(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Junho de 2026
Estudantes do IFMS criam carregador de celular para bicicletas

Estudantes do IFMS criam carregador de celular para bicicletas

KK

O projeto também será apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS em Campo Grande Foto Campus Campo Grande

Campo Grande (MS) – Acoplar pequenos motores à roda de uma bicicleta para transformar energia mecânica em elétrica. Essa é a ideia do trabalho de conclusão de curso dos estudantes João Berrocal e João Yamashita, ambos com 18 anos, formandos do curso técnico em Eletrotécnica do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Esse tipo de transformação não é novidade. Usar uma força mecânica para produzir energia elétrica é o princípio aplicado em hidrelétricas, por exemplo. Já existem no mercado carregadores para celulares que podem ser conectados às bicicletas e que custam cerca de R$ 150,00.
O diferencial encontrado pela dupla é usar peças de produtos que não funcionam mais para desenvolver o protótipo. Nas palavras do professor orientador, Fernando Guimarães, os estudantes estão fazendo engenharia reversa, ou seja, criando um novo produto de custo baixo a partir de lixo tecnológico. “Essa reciclagem tecnológica é muito importante nos dias de hoje, quando temos muitos produtos que são descartados”, avaliou o professor.
Os estudantes usaram dois motores de uma velha impressora para desenvolver o carregador, capaz de recuperar 30% da carga da bateria de um celular em 30 minutos de pedaladas. “Sãos os motores que puxam o papel”, esclareceu Berrocal. O movimento da roda da bicicleta faz o mecanismo do motor se movimentar e gerar energia, que chega até um capacitor e uma pequena tomada USB, na qual é ligado o celular.
“Pode-se ter uma infinidade de utilizações, mas voltamos nosso trabalho para carregar o celular. Montamos um circuito com capacitores e um regulador de tensão. O capacitor continua carregando mesmo quando a pessoa para de pedalar”, explicou o estudante.
Segundo o professor Guimarães, o invento tem feito sucesso nos locais em que é apresentado por conta da praticidade e por aliar um esporte que está na moda, o ciclismo, com a necessidade das pessoas de estarem conectadas aos seus celulares.
“O mais importante é que eles conseguiram colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. Hoje você vê o projeto acabado e está bacana, mas eles tiveram que pesquisar e evoluir. O ganho pedagógico foi o melhor de todo processo”, explicou.
Desde que o trabalho foi apresentado, em agosto deste ano, os jovens já levaram o projeto à Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai, e fizeram uma demonstração no evento Portões Abertos, organizado pelo Comando Militar do Oeste (CMO).
O próximo passo é apresentar o projeto na Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Campo Grande (Fecintec) do IFMS. A esperança é conseguir classificação para participar de eventos científicos estaduais e nacionais.
Feiras do IFMS – Serão promovidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, entre 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus.
As inscrições de trabalhos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/semanact, pelo orientador do projeto.
Os trabalhos serão avaliados por professores e pesquisadores do IFMS e demais instituições afins. Todos os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.
Os dois melhores trabalhos de nível fundamental e médio de cada feira serão credenciados para participação na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC/MS), que ocorrerá em novembro, em Campo Grande.
Ascom/IFMS

 

PM apreende menor tentando engolir maconha em Bataguassu

PM apreende menor tentando engolir maconha em Bataguassu

421556028_1408002412756784858057088869391997633985340nBataguassu (MS) – Na tarde de ontem (21), por volta das 12h40, a Polícia Militar de Bataguassu realizava rondas de policiamento ostensivo e preventivo no Jardim São Francisco, quando se depararam com dois jovens em um veículo GM/Monza de cor azul.

Ao ser realizada abordagem aos jovens, os policiais perceberam que o adolescente de 13 anos, estava engolindo uma porção de maconha, na tentativa de se livrar do instrumento do delito, sendo necessário o uso da manobra de “Heimlich” para que o mesmo se desengasgasse.

