out 25, 2021 | Destaques

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), durante entrevista ao vivo por uma live à rádio Caçula FM 96,7 da cidade de Três Lagoas – MS, nesta segunda-feira (25.10), lembrou a parceria que tem com deputado Coronel David (sem partido), seu maior apoiador em Mato Grosso do Sul, falou sobre sua visita ao DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em 2018 e o excelente trabalho que a Polícia Militar de Fronteira realiza no combate ao crime organizado.
“O trabalho do DOF é excepcional, eles fazem um serviço importante na região de fronteira combatendo o tráfico de armas, munições e drogas. Eu gostaria muito que tivéssemos um projeto no Congresso Nacional para que haja excludente de ilicitude. Ou seja, o militar em operação cumpre sua missão e vai para casa descansar, sem esperar um Oficial de Justiça à sua porta com um processo em mãos. Não é uma carta branca para o policial matar ninguém, mas sim uma possibilidade dele não morrer em operação. Só quem veste a farda pode entender o que é enfrentar a bandidagem. Aos nossos policiais do Mato Grosso do Sul, meus cumprimentos, que Deus os proteja a cada dia e muito obrigado por existirem”, finalizou Bolsonaro, enaltecendo o trabalho dos heróis de farda.
Recursos ao DOF
Vale lembrar que o DOF recebeu 89 milhões em recursos como consequência de um trabalho em conjunto com o Governo do Estado e Governo Federal e o deputado Coronel David, onde o presidente Jair Bolsonaro firmou seu compromisso em sua visita ao Departamento em 2018 e pode destinar investimentos para que as forças policiais combatecem de forma mais preparada e equipada o crime organizado.
“Naquela visita, antes de se tornar presidente, Bolsonaro firmou seu compromisso e disse que nos ajudaria melhorando os trabalhos do DOF ali na fronteira. Entregamos um plano de reestruturação da Segurança Pública em MS, organizado pelo Governo do Estado junto com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e repassei ao presidente Jair Bolsonaro, juntamente com Rodolfo Nogueira, Gerente de Projetos Internacionais da Embratur em Brasília. O resultado foi os R$ 89 milhões para dar mais suporte em armamentos, equipamentos e outros investimentos necessários para reduzir o índice de criminalidade na fronteira”, destacou Coronel David.
Link live Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=Xb9sS-4RvB0
out 25, 2021 | Destaques
As oportunidades são para as unidades em Anastácio, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã
Mato Grosso do Sul, 24 de outubro de 2021 – A JBS anuncia a abertura de mais de 80 vagas de emprego nas áreas operacional e administrativa, em suas unidades de Anastácio, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Confira quais são as oportunidades disponíveis e como será o processo seletivo em cada planta:
-
Anastácio – Friboi: a unidade tem 20 vagas em aberto, com oportunidades para analista de manutenção (com graduação em Administração, Engenharia ou áreas afins) e instrumentista industrial (com cursos de eletricista industrial, NR10 e SEP 40). Também há vagas para faqueiro, refilador e operador de produção com ou sem experiência. Para participar da seleção os candidatos devem enviar currículo para o e-mail recrutamento.ams@friboi.com.br, informando no título o cargo desejado, ou entregar na portaria da unidade localizada na Rua Vanderlei, 1012, bairro Frigorífico.
-
Campo Grande – Couros: a unidade oferece oportunidade para supervisor administrativo com graduação concluída em Administração, Ciências contábeis ou áreas afins. Os interessados devem enviar currículo para recrutamento.couros@jbs.com.br, informando no título a função pretendida. Também há vagas para operador de empilhadeira e ajudante de produção, e quem quiser concorrer a estas vagas deve comparecer à unidade localizada na Av. Principal Um, 354, Núcleo Indústrial, de terça à quinta-feira, das 8h às 10h para entrevista.
-
Campo Grande – Friboi unidade 1: são 39 vagas ofertadas para atuar como desossador, operador de armazenagem e expedição, operador de higienização e motorista de ETE. A seleção será nos dias 26 e 27, terça e quarta-feira, das 7h às 11h, na unidade localizada na Av. Duque de Caxias, 7255, Vila Nova Campo Grande.
