(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Polícia Militar prende homem por Porte Irregular de Arma de Fogo de uso permitido

Polícia Militar prende homem por Porte Irregular de Arma de Fogo de uso permitido

Em Bela Vista, na madrugada de segunda-feira (30), às 01h40min, a equipe da PM de serviço, após terem abordado um veículo e realizarem a busca veicular, constataram que um homem, de 24 anos, estava de posse de um revólver calibre .22, sem documentação e registro para seu porte. O homem foi preso e conduzido à Delegacia para as providências cabíveis.

A Polícia Militar está diuturnamente presente em toda a área do 11º BPM, realizando o policiamento ostensivo e preventivo, com o intuito de garantir a ordem, a segurança e a saúde da população.

Yeltsin quebra recorde mundial, domina os 1.500m e fatura o 100º ouro do Brasil em Paralimpíadas

Yeltsin quebra recorde mundial, domina os 1.500m e fatura o 100º ouro do Brasil em Paralimpíadas

Está marcado na história do paradesporto brasileiro e levou consigo o nome de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (30), o sul-mato-grossense Yeltsin Ortega Jacques venceu os 1.500 metros rasos da classe T11 (deficiência visual) na Paralimpíada de Tóquio-2020, quebrou o recorde mundial da prova e conquistou a 100ª medalha de ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos. Este foi o segundo ouro na capital japonesa do paratleta contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, administrado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Acompanhado pelo atleta-guia Antônio Carlos dos Santos (Bira), Yeltsin liderou a prova de ponta a ponta no Estádio Olímpico e terminou com a marca de 3min57s60, com longa vantagem em relação ao segundo colocado. A prata foi para o japonês Shinya Wada (4min05s27) e o bronze ficou com o russo Fedor Rudakov (4min05s55).

Além de colocar sua segunda medalha dourada no peito (a primeira foi nos 5.000m T11, em 26 de agosto), o campo-grandense de 29 anos estabeleceu novo recorde mundial e paralímpico nos 1.500 metros, que vinha desde Londres-2012. A marca era de 3min58s37, atingida pelo queniano Samwel Kimani.

Liderou com folga

Determinado, Yeltsin largou na frente na segunda raia e adotou ritmo forte desde o início da disputa, distanciando-se confortavelmente dos adversários logo no final da primeira volta. O fundista sobrou e em nenhum momento foi ameaçado, mirando apenas a quebra do recorde mundial. A vantagem foi tão grande que em vários momentos os demais competidores sequer apareciam na transmissão televisiva.

A busca pelo recorde e pela centésima medalha brasileira nos Jogos Paralímpicos esteve nos pensamentos de Yeltsin desde o despertar pela manhã. “Hoje de manhã o Bira me falou isso e me deu motivação: ‘A gente tem chance de fazer história mais uma vez, centésimo ouro do Brasil na história das Paralimpíadas’. Eu falei: ‘É por duas coisas. Primeiro, para subir o Brasil no quadro de medalhas e segundo, é para construir essa história’”, revelou em entrevista ao canal SporTV após a prova.

“Emocionante, fantástico, indescritível. Não sei até agora descrever o que estou sentido, a ficha ainda não caiu. Peguei meu celular para rever a prova e me emocionei de novo”, descreveu Yeltsin, que ainda terá a chance de subir pela terceira vez ao pódio na Tóquio-2020. O paratleta de Mato Grosso do Sul participará da maratona da classe T12 no próximo sábado (4), a partir das 17h50 (horário de MS).

“Nunca houve governo tão presente e com investimentos nas cidades”, diz Reinaldo Azambuja em Dourados

“Nunca houve governo tão presente e com investimentos nas cidades”, diz Reinaldo Azambuja em Dourados

Com frente de obras em vários setores, o governador Reinaldo Azambuja destacou nesta segunda-feira (30) durante agenda em Dourados que nunca houve um Governo “tão presente” e com investimentos expressivos nas 79 cidades, que mostra uma gestão municipalista e preocupada com o bem-estar da população.

“Nunca se viu um Governo tão presente nas cidades.  Mérito de construir parcerias com os prefeitos. Consegue olhar a presença do Estado nas ruas, cidades, praças e hospitais. São investimentos em diferentes setores como saneamento, saúde e infraestrutura urbana, com recapeamento, drenagem, pavimentação de ruas”, descreveu o governador.

Governador visita obras em Dourados

Em entrevista coletiva, lembrou que desde 2015 fez inúmeras obras em Dourados em parceria com diferentes prefeitos. “O nosso ritmo de investimentos na cidade nunca parou e tem sido a tônica do nosso governo, principalmente nas obras estruturantes.