Diante dos fatos, ambos os rapazes foram entregues na Delegacia de Polícia Civil juntamente com a maconha removida da boca do adolescente. Vale lembrar que o adolescente foi acompanhado por um conselheiro tutelar.

Jovem com condição rara faz sucesso como blogueira de beleza

Jovem com condição rara faz sucesso como blogueira de beleza

tumblr_inline_oc63f88JTt1txbnjj_1280

Jovem com condição rara faz sucesso como blogueira de beleza

A californiana Marimar Quiroa, de 21 anos, nasceu com um higroma cístico, uma condição rara de saúde que consiste em um tumor benigno. Ela é exemplo de superação tanto que hoje em dia é uma blogueira de beleza que tem mais de 111 mil seguidores no YouTube.

Apesar de algumas dificuldades, como precisar da ajuda de uma espécie de tubo para conseguir respirar, e falar através da língua de sinais, Marimar faz uma maquiagem perfeita.

Na descrição da página do seu canal, ela explica: “Meu canal é para apoiar a comunidade com deficiência auditiva e outras pessoas também”.

Em um vídeo feito para o Barcroft TV, a jovem conta ainda que muita gente ainda é pessimista em relação a ela. “As pessoas dizem que eu sou bonita e que amam a minha maquiagem. Mas eu já encontrei pessoas negativas, tanto no YouTube quanto no meu cotidiano”.

“Quando vejo que estão me encarando, ou eu digo para elas pararem ou apenas as ignoro. Mas se elas estão olhando para mim, eu as encaro de volta. E me recuso a virar até elas pararem de fazer isso”.

“Para mim, beleza é aceitar quem você mesmo do jeito que você é, e ignorar o que as outras pessoas te dizem. Você mostra como a sua beleza é. Não importa se o seu rosto é diferente. Aceite-se a si mesmo”.

Além de trazer tanta coisa boa com seus vídeos, Marimar também está fazendo faculdade de Pedagogia para se tornar professora de crianças com deficiência auditiva.

Conta de luz deve voltar a ter sobretaxa a partir de setembro deste ano

Conta de luz deve voltar a ter sobretaxa a partir de setembro deste ano

340539_61986_26699

A falta de chuvas e uma queda menor no consumo de energia devem fazer com que as contas de luz voltem a ter bandeira amarela a partir de setembro. A cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos será cobrada uma taxa extra de R$ 1,50. Desde abril, a bandeira está no nível verde, em que não há taxa extra nas contas.

O sistema existe desde o início de 2015 para indicar aos consumidores que as condições de geração, por falta de chuvas ou outros motivos, está mais restrita.

A intenção é que esta indicação leve os clientes a reduzirem o consumo, colaborando para o retorno da geração de energia aos custos mais baixos.

Há três elementos principais que apontam para a retomada da bandeira amarela em setembro. O primeiro é que os meses de setembro e outubro são mais secos. O nível menor dos reservatórios das hidrelétricas exige mais das térmicas, o que leva o custo médio da geração da energia a subir.

Outro argumento para se revisar a bandeira é o aumento do consumo projetado para o ano. Desde maio, o consumo de energia no país vem superando as projeções anteriores. Assim, uma necessidade de consumo maior do que a previsão anterior colabora com a indicação de possível escassez de energia.

O último elemento que mostra mudança da bandeira é a situação dos reservatórios nos sistemas Norte e Nordeste. As condições do rio São Francisco e do Tucuruí estão críticas.

Jornalista Paulo Rocaro é citado na campanha da Repórteres Sem Fronteiras

Jornalista Paulo Rocaro é citado na campanha da Repórteres Sem Fronteiras

1.-Jornalista-Paulo-Rocaro-Foto-Lile-Correa-2-300x225

Repórteres Sem Fronteiras lança campanha para chamar atenção à violência contra jornalistas no Brasil

Ponta Porã (MS) – A Repórteres Sem Fronteiras (RSF), organização não governamental que defende a liberdade de imprensa, lança durante as Olimpíadas uma ação para denunciar as violências contra os jornalistas no Brasil.

