out 21, 2021 | Destaques
Prefeitos elogiam pacote de investimentos em esporte e destacam a parceria com o Governo do Estado
Com mais de R$ 120 milhões em investimentos no esporte, os prefeitos de Mato Grosso do Sul fizeram questão de elogiar o maior pacote da história para o setor e ainda destacaram a parceria de sucesso com o governo do Estado.
O novo pacote de investimentos lançado no último dia 19, em Campo Grande, tem uma série de medidas para ajudar e fomentar a prática esportiva no Estado, como a reforma e construção de ginásio poliesportivos, e implantação de quadras de futebol de grama sintética nas 79 cidades, por meio do programa “MS Bom de Bola”.
“Isto mostra como o governo é municipalista e visa atender todas as cidades, com estes investimentos que vão fortalecer e resgatar a prática esportiva em todo Estado”, descreveu o prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, que é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, o investimento em esporte é importante não apenas para fomentar o lazer na cidade, mas também para contribuir com a saúde. “Vai trazer muita alegria para o povo, principalmente depois da pandemia, onde o esporte só vem para ajudar. Ficaremos muito felizes com esta nova arena”.
Valdomiro Sobrinho, prefeito de Mundo Novo, ressaltou que o governo foi visionário em investir no esporte, neste momento em que as atividades estão sendo retomadas. “Esta gestão não deixa nada passar em branco, cuida de todos os setores e assim ajuda direto na economia. Nada mais justo que agradecer todo empenho e este cuidado em apoiar o esporte, inclusive o amador”.
Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o investimento no esporte reflete diretamente na saúde e na educação. “É muito importante. O esporte traz reflexos na saúde e na educação e deve estar sempre entre as prioridades de qualquer gestor”, afirmou.
Parceria com os municípios
Anfitrião do evento, o prefeito da Capital, Marquinhos Trad, elogiou a parceria de sucesso com o governador Reinaldo Azambuja, que contribui para os investimentos na cidade. “São dois gestores que têm maturidade, que pensam no interesse coletivo da população e assim a gente otimiza os impostos municipais e estaduais e devolvemos para o bem-estar do cidadão”.
O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, citou que mais uma vez o governador se preocupa com “quem mais precisa” e que esta ajuda e incentivo vem para contribuir com o setor de esporte, que foi muito prejudicado na pandemia. “Mostra a mão estendida do governo ao lançar este pacote milionário de investimentos”.
Para o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, estes recursos e obras direcionados ao esporte serão importantes para cada município. “Só temos a agradecer o trabalho que o governador vem fazendo nos seus dois mandatos, não apenas no esporte, mas em diversos setores”.
Thales Tomazelli, prefeito de Itaquirai, destacou que se trata de um pacote de obras e investimento histórico para o esporte. “Nós seremos contemplados com um recurso que vai ultrapassar R$ 4,5 milhões, com ginásio de esportes, centro poliesportivo e uma arena de grama sintética, quadra de basquete para que a população de Itaquirai possa usufruir deste momento esportivo, de confraternização”.
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, também lembrou que desde 2015 o governo se empenhou em construir uma política pública para o esporte. “O governador sempre deu carta branca para os investimentos, com foco desde a base até às modalidades de alto rendimento, construindo um novo Mato Grosso do Sul”.
O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que este pacote de investimentos visa fortalecer as práticas esportivas saudáveis e valorizar os atletas do Estado. “Estas medidas é para que esta juventude possa crescer saudável, com qualidade de vida, não tem preço que pague estas políticas públicas voltadas ao esporte. Há sete anos estamos investindo no esporte do Mato Grosso do Sul”.
Participaram do eventos os deputados federais Bia Cavassa, Luiz Ovando, os deputados estaduais Mara Caseiro, Herculano Borges, Lodnres Machado e Professor Rinaldo, além de secretários de estado, prefeitos, a chefe da Defensoria Pública de MS, Patricia Elias Cozzolino de Olveira e o reitor da Universidade Federal de MS, Marcelo Turine.