O governador mencionou uma série de obras que seguem na cidade, como a duplicação da MS-156 até o núcleo industrial, a ligação da MS-162 a MS-486, perto do Aeroporto, assim como a restauração do quadrilátero central do município, que se trata de um investimento de mais de R$ 90 milhões em vias urbanas.

“Também entregamos mais de mil casas no município e estamos com foco na saúde pública, na construção do Hospital Regional e vamos dar ordem de serviço para o Centro de Diagnóstico. Na área de saneamento, Dourados ainda recebeu grande volume de investimentos”, destacou.

Para segurança pública, o governador revelou que vai levar o programa OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena) para Dourados e assim aumentar o número de policiais e viaturas nas ruas da cidade. Ainda citou novas obras na Avenida Coronel Ponciano e a construção de um viaduto na travessia da BR-163.

Vistorias

Governador vistoria obras em Dourados

O governador Reinaldo Azambuja iniciou a agenda em Dourados fazendo a vistoria da obra de restauração do pavimento, sinalização viária e acessibilidade das linhas de ônibus das ruas Coronel Ponciano e Avenida Marcelino Pires, que tem um investimento de R$ 14, 4 milhões.

“O município sozinho não seria capaz de investir, por isso a parceria com o governo do Estado é fundamental e atende diferentes áreas na infraestrutura urbana. O governo está fazendo investimentos efetivos na cidade, que são essenciais para as obras saírem do papel”, descreveu o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Depois visitou as obras do quadrilátero central da cidade, que tem aporte de mais de R$ 24 milhões. “A política do Estado é desenvolver os municípios. Dourados recebe grandes investimentos e nós estamos colaborando para o crescimento da cidade. Toda revitalização na área central ajuda o município e a população”, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Entregas

No município o governador ainda vai entregar as obras de revitalização da Praça Antônio Alves Duarte, da Avenida Hayel Bon Faker, além de autorizar a construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas e a licitação para o prédio da Polícia Militar do distrito de Itahum.

Ainda está previsto as inaugurações da reforma da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé e da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados. O governador também irá entregar cartões do Programa Mais Social no município.

Além do governador participam da agenda os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Geraldo Resende (Saúde) e Sérgio de Paula (Casa Civil); os deputados estaduais Barbosinha e Zé Teixeira e o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Leonardo Rocha e Bruno Chaves, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

 
Equipe Fênix se classifica para a segunda fase da Copa Morena Feminina de Futsal

Equipe Fênix se classifica para a segunda fase da Copa Morena Feminina de Futsal

Equipe Fênix se classifica para a segunda fase da Copa Morena Feminina de Futsal

A Equipe Fênix E, que disputou nesta sábado (28) a Copa Morena de Futsal Feminino 2021 em Antônio João, conseguiu avançar para a próxima fase da competição.

O ginásio municipal de Antônio João recebeu as equipes do grupo A, que era formado por Antônio João, Operário, Amambai e Fênix.

Resultados:

CAA Amambaí 4 X 0 FÊNIX

Antônio João 2 X 2 FÊNIX

FÊNIX 6 X 3 Operário de Campo Grande

A equipe da Fênix Jogou com as seguintes atletas: Stephanny, Gladys, Patrícia, Vanessa, Yenny, Karen, Priscila, Rosileide, Mayara, Nathalia, Merly, Marisa.

Técnica: Joyce Motta

Auxiliares: Alexo Paredes e Mirian Sativa

De acordo com o auxiliar técnico Alexo Paredes a participação foi Positiva, a equipe foi crescendo durante a competição e foi amadurecendo no tempo certo.  O primeiro jogo o placar não foi à realidade da partida, o nervosismo atrapalhou na conclusão da jogada, mais conforme os jogos ela cresceu e conseguiu seu objetivo, comentou Alexo.

Próxima fase acontece dia 11 e 12 ainda a definir o local, após a rodada deste fim de semana.

Ademir Mendonça – Fronteira News

Em nova etapa, Governo Presente vai a Dourados com vistorias, entregas e início de obras

Em nova etapa, Governo Presente vai a Dourados com vistorias, entregas e início de obras

Na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja dá início nesta segunda-feira (30) a uma nova etapa do Governo Presente, em que vai prestar conta dos compromissos pactuados, vistoriar e entregar obras, além de dar ordem de início de mais investimentos.

A extensa agenda do governador em Dourados tem início às 7 horas, com uma entrevista à imprensa no Hotel Bahamas (R. João Cândido da Câmara, 750 – Centro). Devem participar da coletiva os secretários Sergio de Paula (Casa Civil), Eduardo Riedel (Infraestrutura), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) e Geraldo Resende (Saúde).

Às 9h15, o governador vai descerrar a placa de revitalização da Praça Antônio Alves Duarte (2ª etapa), no centro. Em seguida, às 9h30, ele entrega a revitalização da avenida Hayel Bon Faker, autoriza construção do Centro de Diagnóstico e Especialidades Médicas e autoriza licitação da construção do prédio da Polícia Militar do distrito de Itahum. O evento será na Praça Rigoti (av.Hayel Bon Faker, 2241 – Centro).

E às 10h30, ele descerra a placa de da reforma e acessibilidade da Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé (Rua Itamaraty, 200, no Jardim Água Boa).

Já às 14 horas, Reinaldo Azambuja inaugura a sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (Rua Zeferino Vicente de Almeida, 2665 – Bairro Parque dos Coqueiros). E às 14h30, entrega cartões do Programa Mais Social, no Complexo Esportivo Jorjão (Rua Itamaraty, 100 – Jardim Água Boa).

Com viés municipalista, o Governo Presente é o maior programa de investimentos da história de Mato Grosso do Sul. A previsão é de R$ 4,2 bilhões em obras nos 79 municípios.

Paulo Fernandes, Subcom

Foto: Chico Ribeiro

Referência do artesanato, reforma da Casa do Artesão resgata história de prédio centenário da Capital

Referência do artesanato, reforma da Casa do Artesão resgata história de prédio centenário da Capital

Referência do artesanato, reforma da Casa do Artesão resgata história de prédio centenário da Capital

A obra de revitalização da Casa do Artesão, que terá um investimento de R$ 2,2 milhões do governo do Estado, vai resgatar e valorizar a história de um prédio centenário em Campo Grande, que desde 1975 passou a ser o ícone e referência do artesanato de Mato Grosso do Sul.

Localizado na Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Calógeras, a Casa do Artesão é descrito como o “lar” dos artesãos do Estado pela coordenadora do local, Eliane Torres. Ela destaca que a relação dos artistas é de “amizade e família”, sendo que muitos já conhece há mais de 20 anos.

Eliane descreve que a reforma vai ampliar o número de turistas no local e trazer novamente a população para visitar a casa, que a foi a primeira sede do Banco do Brasil em Campo Grande. “A obra é muito importante e fundamental para o setor. Ela poderá nos ajudar a trazer mais turistas e a própria população”.

Trabalhando há 31 anos na Fundação de Cultura e 28 na Casa do Artesão, Torres lembra que o local era muito movimentado na década de 90, tendo inclusive 15 funcionários à disposição para atendimento. “Com um tempo foi diminuindo, mas já houve um movimento melhor neste ano, estamos esperançosos para o futuro”.

A coordenadora lembra que muitas escolas faziam excursões para conhecer o local e que ela pretende retomar esta parceria para que os alunos conheçam a história e importância do espaço. “Além dos estudantes, havia três ônibus de turistas por semana que vinham conhecer nossa arte e cultura”.

Eliane cita que estão surgindo novos artesãos, que trazem novidades para o espaço. “Aqui sempre foi um ponto de referência para comercialização e exposição de peças dos nossos artesãos, é um ícone do artesanato. Sempre gostei de trabalhar aqui. Adoro e amo o que eu faço.

Revitalização e novo momento

A expectativa é que a revitalização do espaço seja um novo momento para o local, que foi construído entre 1918 e 1923. “Foi aqui que passei boa parte da minha vida, período que criei os meus filhos. Comecei no administrativo, depois para o atendimento e agora na coordenação”.

O espaço passou pela primeira revitalização em 1990, sendo depois tombado como patrimônio histórico estadual em 1994. Ainda passou por uma pequena reforma em 2003, agora terá uma obra financiada pelo governo. “Esta revitalização é um ponto positivo para manutenção e resgate da Casa e do artesanato em si”, disse Torres.

O projeto foi licitado e a responsável pela execução será a Restaura Arquitetura. O principal objetivo dos arquitetos é resgatar a memória das edificações do apogeu da expansão da cidade. Uma das preocupações é respeitar o projeto original do prédio. “Uma obra deste nível é de muita importância e orgulho para todos”.

Leonardo Rocha, Subcom

Fotos: Saul Schramm