O projeto “Algumas vitórias não merecem medalhas” busca alertar a sociedade para os riscos da profissão e pressionar as autoridades para que tomem medidas concretas para garantir maior segurança aos jornalistas. Ações como essa são tradicionais da Repórteres sem Fronteiras e já aconteceram durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014.

“Nós queremos conscientizar e alertar a população sobre o grande número de casos de violência contra jornalistas no país. Não são só assassinatos, são casos de assédio judicial, agressões durante protestos e constrangimentos,” declara Emmanuel Colombié, diretor da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina.

Durante a campanha, serão distribuídos comunicados à imprensa com mais informações sobre os casos de violência e assassinatos contra jornalistas, os números da impunidade e o tratamento dado pela Justiça. Cartazes, flyers e cartões postais serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, sede da Repórteres Sem Fronteiras na América Latina e dos Jogos Olímpicos 2016.

Para Colombié, é fundamental que tanto os profissionais da mídia quanto a população em geral saibam sobre casos que violem a liberdade de imprensa. “A Repórteres Sem Fronteiras considera que a liberdade de imprensa é fundamental para qualquer democracia. É necessário informar a população para que eles não se esqueçam do papel fundamental da mídia e para que essa profissão possa ser exercida com segurança,” afirma Colombié.

Segundo a ONG, 22* comunicadores foram mortos no Brasil desde as Olimpíadas de 2012, por motivos ligados diretamente à sua atuação profissional, tornando o país o segundo com o maior número de jornalistas assassinados da América Latina, atrás do México.

A Repórteres Sem Fronteiras também usa o projeto para destacar recomendações que podem ter um grande impacto para reverter o quadro de violência contra jornalistas:

Criar um observatório público da violência contra comunicadores em cooperação com o Sistema ONU, que deve não somente registrar ocorrências, mas ter um sistema de acompanhamento de resolução de casos;

Ampliar o Sistema Nacional de Proteção com vias a contemplar comunicadores que sofrem ameaças, considerando eventuais especificidades da atividade desses profissionais, e preveja para além de medidas protetivas aos comunicadores em si, a adoção de medidas que visem à proteção do local de trabalho;

Quando houver flagrante omissão ou ineficiência na apuração, ou suspeita de envolvimento de autoridades locais com a prática de crimes contra o direito humano à liberdade de expressão, fazer uso da Lei no 10.446, de 8 de maio de 2002, para a federalização da apuração desses crimes;

Elaborar protocolo padronizado de atuação das forças de segurança pública no âmbito das manifestações com base nos preceitos estabelecidos na Resolução n° 06 de 18 de junho de 2013 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, sobre aplicação do princípio da não violência no contexto de manifestações e eventos públicos, bem como na execução de mandados judiciais de manutenção e reintegração de posse;

Os 22 jornalistas mortos entre 2012 e 2016 no Brasil, segundo a Repórteres Sem Fronteiras

João do Carmo Miranda, SAD Sem Censura, 24 de julho de 2016 (Goiás)

Manoel Messias Pereira, Sediverte.com, 9 de abril 2016 (Maranhão)

João Valdecir de Borba, Rádio Difusora AM, 10 de março de 2016 (Pará)

Ítalo Eduardo Diniz Barros, Blog do Italo Diniz, 13 de novembro de 2015 (Maranhão)

Israel Gonçalves Silva, Rádio Itaenga, 10 de novembro de 2015 (Pernambuco)

Gleydson Carvalho, Rádio Liberdade FM, 6 de agosto de 2015 (Ceará)

Djalma Santos da Conceição, RCA FM, 23 de maio de 2015 (Bahia)

Evany José Metzker, Coruja do Vale, 18 de maio de 2015 (Minas Gerais)

