunca imaginou que teria uma geladeira em sua humilde casa e poder tomar um banho quente com o frio que está fazendo na região. “É uma alegria muito grande, agora temos água gelada e luz para iluminar o terreiro por causa da onça-pintada”, comenta.

A ribeirinha recebeu a visita do governador Reinaldo Azambuja, do ministro Bento Albuquerque e do diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, nesta quarta-feira. Abraçando o governador, ela agradeceu: “o senhor fez um grande favor para nós”. Enaurina é viúva e vive com um filho e três netos. Agora, acolheu a filha adotiva, Maria Antônia, que morava na cidade e cujo marido, Aparecido Lima, 55, estava desempregado. “Com a luz vai melhorar tudo”, diz.

Ribeirinho contemplado na beira do Rio Paraguai

Os ribeirinhos representam 45% da população pantaneira nos sete municípios – 3,4 mil moradores. A energia convencional foi implantada inicialmente em localidades da Nhecolândia, em Corumbá, com redes de distribuição abrangendo a Estrada-Parque e a fazenda Nhumirim, da Embrapa, e chegando ao centro da subregião por Rio Verde. Não avançou porque a implantação de subestações foi descartada pela extensão do bioma e impactos ambientais.

Presentes a reunião técnica no Porto São Pedro os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familitar), os deputados Bia Cavassa (federal) e Evander Vendramini (estadual); prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; comandante da Base Naval de Ladário, contra-almirante Paulo Bittencourt; Élvio Guerra, diretor da Aneel; e comandante da PMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues.

Subsecretaria de Comunicação – Fotos: Chico Ribeiro

Sicredi registra emissão de 6 milhões de cartões

Sicredi registra emissão de 6 milhões de cartões

Desempenho também reflete sucesso na estratégia de inovação & tecnologia da instituição financeira cooperativa, já que cerca de 50% dos cartões emitidos estão aptos a pagamentos por aproximação 

No mês de junho, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em 24 estados e no Distrito Federal, chegou à marca de 6 milhões de cartões emitidos, sendo que cerca de 50% deste total já possuem a tecnologia NFC – Near Field Communication, que permite pagamentos por aproximação. O resultado é fruto do trabalho realizado pelas 108 cooperativas de crédito que compõem a instituição em mais de 1,5 mil municípios, de prover serviços financeiros sempre alinhados com as necessidades dos seus associados.

A marca também se reflete no reconhecimento do Sicredi na mais nova edição do “Relatório de Monitoração do Mercado de Cartões”, divulgado pela Cardmonitor, empresa de análises e projeções do segmento e que contempla resultados do primeiro trimestre de 2021. De acordo com o estudo, que tem como base informações divulgadas pelas próprias companhias do ramo em seus balanços ou outros instrumentos de prestação de contas, a instituição financeira cooperativa continuou com ampla expansão no negócio de cartões de crédito, com crescimento anual de 34,5% no faturamento em relação ao mesmo período de 2020.

Histórico e vantagens

O Sicredi deu início ao negócio de emissão de cartões em 2001 e, ao longo dos quase 20 anos de atuação, a instituição tem disponibilizado aos seus associados um portfólio completo de soluções, tanto para pessoa física quanto jurídica. Além disso, vem investindo em canais digitais, buscando a melhor experiência e conveniência para seus associados. Em seus programas de recompensas, possibilita resgates via Latam Pass, TudoAzul, Smiles e em uma plataforma própria, com opções de produtos, serviços, viagens e Cashback em fatura.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br). 

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram

É OURO! Ítalo Ferreira leva 1º ouro do surfe e do Brasil em Tóquio

É OURO! Ítalo Ferreira leva 1º ouro do surfe e do Brasil em Tóquio

O Brasil tem seu primeiro ouro nas Olimpíadas de Tóquio! O campeão mundial Italo Ferreira bateu o japonês Kanoa Igarashi e conquistou a primeira medalha de ouro na história do surfe olímpico. O feito aconteceu nesta terça (27), na praia de Tsurigasaki, a 64 km de Tóquio.

Italo precisou superar o algoz de Gabriel Medina na semifinal, o japonês Igarashi, na decisão. A vitória veio pleo placar de 15.14 a 5.56.

A bateria começou complicada. Na primeira manobra que Italo tentou, a prancha dele quebrou. Depois de uma mudança rápida e de um aconselhamento da comissão, o potiguar buscou ótimas ondas, marcando 7.37 e 7.77 como suas principais notas.

A medalha de bronze no evento ficou com o australiano Owen Wilson, que bateu Medina na disputa pelo terceiro lugar após perder para Italo na semifinal.

É a quinta medalha do Brasil em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal ficaram com uma prata cada no skate street, Daniel Cargnin levou bronze no judô e o nadador Fernando Scheffer também conseguiu o bronze.

A saga no Japão dois anos atrás

Dois anos atrás, Italo já havia conseguido um grande resultado no Japão. E ele passou por uma saga imensa para vencer o título do ISA World Surfing Games. No entanto, Ítalo sofreu uma série de contratempos e teve grandes dificuldades para chegar ao Japão.

Primeiro, o atleta teve seus documentos furtados nos Estados Unidos. Ítalo teve que correr contra o tempo para fazer um novo passaporte a tempo do seu voo. Ele conseguiu, mas quando tudo parecia resolvido, um tufão fechou o espaço aéreo de Tóquio, fazendo com que o surfista tivesse que desembarcar em Nagasaki. Por conta da longa distância entre as cidades, o potiguar sequer teve tempo para esperar suas pranchas chegarem. Ele saiu diretamente do aeroporto para o local de competição.

Ítalo chegou à sua bateria faltando menos de oito minutos para o fim, pegou uma prancha do brasileiro Felipe Toledo e pulou no mar. O potiguar sequer teve tempo de tirar a bermuda jeans que estava usando. Ainda assim, de maneira inacreditável, Ítalo Ferreira conseguiu surfar duas ondas e vencer sua bateria com 13,46 pontos.

Classificado para a final, o potiguar fechou a incrível saga com chave de ouro. Com direito a uma nota dez, Ítalo Ferreira conquistou o ISA Games. Na decisão, o surfista bateu o americano Kolohe Andino e o brasileiro Gabriel Medina, que ficaram com a medalha de prata e bronze, respectivamente. Ao fim da incrível saga, Ítalo Ferreira fez um post no instagram celebrando a conquista, inesperada pelas circunstâncias.