(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Riedel: ‘Pavimentação nas rodovias MS-278 e MS-378 vão integrar região produtora’

Riedel: ‘Pavimentação nas rodovias MS-278 e MS-378 vão integrar região produtora’

Governo abre novo eixo rodoviário no sul do Estado, beneficiando Caarapó, Fátima do Sul, Laguna Carapã e Ponta Porã

O governador Reinaldo Azambuja confirmou investimentos de R$ 173 milhões na abertura de um novo eixo de integração rodoviária na região sul de Mato Grosso do Sul, beneficiando os municípios de Caarapó, Fátima do Sul, Laguna Carapã e Ponta Porã.

“Investimentos importantes em obras de pavimentação que integram toda uma região rica e produtora, encurtando caminhos e melhorando o tráfego de veículos, levando mais desenvolvimento e progresso para essas cidades e seus distritos de Nova América, Cristalina, Cafeporã e Caarapã”, destacou.

Em agenda em Caarapó para falar do empreendimento, Reinaldo Azambuja classificou a nova ligação rodoviária da região como “uma das obras mais importantes de Mato Grosso do Sul”. “Estamos falando de 97 quilômetros de pavimento novo em toda essa região”, completou.

As obras rodoviárias são realizadas em três frentes: lote 1 da pavimentação da MS-278, entre Fátima do Sul e Caarapó, cuja ordem de serviço foi assinada hoje; lote 2 da pavimentação da MS-278, entre Caarapó e os distritos de Nova América e Cafeporã, que está em andamento e foi vistoriada pelo governador; e implantação com pavimentação da MS-378, do Posto Guaíba até a MS-278, ligando Ponta Porã, Laguna Carapã e Caarapó, que teve o resultado de licitação divulgado hoje. “Ficamos contentes que fazer essa integração. Só iniciamos uma obra quando o dinheiro está na conta”, ressaltou.

“Pavimentação nas rodovias MS-278 e MS-378 vão integrar região produtora”, afirma o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel.

Para o prefeito de Caarapó, André Nezzi, o novo eixo de integração rodoviária é emblemático para a região. Ele ainda destacou, que a cidade conta com apoio do Estado em todas as áreas. “Na saúde, com a revitalização do Hospital São Matheus, que está em andamento; Na educação, com a reforma concluída de três escolas e com o anúncio de mais duas; e no saneamento básico, com obras que vão deixar nossa cidade 100% atendida com rede de esgoto em cinco anos”, comemorou.

Balneário municipal

Também em Caarapó, o governador Reinaldo Azambuja autorizou repasse de R$ 6,5 milhões de recursos próprios do Estado para a Prefeitura de Caarapó executar obras de recuperação no Balneário Municipal Ayrton Senna, que teve a estrutura destruída em 2015 pelas fortes chuvas de verão. Com contrapartida de R$ 3,7 milhões, a Prefeitura Municipal vai reconstruir o local, além de fazer obras de contenção da erosão formada no local, recuperação de toda área de lazer, drenagem e pavimentação no acesso ao balneário.

Segundo Eduardo Riedel, o compromisso de devolver o espaço de lazer à população de Caarapó foi assumido dentro do programa “Governo Presente”. “Além de fazer os investimentos rodoviários na cidade, estamos liberando recursos para o balneário. É sonho de toda a comunidade ter esse espaço de novo”, falou. “Nossa visão é trabalhar junto dos municípios, para a nossa população. Assim, seguiremos em frente, desenvolvendo o Mato Grosso do Sul”, completou Riedel.

Participação

Também estiveram presentes na agenda em Caarapó os secretários estaduais Sérgio de Paula (Casa Civil), Jaime Verruck (Desenvolvimento Econômico) e Geraldo Resende (Saúde); o deputado federal Beto Pereira; e os deputados estaduais Zé Teixeira, Mara Caseiro, Barbosinha. Prefeitos e vereadores das cidades vizinhas também participaram da visita do governador.

Sul-mato-grossense Silvânia Costa sagra-se bicampeã paralímpica no salto em distância

Sul-mato-grossense Silvânia Costa sagra-se bicampeã paralímpica no salto em distância

Dia histórico para o esporte de Mato Grosso do Sul. Após o ouro inédito de Yeltsin Jacques nos 5.000m da Paralimpíada de Tóquio-2020, batendo o recorde das Américas, nesta quinta-feira (26), foi a vez de Silvânia Costa de Oliveira brilhar no maior evento paradesportivo do planeta. A três-lagoense confirmou o favoritismo e se tornou bicampeã paralímpica do salto em distância, na classe T11 (pessoas com deficiência visual).