Reportagem feita com base em informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado
out 21, 2021 | Destaques
Com o mote de “Construindo Saúde Financeira para um Futuro Melhor”, a data busca valorizar o papel das cooperativas no apoio à sociedade
O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, será comemorado neste ano no dia 21. A data destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade. Como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi também aproveita a data para disseminar conhecimento sobre o modelo de negócio cooperativo, abordando seu crescimento e atuação, que hoje compreende 25 estados e o Distrito Federal com mais de 5 milhões de associados, como exemplo do segmento.
O crescimento das cooperativas de crédito tem sido evidenciado pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu, na sigla em inglês). Os registros mais recentes contemplam que o segmento conta com mais de 375 milhões de associados e 86 mil cooperativas de créditos em 118 países. A taxa de penetração do segmento – que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa de 15 a 64 anos – é de 12,18% no mundo, 16,47 % na América Latina e 8,13% no Brasil. Já nos Estados Unidos e Canadá, essa taxa apresenta 58,6% e 42,2% respectivamente.
No Brasil são 11,9 milhões de associados (sendo 10,2 milhões pessoas físicas e 1,7 milhão pessoas jurídicas) em 847 cooperativas, que somam cerca de 371,8 bilhões em ativos totais, segundo Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 2020. Esses dados representam um crescimento no número de associados, com aumento total de 9,4% em relação a 2019 e um salto de 42,1% se comparado há cinco anos, em 2016.
Parte integrante do SNCC, o Sicredi conta atualmente com mais de 5 milhões de associados em 108 cooperativas de crédito. A instituição está presente em mais de 1,5 mil municípios, com mais de duas mil agências e 30 mil colaboradores. Os ativos atingiram em agosto deste ano R$ 189,1 bilhões, crescimento de 28,6% em relação ao mesmo período de 2020. A carteira de crédito alcançou R$ 117,6 bilhões, alta de 43,2%, e os depósitos totalizam R$ 128,9 bilhões, aumento de 33,1%. O patrimônio líquido é de R$ 23,4 bilhões, o que representa um aumento de 21,7%.
Expansão para gerar benefício às economias locais
Em setembro, a instituição financeira cooperativa deu mais um passo significativo com seu projeto de expansão no território nacional e marcou sua chegada ao Espírito Santo com a inauguração de duas agências na cidade de Colatina, passando a estar presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, em mais de 200 cidades, a única com presença física. Com 141 novas agências inauguradas até o momento, a expectativa é de abertura de aproximadamente 200 até o final deste ano.
O crescimento do modelo cooperativo no Brasil traz benefícios econômicos importantes, é o que mostrou uma série de estudos realizados a pedido do Sicredi chamada “Os benefícios econômicos do Cooperativismo de Crédito”. O primeiro deles, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.
Além do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), outros dois estudos, um conduzido pelo especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, Juliano Assunção, pesquisador do Departamento de Economia da PUC-Rio, e pela equipe econômica do Sicredi reforçam a capacidade que as cooperativas têm de gerar valor e impactar munícipios menores.
O primeiro deles indica que as cooperativas conseguem operar em cidades com PIB a partir de R$ 79 milhões, enquanto para os bancos públicos é necessário um PIB mínimo de R$ 146 milhões e, para um banco privado, R$ 220 milhões. Já o estudo do Sicredi avaliou a atuação dos bancos privados, públicos federais e regionais, e instituições financeiras cooperativas entre 2010 e 2018, que trouxeram evidências de que, comparada às demais, a rede de atendimento cooperativo está em locais de mais difícil bancarização, ou seja, em regiões que são mais complexas para a rede bancária tradicional conseguir operar.