-
Naviraí – Friboi: a planta oferece 10 vagas entre as funções de mecânico de manutenção (com cursos de NR12, NR33, NR35 e solda sanitária), faqueiro e operador de produção (pessoas com deficiência podem participar da seleção para este cargo). Os interessados devem enviar currículo para recrutamento.navirai@friboi.com.br, ou entregar na portaria da unidade localizada na Rodovia BR 163, KM 2.
-
Nova Andradina – Couros: a unidade oferece 12 vagas para as funções de mecânico de produção, classificador e ajudante de produção. Pessoas com deficiência podem participar da seleção. Os interessados devem enviar currículo para gisele.valadares@jbs.com.br.
-
Ponta Porã – Friboi: a unidade está com seleção aberta para a função de técnico de segurança do trabalho júnior. Pessoas com deficiência podem participar do processo seletivo. Para se candidatar o interessado deve ter concluído o ensino médio e o curso técnico em Segurança do Trabalho com registro. Para participar da seleção basta enviar currículo para o e-mail recrutamento.pop@friboi.com.br.
out 25, 2021 | Destaques
O centro histórico de Porto Murtinho será restaurado como parte de projeto de revitalização da cidade para receber empresários e investimentos oriundos da Rota Bioceânica, que interliga os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul e passa pela região.
De acordo com o prefeito do município, Nelson Cintra, equipes da prefeitura e do Sebrae de Mato Grosso do Sul estão com projeto de restauração da cidade para receber turistas e empresários que estão indo até Porto Murtinho por causa da implementação do Corredor Bioceânico. A conclusão da ponte rodoviária que ligará o Brasil à cidade Carmelo Peralta, no Paraguai, aumenta ainda mais essa expectativa. Confira mais informações sobre o assunto ao fim da matéria.
Além da revitalização do centro histórico de Porto Murtinho, a Orla do Rio Paraguai também recebe obras para construção de espaço turísticos. As casas antigas e prédios centenários também passarão por reformas e pinturas. O IPHAN-MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso do Sul) foi acionado.
“Nós não queremos mudar as fachadas, nós queremos corrigir e melhorar o aspecto das casas e prédios antigos que temos aqui […] nós vamos despoluir os prédios para para poder aparecer as fachadas”, disse o prefeito.
As obras dos patrimônios históricos ainda estão na fase de projeto e lançamento de edital. A expectativa é que trabalho seja concluído até o próximo ano. Apenas as obras da orla, até o momento, começaram. Já a ponte do Rio Paraguai tem previsão de início em 40 dias para ser finalizada até 2024.
Rota Bioceânica
A Rota de Integração Latino Americana (RILA), ou Rota Bioceânica, é um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros, que pretende ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Paraguai e Argentina. Segundo seus propagadores, seria uma alternativa ao Porto de Santos (SP), encurtando distância e tempo para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. No estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia atravessa a parte sul do Pantanal.
O município de Porto Murtinho está situado na parte sul do Pantanal, às margens do rio Paraguai, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Com pouco mais de 17 mil habitantes, 80% da população do município vive, essencialmente, do turismo de pesca. No local, será construída uma ponte rodoviária que ligará o Brasil à cidade Carmelo Peralta, no Paraguai. A obra, orçada em 75 milhões de dólares, tem o aporte para a construção da Itaipu Binacional, com previsão de término para 2024.
out 23, 2021 | Destaques

Presidente da Câmara Johnys Bassso e Fabrizia Tinoco
Após reclamações na rede social, feito por comerciante de Bela Vista, que não suportam mais serem autuados e multados, os vereadores abordaram o assunto na sessão dia (18) e cobram uma explicação a respeito da atuação do referido Sindicato.
O vereador, Presidente da Câmara Municipal de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso, cobra uma explicação referente ao assunto – Estou aqui pra chamar atenção, porque é um assunto muito sério, os comerciantes estão aterrorizados com esse sindicato de fora do município, isso não pode acontecer, e preciso resgatar a economia local, e o sindicato atua multando os comerciantes, conforme relato de uma empresaria na rede social, isso e um absurdo, não podemos permitir e não vamos permitir, esse sindicato aterrorizar os comerciantes, disse Johnys.