Assim como na Rio-2016, a medalha veio com emoção. Na edição brasileira dos Jogos Paralímpicos, a sul-mato-grossense de 34 anos só assegurou o ouro na sexta e última tentativa. Agora na capital japonesa, o lugar mais alto do pódio foi alcançado no quinto salto, ao atingir cinco metros cravados, sua melhor marca na temporada.

Silvânia iniciou a prova queimando as duas primeiras chances. Na terceira, saltou 4,76 metros; na quarta, 4,69 metros e na quinta, enfim, veio a tão esperada marca. Para completar, na sexta e última ela atingiu 4,84 metros. O segundo lugar ficou com Asila Mirzayorova (4,91 metros), do Uzbequistão, e o terceiro com a ucraniana Yuliia Pavlenko (4,86 metros). A outra brasileira na disputa, Lorena Spoladore, finalizou na quarta posição, saltando 4,77 metros.

“Não foi uma prova muito fácil. Foi uma prova que eu entrei e no finalzinho tive muita garra, muita determinação, e ir para cima. Antes mesmo de finalizar a prova já estava comemorando. Eu sabia o tanto que eu tinha batalhado e lutado, o tanto que eu passei para chegar até aqui”, relatou Silvânia, em entrevista ao canal SporTV.

A paratleta de Três Lagoas em 2016, no Rio, não tinha ideia de que estava grávida e competiu com três meses de gestação, quando faturou sua primeira medalha de ouro olímpica. Três anos depois, foi punida por doping e ficou fora de competições nos últimos dois anos, incluindo os Jogos Parapan-Americanos de Lima e o Mundial, ambos em 2019.

A pandemia foi outro fator desfavorável à preparação para Tóquio-2020. Ela retornou à rotina de treinamentos regulares apenas nos últimos cinco meses. Em entrevista ao canal esportivo do grupo Globo, que transmite o evento, a sul-mato-grossense desabafou. “Nosso trabalho foi realizado com sucesso. Não foi uma prova fácil, entrei e tive que ir pra cima, com muita garra no último salto. Eu sabia quanto eu tinha batalhado, lutado, tudo o que passei para chegar aqui. Os últimos cinco meses foram muito doloridos”.

“Ralei muito para chegar até aqui. Essa medalha vem com sabor de muita garra e superação. Eu tive duas interrupções [no ciclo olímpico]: uma foi o nascimento do meu filho e a outra foi minha suspensão. Dei a volta por cima de tudo”, finalizou.

Nem deu muito tempo para comemorar o ouro no salto em distância. Silvânia, logo na sequência, competiu na prova dos 400 metros (classe T11), mas abandonou a segunda classificatória alegando dores na parte posterior da coxa, por conta do esforço físico nos seis saltos. Portanto, ela ficou fora da final da categoria.

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é ouro no atletismo da Paralimpíada de Tóquio e bate recorde das Américas

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é ouro no atletismo da Paralimpíada de Tóquio e bate recorde das Américas

É ouro! Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), Yeltsin Ortega Jacques venceu com sobras, nesta quinta-feira (26), a prova de 5.000 metros do atletismo, classe T11 (atletas com deficiência visual, com baixa ou nenhuma visão), na Paralimpíada de Tóquio-2020.

Em prova emocionante, o campo-grandense de 29 anos conquistou a primeira medalha dourada do Brasil na modalidade e sua primeira em uma Paralimpíada. O paratleta fechou a disputa no Estádio Olímpico com a marca de 15min13s12, novo recorde das Américas. Completaram o pódio dois corredores da casa: o japonês Kenya Karasawa ficou com a prata ao bater 15min18s12, e o seu conterrâneo Shynia Wada bronze, com 15min21s03.

Durante a disputa, o brasileiro ficou na liderança do pelotão na maior parte da prova. A duas voltas do fim, Karasawa ultrapassou o sul-mato-grossense surpreendentemente, dando a impressão de que se manteria na ponta sem ser alcançado. Com ritmo mais lento que o paratleta asiático, Yeltsin deu demonstrações de cansaço para se recuperar a tempo.

No entanto, o bolsista do Governo do Estado voltou a acelerar no sprint final, faltando 400 metros, na última curva, e ultrapassou o japonês. Na entrada da última reta, o ouro já estava garantido, pois Yeltsin abriu larga vantagem. Tanto é que o brasileiro cruzou em primeiro com folga, marco histórico para o paratletismo verde e amarelo.

O atleta de Campo Grande armou estratégia de trocar de guia durante a disputa. Começou primeiro com o maratonista profissional Laurindo Nunes e fez a outra parte da prova ao lado do experiente Carlos Antonio dos Santos (Bira).