Complementar ao segundo trabalho, o terceiro estudo da série, buscou quantificar e tornar comparável o esforço necessário para a atuação nas localidades. Para isso, a equipe de economistas do Sicredi desenvolveu o Índice de Presença Bancária (IPB), que reflete a probabilidade de não se ter uma agência em determinada cidade, e os Índices Municipais de Bancarização (IMB) relativo e absoluto, que conseguem, a partir do IPB, demonstrar o nível de penetração das instituições em municípios de difícil atuação, assim como mostrar a contribuição agregada da presença. Os resultados reforçaram a capacidade das cooperativas de crédito de operar em locais de mais difícil bancarização.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
out 20, 2021 | Destaques
O apagão provocado pela tempestade que atingiu municípios da região sul do Estado e fronteira com o Paraguai causou muitos transtornos e prejuízos para a população. Sem energia desde o dia 14 passado, moradores de dois assentamentos rurais de Antônio João fecharam nesta segunda-feira (18), a rodovia estadual (MS-166) que interliga o município ao distrito de Cabeceira do Apa, em Ponta Porã.
Revoltados com a falta de solução para o problema, os produtores rurais cruzaram uma corda fechando todo o leito da rodovia. Apenas ambulâncias estava tendo a passagem liberada. Caminhões, caminhonetes, motocicletas e carros de passeio formaram congestionamentos nos dois sentidos. Os manifestantes cobram providências das autoridades e, principalmente, da Energisa, empresa de energia elétrica responsável pelo abastecimento.
Nos cartazes, os moradores dos assentamentos Bagagem e Vera Nilda reclamam que só são lembrados na hora de pagar a conta. “Somos esquecidos quando precisamos de manutenção dos serviços. Autoridades nos ajudem agora ou não poderemos ajudar vocês na eleição”, são algumas frases.
Os manifestantes também colocaram cartazes em que afirmam que “sem energia o agro para e sem o agro a cidade para”. Outros colocaram frases reclamando da falta de atendimento da empresa. “Energisa chega de descaso. Pagamos faturas altas e não temos atendimento. É muito prejuízo e pouco serviço por parte da Energisa”, reclamam os moradores.
Protesto por retorno da energia elétrica no Assentamento Bagagem, em Antônio João, teve fim após duas horas na MS-166. Conforme a presidente do assentamento, Cristiane Cavanha de Matos, de 37 anos, a eletricidade foi restabelecida por equipes da Energisa.
Os moradores, de acordo com Cristiane, estavam sem energia desde a última quinta-feira (14). Durante tempestade, a fiação do local foi afetada e, por isso, a comunidade se mobilizou para bloquear a estrada.
Durante o bloqueio, apenas veículos envolvidos em situações de emergência receberam liberação para passar pela MS-166. Com uma corda e placas de protesto, os moradores permaneceram no local.
Sobre a situação, o Campo Grande News solicitou nota retorno à Energisa, mas até o momento não houve retorno.
Fonte: Repórterms e Camporandenews
out 20, 2021 | Destaques
Parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram, por unanimidade entre os presentes na sessão ordinária desta quarta-feira (20), projeto de resolução, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), que institui diploma de honra ao mérito direcionado à profissionais de Saúde que se destacaram no combate à pandemia de Covid-19.
A homenagem será entregue a trabalhadores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, com apoio de cada uma das Câmaras Municipais. “Importante valorizar esses profissionais que foram decisivos no combate ao novo coronavírus. Um trabalho que foi muito bem feito pelo governador Reinaldo Azambuja, pelo secretário Geraldo Resende, pelo Eduardo Riedel no Prosseguir, pelos secretários municipais, as forças de Segurança Pública e todos os profissionais que ajudaram no sucesso da vacinação em Mato Grosso do Sul”, pontuou Corrêa.
Graças ao exemplar trabalho feito por esses profissionais, Mato Grosso do Sul já aplicou mais de 3,9 milhões de doses de vacina. Isso representa 62,49% da população sul-mato-grossense com esquema vacinal completo, conforme a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde.
Ainda conforme dados da pasta, 95,48% da população adulta já foi vacinada com pelo menos uma dose, e 80,80% do mesmo grupo com duas doses ou dose única.