Gerardo Ceferino Servián, Ciudad Nueva FM, 5 de março de 2015 (Mato Grosso do Sul)

Marcos Leopoldo Guerra, Ubatuba Cobra, 23 de dezembro de 2014 (São Paulo)

Pedro Palma, Panorama Regional, 13 de fevereiro de 2014 (Rio de Janeiro)

Santiago Ílidio Andrade, TV Bandeirantes, 10 de fevereiro de 2014 (Rio de Janeiro)

Claudio Moleiro de Souza, Radio Meridional, 12 de dezembro de 2013 (Rondônia)

José Roberto Ornelas de Lemos, Jornal Hora H, 11 de junho de 2013 (Rio de Janeiro)

Walgney Assis Carvalho, freelance, 14 de abril de 2013 (Minas Gerais)

Rodrigo Neto de Faria, Vale do Aço, 8 de março de 2013 (Minas Gerais)

Mafaldo Bezerra Goes, FM Rio Jaguaribe, 22 de fevereiro de 2013 (Ceará)

Mário Randolfo Marques Lopes, Vassouras na Net, 9 de dezembro de 2012 (Rio de Janeiro)

Eduardo Carvalho, Última Hora News, 21 de novembro de 2012 (Mato Grosso do Sul)

Valério Luiz de Oliveira, Rádio Jornal 820 AM, 5 de julho de 2012 (Goiás)

Décio Sá, Estado do Maranhão e Blog do Décio, 23 de abril de 2012 (Maranhão)

Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, Jornal da Praça, 12 de fevereiro de 2012 (Mato Grosso do Sul) 

CASO ROCARO

Na noite de domingo, 12 de fevereiro de 2012, Paulo Rocaro conduzia um veículo Fiat Idea, que pertence ao Jornal da Praça, pela Avenida Brasil, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Os disparos foram feitos com os dois veículos em movimento. A moto não tinha placas e a dupla usava capacete.

Os vidros do veículo estavam abertos e no corpo do jornalista foram encontradas nove perfurações de pistola 9 mm. No Fiat Idea havia apenas duas. A arma é de uso restrito das Forças Armadas, mas, facilmente encontrada do outro lado da fronteira.

O jornalista foi socorrido, contudo, morreu no hospital, na madrugada de segunda-feira, devido à gravidade dos ferimentos.

Paulo Rocaro, de 51 anos, foi sepultado na manhã de terça-feira (14) no cemitério Cristo Rei, em Ponta Porã. Na cidade, que faz fronteira com o Paraguai, ele era editor-chefe do Jornal da Praça e diretor do Site Mercosul News.

Secretária de Habitação participa do Encontro com a Construção Civil – Unindo forças para construir o futuro do Brasil

Secretária de Habitação participa do Encontro com a Construção Civil – Unindo forças para construir o futuro do Brasil

Brasília-DF. 11/08/2016. Foto: Bruno Peres/Min. Cidades. Ministro das Cidades Bruno Araújo durante cerimônia de encontro com representantes da CBIC, realizada no Palácio do Planalto.

Secretária de Habitação participa do Encontro com a Construção Civil – Unindo forças para construir o futuro do Brasil

Brasília (DF) – A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez, participou hoje (11) do  Encontro com a Construção Civil – Unindo forças para construir o futuro do Brasil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), noCentro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF. O evento contou com a participação do presidente da República em exercício, Michel Temer, e do ministro das Cidades, Bruno Araújo

O encontro tem por finalidade reunir empresários, dirigentes e trabalhadores da construção civil para discutir sobre a economia brasileira e seu reflexo na construção civil.
A recuperação da economia brasileira, em um ciclo sustentável, tem sido debatida por empresários e dirigentes da construção civil. A agenda proposta pelo setor inclui a aprovação de reformas estruturantes, com a modernização da Previdência e da legislação trabalhista; e a adoção de mecanismos para o melhor controle dos gastos públicos.
Fonte: Cbic