ago 5, 2021 | Destaques
O Governo do Estado destinará R$ 3 milhões, por meio de edital de chamamento público que será lançado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), para incentivar o esporte de excelência no estado nos próximos dois anos. O objetivo é fortalecer estruturalmente clubes, federações, associações e Instituições de Ensino Superior (IES).
A Fundesporte convocou as entidades-alvo para debater, ouvir sugestões e definir diretrizes para a elaboração do edital. O evento aconteceu nesta quarta-feira (4), às 14 horas, em reunião virtual com as federações esportivas, por meio da plataforma Google Meet (clique aqui para acessar a videochamada). Já na quinta-feira (5), no mesmo horário, as discussões serão com clubes, associações e IES (clique aqui para acessar).
“Queremos fazer uma consulta junto aos clubes, associações e federações, escutando as principais necessidades para traçar os pontos do edital”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “Desde 2015 temos investido rigorosamente no desporto escolar e, agora, precisamos fortalecer ainda mais outra camada que é o esporte de excelência. Só vamos avançar no alto rendimento se tivermos clubes e federações fortes”, complementa.
O recurso deverá ser utilizado para aperfeiçoamento técnico das organizações, para que se estruturem internamente e representem Mato Grosso do Sul em competições nacionais e internacionais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 3323-7207.
Serviço
Reunião com federações
Data: quarta-feira, 4 de agosto
Horário: 14h
Link da videochamada: https://meet.google.com/tau-hdxb-kco
Reunião com clubes, associações e IES
Data: quinta-feira, 5 de agosto
Horário: 14h
Link da videochamada: https://meet.google.com/tbm-jbvx-bfy
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
ago 5, 2021 | Destaques
O senador Nelsinho Trad apresentou o projeto de lei, de número 2695, de 2021, que denomina o Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Zahran.
Justo lembrar dele, Ueze, nascido em Bela Vista na fronteira com Paraguai em15 de agosto de 1924. Se tornou empresário de renome mundial em razão de sua visão de futuro e empreendedorismo.
Revolucionou a vida das donas de casa com os botijões de gás e trouxe entretenimento com sete emissoras em MS e MT.
Desejamos eternizar a sua memória no local em que muita gente vai perguntar quem foi Ueze Zahran?
Nós, sul-mato-grossenses, teremos o orgulho em responder: foi um grande homem que deixou muita saudade!
Arraste para ver as imagens do momento da apresentação desse projeto de lei aprovado pelo Senado Federal
ago 4, 2021 | Destaques
Em audiência Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), com a diretora-presidente Maria do Carmo Avesani Lopez, o prefeito de Caracol Neco Pagliosa anunciou a construção de mais 16 unidades habitacionais do projeto Moradia Precária.
Com essa notícia, o Chefe do Executivo da continuidade uma das maiores metas de governo da atual gestão, levar o maior número possível de moradias a população do município
O Moradia Precária atende famílias em situação de vulnerabilidade para obterem sua residência própria, onde o Estado entra com a compra dos materiais de construção e o Município com a assistência técnica.
“Fico muito feliz em assinar este convênio, só quero agradecer ao Governador Reinaldo Azambuja, ao secretário Eduardo Riedel e a Maria do Carmo, serão mais 16 famílias protegidas com casa digna e justa”, afirmou o Prefeito.
ago 4, 2021 | Destaques
Governo faz investimento de R$ 289 milhões em reformas de escolas
Mais de 200 mil alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul voltaram às aulas presenciais o último dia 2 depois de 16 meses de ensino remoto, por causa da pandemia de Covid-19. Ao voltar às atividades de forma alternada e seguindo protocolos de biossegurança, a maioria dos estudantes encontrou escolas reformadas e equipadas.
Um dos prédios novos entregues pelo Governo do Estado é o da Escola Estadual Vespasiano Martins, de Campo Grande, que atende 232 estudantes e foi revitalizado com R$ 2,9 milhões. “Muito bom poder voltar e encontrar tudo novo. A expectativa agora é grande, rever os amigos e estudar presencial. Será bem legal esse segundo semestre”, disse o jovem Felipe de Souza, do 2º ano do ensino médio.
Ao recepcionar os alunos da unidade na acolhida de volta às aulas, o governador Reinaldo Azambuja detalhou os investimentos que têm sido feitos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, que vão das reformas em prédios à valorização dos servidores da Educação, entre professores e administrativos.
Essa escola passou por reforma completa. Reconstrução, melhorias e laboratórios que estão sendo feitos em praticamente todas as 347 escolas da Rede Estadual. Estamos com mais de R$ 289 milhões em investimentos. Só neste momento, mais de 132 escolas passam por reformas como essa do Vespasiano Martins. Isso faz parte do conjunto e do trabalho que estamos realizando no setor educacional”, afirmou.
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, investimento em educação é estratégico. “Pesquisas mostram que cada real investido em educação retorna à sociedade multiplicado por dez”, afirmou.
Segundo o governador, a reestruturação da Rede contempla ainda a mudança no sistema de ensino. “Vamos entregar até 2022 praticamente 60% das 347 em escolas em tempo integral. Entendo que investimento em Educação é um conjunto, que vai da valorização dos profissionais da Educação aos alunos”, pontuou.
