out 18, 2021 | Destaques
Doações poderão ser realizadas via Pix ou nos pontos de coleta; A ação é uma realização da Corrente do Bem, com a iniciativa da Sicredi Centro-Sul MS e o apoio da TV Morena e empresas parceiras
Juntos pelo amor ao próximo e pelo anseio de fazer a diferença para transformar a vida das pessoas. É assim que a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS, a Associação Corrente do Bem e a TV Morena idealizaram a ação “Cesta de Amor”. Entrando na sétima edição, este ano a ação de arrecadação de cestas básicas para doação às famílias carentes na véspera do Natalganhou ainda mais forças e novos parceiros, tornando-se uma grande ação solidária em toda a região centro e sul do Mato Grosso do Sul.
A ação é uma realizaçãoda Associação Corrente do Bem e conta com a iniciativa da Sicredi Centro-Sul MS e o apoio da TV Morena, Shopping Avenida Center, Maciel Móveis e Leve Max Super Atacado.A arrecadação dos alimentos acontecerá do dia 18 de outubro até o dia 10 de dezembro e a distribuição será na véspera do natal, dia 23 de dezembro.
As doações poderão acontecer de duas formas: via pix ou doação em produtos nos pontos de coleta.Todas as agências da Sicredi Centro-Sul MS são pontos de coleta de cestas básicas e alimentos não perecíveis.
Projeto
O projeto Cesta de Amor existe há 7 anos e é baseado no conceito de cooperativismo que enxerga na colaboração um caminho para conquistar juntos algo que, dificilmente, conquistaria sozinho.
A ação solidária busca estimular a esperança por dias melhores por meio da mobilização da comunidade no combate à fome e na arrecadação de cestas básicas a serem distribuídas às famílias carentes na véspera do natal.
Iniciativa
A ação iniciou em 2015, em uma das agências da Sicredi Centro-Sul MS, como forma de engajar os colaboradores “para olharem a necessidade dos outros e se unirem em prol de um objetivo comum: fazer o bem para outras pessoas. Juntos, decidimos organizar uma arrecadação de cestas básicas”, lembra Vanira Karling, gerente da agência Integração.
No primeiro ano, foram 100 cestas arrecadadas e doadas para famílias carentes de Dourados. “Mas, fazer o bem vicia e não paramos mais. Fomos crescendo e expandimos para outras agências de Dourados e da região. E, neste ano, crescemos ainda mais com a criação da Corrente do Bem e a parceira da TV Morena e outras empresas que aderiram ao projeto e estão com a gente nessa campanha”, explica Vanira.
Entre os anos de 2015 a 2020, mais de 6.300 cestas básicas foram arrecadadas e entregues a famílias carentes na véspera do Natal. De acordo com o Giorgio Martins Bonato, diretor executivo da Sicredi Centro-Sul MS, o sucesso e o crescimento desta ação se devea colaboração e engajamento de todos os associados e colaboradores. “Como cooperativa, nos preocupamos com a pessoas e o desenvolvimento das comunidades. Além disso, buscamos transmitir o espírito de solidariedade entre os colaboradores e associados”, ressalta.
Doação
A expectativa da organização da ação Cesta de Amor este ano é de arrecadar 7 mil cestas básicas, não só em Dourados, mas também nos munícipios da região. Para fazer a doação, é preciso entregar os alimentos em um dos pontos de coleta ou acessar o site www.cestadeamor.com.br, e efetivar a doação via Pix.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 33 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. Atualmente são mais de 102 mil associados atendidos pela Cooperativa.
out 18, 2021 | Destaques
A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima sexta-feira, 22 de outubro, um concurso para eleição da Miss e do Mister Melhor Idade do Programa CONVIVER.
A programação faz parte do quadro de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fortalecendo as relações familiares e comunitárias e promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
O evento será realizado no salão paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apenas com os participantes do programa CONVIVER, neste momento em que aos poucos estão sendo retomadas as atividades normalmente após a pandemia da COVID-19.
out 17, 2021 | Destaques
A Prefeitura de Caracol, através do programa Brasil Sorridente do Governo Federal, vem entregando próteses dentárias para os pacientes que dependem da rede pública de saúde para receber o tratamento odontológico adequado, melhorando e ampliando assim as condições de saúde bucal da população.
O atendimento é feito no município e as próteses são confeccionadas por uma empresa terceirizada, vencedora da licitação que dispõe sobre o serviço. Os investimentos são realizados por meio de um repasse do Ministério da Saúde, do qual fazem parte os laboratórios regionais de prótese dentária.
Com a colocação da prótese dentária há expressiva melhoria em vários aspectos, pois este paciente poderá mastigar melhor, triturar melhor os alimentos, melhorando muito sua digestão e influenciando também em todo seu organismo.
“Ficamos felizes por ver o quanto a reabilitação oral é importante, acompanhando as pessoas com a autoestima elevada e não mediremos esforços para dar continuidade a este trabalho”, afirmou o prefeito municipal Neco Pagliosa.
out 13, 2021 | Destaques

Presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero
Aconteceu nesta sexta-feira (08) em Bela Vista reunião do Sicredi Centro Sul com a presença dos Cooperadores e colaboradores, onde na oportunidade foi apresentado uma prestação de contas da instituição.
O encontro com os associados tem como objetivo realizar a prestação de contas do 1º semestre do ano de 2021, e também, disseminar informações sobre as futuras ações da Cooperativa para os seus associados, que diferentemente das instituições financeiras tradicionais, são os donos do negócio.