“É nosso [ouro], é do Brasil. É uma grande honra subir o nosso país de posição, país que amamos tanto”, comemorou Yeltsin, em entrevista ao canal SporTV. Ele ainda deu detalhes da estratégia adotada. “Treinamos mais de dois anos intensos especificamente para essa prova, então o trabalho foi feito. Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações”.

O fundista foi ouro nos 1.500 metros nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, e nos 1.500 e 5.000 metros do Pan de Toronto-2015. O paratleta de Mato Grosso do Sul ainda coleciona uma prata nos 1.500 metros e bronze nos 800 metros no Mundial de 2013 na França.

Em Tóquio, Yeltsin terá ainda pela frente provas de 1.500 metros, às 20h58 (horário de MS), do dia 29 de agosto, começando na rodada 1 da segunda eliminatória. O atleta também está inscrito na maratona, marcada para 4 de setembro, em horário entre 18h30 às 23h30 (de MS). O sul-mato-grossense é um dos 270 contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte.

Policia Civil de Bela Vista identifica e prende autor de furtos em Série

Policia Civil de Bela Vista identifica e prende autor de furtos em Série

Após representação da Autoridade Policial e deferimento pelo Poder Judiciário, foi cumprido na manhã desta quarta-feira mandado de prisão preventiva em desfavor de autor de vários furtos ocorridos no município de Bela Vista-MS.

Conforme a investigação, o agora preso se aproveitava do repouso noturno para furtar distribuidoras de botijões de gás.

Desde o mês de julho, o indivíduo teria furtado mais de 20 botijões, causando um prejuízo de mais de R$3.000,00 às vítimas.

O indiciado responderá por mais de 15 crimes de furto majorado pelo repouso noturno, permanecendo à disposição do Judiciário,

Fato: Cumprimento de mandado de prisão – *Furto majorado pelo repouso noturno*

 

MS é o 1º do país a vacinar 90% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose

MS é o 1º do país a vacinar 90% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose

Mato Grosso do Sul não para de fazer história e ultrapassa nesta sexta-feira (20.8) 90% da população vacinável acima de 18 anos com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 – seja com a primeira dose ou dose única. Desde o começo da imunização no Brasil, o Estado manteve desempenho excelente na vacinação contra a Covid-19, estando nas primeiras colocações no índice de imunização e liderando por semanas, em primeiro lugar o ranking nacional.

O governador Reinaldo Azambuja comemorou o avanço da vacinação em Mato Grosso do Sul. “A vacina protege a vida das pessoas. Mato Grosso do Sul será o primeiro a sair da pandemia com o maior volume de pessoas com 18 anos ou mais vacinadas”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a eficiência de Mato Grosso do Sul na aplicação das vacinas. “Nossa projeção já indicava que em agosto atingiríamos 90% dos sul-mato-grossenses imunizados com pelo menos uma dose da vacina. Nós temos que comemorar, pois somos um exemplo para todo o país, tanto na distribuição quanto na aplicação das vacinas. Tenho certeza que seremos o primeiro a sair desta pandemia”.

O Vacinômetro desta sexta-feira aponta que 91,21% da população adulta vacinável maior de 18 anos recebeu a 1ª dose do imunizante e 54,11% foi imunizada com a segunda dose. Até o momento foram vacinados 19,54% dos adolescentes com a primeira dose da Pfizer. Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2.844.971 doses, sendo 1.718.387 com a primeira dose, 891.897 com a segunda dose e 232.687 com dose única.

Airton Raes, SES
Foto: Saul Schramm

Bombeiros encontraram animais carbonizados durante incêndio em Bela Vista

Bombeiros encontraram animais carbonizados durante incêndio em Bela Vista

Bombeiros encontraram animais carbonizados durante incêndio em Bela Vista

Imagens de animais silvestres carbonizados comoveram equipes do Corpo de Bombeiros que atuaram no combate a incêndio na região de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai. Um macaco foi encontrado segurando numa árvore com o corpo todo queimado.

Ao portal Midiamax, o tenente Fernandes, que comandou a equipe nesse local, comentou sobre a cena.

“Chocou bastante os bombeiros. Por mais que a gente tenha preparo, a situação foi triste. É como se sentíssemos na pele. Imagina sua casa pegando fogo e seus animais de estimação morrendo, sem terem como fugir? Comoveu toda a equipe”, disse se referindo a imagem do macaco.

Para simbolizar a tragédia que os incêndios representam para a fauna pantaneira, a equipe do sargento Algeu realizou, na manhã desta terça-feira, o enterro do animal encontrado carbonizado na região de Bela Vista.

“Foi um ato de respeito à natureza, ao meio ambiente. Por isso tomamos essa decisão [de fazer o enterro]”, explicou o tenente Fernandes, que é coordenador da ação dos bombeiros na região.