“Agora em outubro, enviaremos projeto de lei à Assembleia Legislativa para valorização dos administrativos, vou publicar também um novo concurso para professores e continuar fazendo a reestruturação da Rede, com laboratórios de tecnologia, salas de ciência e reformas de prédios”, completou.
Também nesta segunda-feira, o governador Reinaldo Azambuja inaugurou a construção do prédio da Escola Cívico-Militar Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito). O prédio era uma obra inacabada que entrou no Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Governo Federal, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, e vai atender 404 alunos.
A unidade foi construída com R$ 4,4 milhões e possui 14 salas de aula e quadra de esportes coberta com arquibancada, totalizando 3,6 mil m² de área construída. A unidade ainda tem biblioteca, cantinho da leitura, sala de informática, cantina, despensa, área de descanso, espaço de múltiplo uso e um palco, além de toda estrutura administrativa e banheiros, todos com acessibilidade.
ago 3, 2021 | Destaques
Com o objetivo de concluir o mandato em 2022 com todas as obras e programas entregues e em pleno funcionamento, o governador Reinaldo Azambuja pediu aos secretários estaduais atenção redobrada no cumprimento dos contratos de gestão. A reunião executiva foi realizada nesta terça-feira (3) na governadoria.
“Fizemos uma avaliação e acompanhamento dos contratos de gestão, cobrando o cumprimento de metas para garantir que vamos concluir o Governo com todas as obras e projetos entregues nas mais diversas áreas. O nosso foco é zerar as nossas obras. Temos mais de R$ 4 bilhões de investimentos nos 79 municípios, na infraestrutura, ligando as regiões; a conclusão da regionalização da saúde; reforma e melhoria das nossas escolas estaduais; estruturação da segurança pública, com a entrega e reforma de quartéis; e a entrega das casas”.
Parte do modelo de gestão por resultado adotado desde 2015, o contrato é um compromisso dos secretários estaduais para projetos estratégicos que viabilizarão as políticas públicas do Governo do Estado. Trata-se de um recorte das entregas anuais à sociedade previstas no PPA (Plano Plurianual) com metas e objetivos estipulados para as diversas áreas de atuação, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública.
Outro objetivo do governador é entregar o Estado com as contas sanadas e bem organizado. “O Estado conquistou uma credibilidade, com classificação B da Capag, que é a Capacidade de Pagamento medida pelo Tesouro Nacional e que comprova a solidez fiscal. E estamos caminhando rumo a classificação A. Mato Grosso do Sul já é o estado brasileiro com mais investimentos públicos estaduais por habitante e se consolida cada vez mais como um Estado com condições de fazer ainda mais entregas à população, devolvendo com obras, programas e projetos o dinheiro dos impostos que todos pagamos”, declarou.
Ainda na reunião, Reinaldo Azambuja pediu foco em projetos como o cartão Mais Social, que beneficia as famílias mais necessitadas, e o Retomada MS, que está apoiando os setores mais atingidos pela crise da Covid-19 com auxílio financeiro, medidas fiscais e microcrédito orientado. A intenção é deixar para trás os prejuízos provocados pela pandemia.
Participaram da reunião os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César; da Casa Civil, Sérgio de Paula; de Fazenda, Felipe Mattos; de Administração e Desburocratização, Ana Nardes; de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta; de Saúde, Geraldo Resende; de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Nobre; de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; de Infraestrutura, Eduardo Riedel; e de Cultura e Cidadania, João Cesar Mattogrosso. Além deles, o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, e a procuradora-geral do Estado, Fabiola Marquetti Sanches Rahim. Secretários adjuntos e presidentes de autarquias e fundações também participaram do encontro.
Paulo Fernandes, Subcom – Foto: Chico Ribeiro
ago 2, 2021 | Destaques
O presidente da Câmara Municipal de Amambai, vereador Valter Brito realizou durante a sessão legislativa desta segunda-feira, 2 de agosto, a devolução do duodécimo de 2021 no valor de R$ 1.300.000,00 ao prefeito municipal Edinaldo Luiz de Melo Bandeira.
Este é o maior duodécimo devolvido pelo legislativo na história de Amambai e foi possível graças a excelente gestão financeira do presidente Valter Brito, que estará a frente da Câmara até o fim de 2022.
Em comum acordo entre Dr. Bandeira, Brito e Lígia, futura presidente da Câmara, o valor será utilizado para o Projeto Habitacional Sonho Meu, apresentado pelo prefeito hoje durante a sessão, com o objetivo de construir 400 residências durante estes quatro anos atendendo as famílias de baixa renda e diminuindo o déficit habitacional do município.
A devolução do duodécimo consiste no repasse feito ao Poder Executivo de parte do dinheiro recebido mensalmente na conta da Câmara Municipal para o seu funcionamento. Habitualmente, o valor devolvido é apenas o resto, mas neste ano Valter Brito se comprometeu a repassar o maior valor possível cravando mais de 1 milhão.
“Estamos trabalhando com maestria para utilizar todo o recurso em investimentos que priorizem o bem-estar de toda a nossa população, gerando qualidade de vida para Amambai. Esse duodécimo, assim como os próximos farão a diferença na habitação do nosso município”, afirmou o Presidente.