A vereadora, Fabrizia Tinoco (PODEMOS), ressaltou que as medidas serão tomadas, por isso foi apresentado um requerimento solicitando informações e dessa maneira a gente ter uma resposta, e se for preciso iremos entrar com uma representação contra esse sindicato, convocar o presidente do sindicato para vir à câmara dar explicação aos nossos comerciantes, pois o que esta acontecendo e uma aberração.
Requerimento
Na sessão desta segunda-feira (18), a vereadora, Fabrizia Tinoco (PODEMOS) apresentou requerimento que foi aprovado por unanimidade e endereçado ao representante legal do Sindicato dos Empregados no Comercio de Aquidauana – MS, Douglas Rodrigues Silgueiro.
Os vereadores querem saber, com relação às regras de abertura e fechamento de comércios em Bela Vista, as exigências, tributos por funcionários, tabela de cobrança, e também, bem como as regras para o funcionamento do mesmo em Bela Vista.
Ademir Mendonça = Assessor de Imprensa
out 22, 2021 | Destaques
O prefeito de Caracol, Neco Pagliosa, esteve reunido em seu gabinete com sua equipe de secretários na tarde desta quarta-feira, 20 de outubro, para avaliar as ações de cada secretaria.
Além de articular e traçar metas para os próximos meses, o Chefe do Executivo fez a análise dos avanços e dos desafios traçados como meta a ser atingida. Ainda no encontro foi realizada uma avaliação e o planejamento inicial para as comemorações do Natal e do final de ano.
O encontro, que acontece frequentemente, visa discutir temas importantes nas diversas áreas da administração pública, garantindo assim a qualidade dos serviços oferecidos à população do município
out 22, 2021 | Destaques
Atletas e paratletas de Mato Grosso do Sul que representaram o Brasil na Olimpíada de Tóquio-2020, disputadas neste ano por causa da pandemia de Covid-19, receberão do Governo do Estado bolsas de até R$ 7 mil por mês até os próximos jogos olímpicos, que serão realizados em Paris, em 2024.
A novidade foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja nesta semana, durante o lançamento do pacote de investimentos “MS+Esporte”, que vai injetar R$ 120 milhões no setor.
“Além de praticamente dobrar a Bolsa Atleta e a Bolsa Técnico existente hoje para formação de base em todas as modalidades, criamos uma bolsa específica para atletas de alto rendimento: o ‘MS Olímpico’. Até Paris 2024, teremos essa bolsa permanente ajudando e apoiando nossos atletas de alto rendimento”, explicou o governador no lançamento do programa.
O Governo do Estado planeja investir cerca de R$ 720 mil no pagamento dos benefícios. Segundo a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), as bolsas serão de R$ 5 mil para atletas e paratletas participantes dos jogos; de R$ 7 mil para medalhistas e de R$ 3 mil para os técnicos.
“Esse valor nos dá total segurança, estabilidade e tranquilidade para continuar e melhorar o trabalho”, disse o paratleta Yeltsin Jacques, de 22 anos, dono de duas medalhas de ouro no Atletismo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistadas nas provas de corrida de 1.500 e 5.000 metros na classe T11, para deficientes visuais.
Segundo ele, o valor é suficiente para investir nos treinos, na alimentação adequada e também na compra de materiais esportivos necessários para a excelência nas atividades. “Com essa bolsa a gente mostra que chegou no padrão europeu. O governo está olhando por nós, pela juventude e esses resultados certamente chegarão até os jogos de Los Angeles 2028”, afirmou.
Outro beneficiário do novo programa de incentivo é o paratleta Fernando Rufino, de 36 anos, conhecido como Cowboy do Aço. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, ele venceu a prova de 200 metros de paracanoagem, classe VL2, de canoa havaiana para atletas com deficiência física, e garantiu uma medalha de ouro para o Brasil.
“Ser atleta de alto rendimento não é só ter músculo, mas sim ter a tranquilidade de uma vida pessoal e financeira tranquila. Então, esse apoio representa foco total. Com ele, vamos manter a busca pela alta performance. Esse é nosso objetivo a partir de agora”, defendeu o paracanoísta.
Bruno Chaves, Subcom Governo MS
Fotos: Chico Ribeiro/Governo MS