Texto: Maisse Cunha/Assessoria Parlamentar – Foto: Cyro Clemente/ Assessoria Parlamentar
out 19, 2021 | Destaques
Maior pacote de investimentos na história do esporte de Mato Grosso do Sul. Trata-se do programa “MS +Esporte”, que será lançado nesta terça-feira (19), a partir das 15 horas, em solenidade no Parque Tarsila do Amaral, em Campo Grande. O evento é organizado pelo Governo do Estado e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Serão mais de R$ 120 milhões aplicados no setor, envolvendo lançamento de obras de reforma e construção de ginásios, instalações e complexos esportivos; divulgação de novos programas e projetos; abertura de editais de fomento a clubes e federações; ampliação dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, além do anúncio de grandes eventos esportivos de nível nacional, que serão sediados no estado ainda neste ano e em 2022.
Na ocasião, será entregue a primeira arena de grama sintética, no Tarsila do Amaral, do total de 117, integrando o programa “MS Bom de Bola”. Estas terão ainda arquibancada e iluminação de LED. Cada município receberá pelo menos uma, o que oportunizará o acesso à atividade física especialmente de crianças e jovens na capital e interior.
A revitalização do Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão) também está incluída no “pacotão”, com investimento de R$ 9,5 milhões. A praça esportiva mais emblemática do estado passará a ser também um espaço multicultural. A capital terá ainda piscina olímpica pública no Parque Ayrton Senna e pista de skate nas Moreninhas. O Complexo de Excelência Esportiva de Maracaju também será construído pelo Governo do Estado.
Para formar atleta de ponta e receber eventos de grande porte, além de promover o intercâmbio entre desportivas, serão construídas duas pistas oficiais de atletismo, em Ponta Porã e Chapadão do Sul. “Poderemos receber competições internacionais, com alojamento e estrutura de ponta para treinamento, descentralizando a modalidade, já que a única pista oficial hoje se encontra na capital”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
“Teremos um leque de ações, sem dúvidas o maior de todos os tempos em nosso estado. Vamos alavancar o esporte de alto rendimento, a infraestrutura esportiva e dar mais acesso à população sul-mato-grossense das 79 cidades de Mato Grosso do Sul à atividade física. Vai ser um evento marcante e que comprova que o esporte no estado é tratado como política pública essencial”, enfatiza Miranda.
Durante a solenidade, diversas atrações serão promovidas ao público. Haverá demonstrações de manobras radicais de skate e mountain bike, de golpes e regras básicas do judô, além de amistosos de basquetebol 3×3, futebol feminino e futebol para amputados. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento terá número reduzido de público e haverá a adoção de protocolo rígido de biossegurança, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel pelo local.
A cerimônia do “MS +Esporte” terá a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel; do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Oliveira; do prefeito municipal de Campo Grande, Marquinhos Trad, de deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais de esportes, presidentes de federações esportivas, atletas, técnicos e demais autoridades.
Serviço
Lançamento do programa MS +Esporte
Data: 19 de outubro de 2021 (terça-feira)
Horário: 15 horas
Local: Parque Tarsila do Amaral – Rua Santo Augusto, s/nº – Jardim Vida Nova, Campo Grande (MS)
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de destaque: Saul Schramm/Governo MS
out 18, 2021 | Destaques
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bela Vista (APAE) realiza dia 24 de outubro uma Live Show Beneficente a partir das 12:00 horas. O evento acontece na Pousada Princesa do Apa, com apresentação da dupla Wilson e Cristiano e convidados.
A Live Show Beneficente será online e presencial seguindo todas as medidas de biossegurança.
Através da tela ou presencial você poderá participar de Leilão e muitas outras atrações. Será servido churrasco, maiores informações na secretaria da APAE.
A live conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bela Vista, Governo do Estado, Fundação de Cultura do MS e Mercado Santa Rita, terá por objetivo trazer entretenimento, além do principal, auxiliar uma instituição que desenvolve um trabalho importantíssimo na cidade.
Além de levar alegria, boa música e atrações aos bela-vistenses, a live conta com a solidariedade de todos.
Ademir Mendonça – Fronteira News