A reunião em formato presencial, diante a flexibilização do decreto municipal contou com todas as medidas e normas de biossegurança exigidas pelos órgãos oficiais saúde.
O Gerente do Sicredi de Bela Vista, Luís Claudio Moreira Filho, entrego um na oportunidade os certificados das entidades beneficiadas pelo Fundo Social 2021.
De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, a participação é um dos maiores diferenciais do cooperativismo e é muito bom poder estar retomando as reuniões no formato presencial. “Somos uma instituição financeira cooperativa, em que o associado exerce o seu papel de dono do negócio, colaborando com a sua visão sobre os rumos do empreendimento coletivo, entre outras decisões fundamentais para o desenvolvimento da Cooperativa”, ressalta o presidente.

Ademir Mendonça – Fronteira News
out 13, 2021 | Destaques
O Governo do Estado anuncia, na próxima terça-feira (19), “pacotão” de investimentos no esporte de Mato Grosso do Sul, que chegam a R$ 120 milhões. A divulgação dos programas e projetos contemplados, e lançamentos de obras ocorrerá oficialmente no “MS +Esporte”, evento organizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) no Parque Tarsila do Amaral, em Campo Grande, a partir das 15 horas.
Entre as ações, será oficializada a ampliação dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, com aumento em 45,9% no número de auxílios mensais; anunciadas as reformas e construções de ginásios e espaços esportivos em diversos municípios, tais como a piscina olímpica pública no Parque Ayrton Senna (Campo Grande) e a pista de skate das Moreninhas, novas pistas oficiais de atletismo em Ponta Porã e Chapadão do Sul, a revitalização do Estádio Morenão e o Complexo de Excelência de Maracaju.
Um dos destaques será o programa “MS Bom de Bola”, que prevê a instalação de mais de 100 arenas esportivas multiuso. Cada município receberá pelo menos uma. Além disso, na solenidade também serão lançados editais de fomento a clubes e federações esportivas, com foco no alto rendimento; divulgados grandes eventos que acontecerão neste ano e em 2022, movimentando a economia estadual: Liga das Nações de Vôlei 2022; campeonatos brasileiros de motocross, ginástica, paracanoagem, basquete em cadeira de rodas e handebol; Brasil Ride de Mountain Bike, Eco Pantanal Extremo, entre outros.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que este será o maior investimento da história do estado no setor. “Sem dúvida alguma, será um momento histórico para o esporte de Mato Grosso do Sul, melhorando a infraestrutura e impactando diretamente nas nossas futuras gerações esportivas, além de avançar ainda mais no atendimento à população dos 79 municípios do estado”.
A cerimônia do “MS +Esporte” terá a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; de deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais de esportes, presidentes de federações esportivas, atletas, técnicos e demais autoridades.
out 13, 2021 | Destaques
Geração de emprego nos oito primeiros meses de 2021 é mais que o dobro de todo ano passado
O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, disse hoje que o Governo do Estado está colhendo os frutos da boa gestão no combate ao desemprego em meio à crise da pandemia.
Enquanto em 2020 o saldo foi de 12.456 novas vagas entre os meses de janeiro a dezembro, o ano de 2021 já contabiliza 34.032 só entre janeiro e agosto. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A vacinação em massa da população sul-mato-grossense também tem contribuído para que a geração de empregos formais, com carteira assinada, volte a crescer no Estado após mais de 1 ano e meio de pandemia.
O saldo deste ano é puxado pelo setor de serviços que acumulou 14.511 no período. Na sequência o comércio com 8.335, seguida da indústria com 5.030, agropecuária com 3.153 e construção com 3.003.
A Fundação do Trabalho tem papel fundamental nesse processo. Além da Capital, a Funtrab está presente em 32 municípios do Estado promovendo cursos de qualificação e fazendo o meio de campo entre o trabalhador e o empregador.
Entre os meses de janeiro e setembro, foram disponibilizadas 23.343 oportunidades em todo Estado. Do total de inscritos, foram encaminhados 55.269 candidatos para entrevista, e 13.806 foram contratados e inseridos no mercado de trabalho. Vale destacar que após análise curricular, são encaminhados em média três candidatos para entrevista de cada vaga. Caso não haja contratação, o currículo cadastrado continua ativo no banco de dados da instituição.
Uma das maiores dificuldades no começo da pandemia, na avaliação do diretor presidente da Funtrab, Marcos Derzi, eram as longas filas que começavam às 5h e se estendiam por boa parte do dia. O lançamento do aplicativo MS Contrata Mais possibilitou que o candidato se organize e vá até a fundação no horário agendado.
Já com relação às perspectivas, Derzi, destaca a fase crescente devido a imunização avançada e a vida voltando a uma nova realidade. “O nosso desemprego está caindo. Mato Grosso do Sul caiu do mês passado para esse mês 0.4 a taxa de desemprego ficando abaixo de 10%, sendo que a média nacional é 15%. Somos o 4° maior estado em índice de desemprego caindo, só perdemos hoje para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Na geração de emprego somos proporcionalmente o 2°. Tudo isso contribui para um cenário favorável daqui pra frente, emprego aumentando, economia melhorando. Tudo isso é fruto de um conjunto de ações duras tomadas lá atrás e hoje estamos colhendo bons frutos”, destaca.
As vagas em todo Estado são divulgadas semanalmente no site da Funtrab e também por meio do aplicativo MS Contrata + para Trabalhadores, onde os interessados podem conferir o detalhamento das ocupações e se candidatar a uma delas.
Reportagem feita com base em informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado