(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
Frequente queda de energia causa prejuízos a produtores rurais de Rochedo

Frequente queda de energia causa prejuízos a produtores rurais de Rochedo

Criadores passam a investir em placas solares para não depender da concessionária

Quedas frequentes de energia elétrica causam perdas de produtos perecíveis, queima  de eletrodomésticos, impossibilitam acesso à água para consumo e para o gado, e acentuam  os prejuízos dos produtores rurais e empreendedores do município de Rochedo. Os relatos vieram à tona neste sábado (4), em reunião entre representantes do Sindicato Rural de Campo Grande, com cerca de 10 produtores da zona rural de Rochedo. Em uma das propriedades, a falta de assistência pela concessionária, fez com o produtor investisse cerca de R$ 30 mil. Em outras a alternativa foi apelar para placas solares.

Peixes, produção leiteira, carnes, vacinas e outros produtos estão na lista de perdas dos produtores.

Entre os prejudicados está o pecuarista Gerardo Eriberto de Morais, da Estância Morais, que convidou os criadores da região para se reunirem ao jurídico e presidência do Sindicato Rural de Campo Grande, Lucas Abes Xavier e Ruy Fachini Filho, respectivamente, para expor a problemática. Morais se sentiu na obrigação de adquirir painéis de energia solar para diminuir o impacto. “Na atual condição não dá para depender da Energisa. As quedas frequentes queimaram um freezer, duas geladeiras, perdemos comida, vacinas para gado e outros medicamentos”, pontua o produtor.

Para driblar a situação foram necessários em torno de R$ 5 mil de investimento em kits de painéis solares. São duas placas solares, controlador e baterias, que hoje mantêm parte da energia da sede, a cerca elétrica da propriedade, o repetidor do sinal de celular, duas lâmpadas, além de um sistema de segurança que está em instalação.

Eriberto investe R$ 5 mil em painéis solares

“A queda de energia pode até ser inevitável, o que não dá para se admitir é a demora para restabelecer”, pontua o advogado do Sindicato, Lucas Abes Xavier, que acompanhará os processos e orientações aos produtores junto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), com a finalidade de ressarcir as perdas dos eletrodomésticos.

O presidente do Sindicato, Ruy Fachini Filho, confirma que evita a judicialização da causa. “Não queremos chegar a este nível de processo. Nos comprometemos com os produtores da região de Rochedo a agendar uma reunião com a Energisa e buscar soluções imediatas para o problema”. Ainda, segundo o presidente, as queixas não estão só em Rochedo. “É um problema alastrado pelas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul”.

Mauricio Pereira de Jesus, da Fazenda Califórnia, teve a necessidade de contratar serviços particulares para revisar os equipamentos que viabilizam a energia elétrica na sua propriedade.  Ele verificou a necessidade de adquirir transformador, chave banana, entre outros materiais, incluindo postes, gastando assim cerca de R$ 30 mil. “Sei que não é uma obrigação minha, mas, ou fazia isso, ou ficava sem água do poço e energia elétrica no dia-a-dia”, relata o produtor.

Em uma toada semelhante, com quedas de energia frequentes, sendo que cada uma dura cerca de 3 dias, Sebastião Pani Vilela, do Sítio JV, também chegou a ficar sem água para consumo por não ter energia para retirá-la do poço. “Sem a bomba elétrica funcionar, também ficamos sem transferir água para os animais, tendo de buscar alternativas. Fizemos contato com a Energisa, mas os retornos são demorados e muitas vezes não solucionam”, detalha o produtor que retira leite do resfriador e o transforma em leite para não perder o produto.

O Sindicato Rural de Campo Grande orienta todos produtores com problemas semelhantes a buscar a entidade com relato por escrito, que serão protocolados e encaminhados à concessionária. Sobre as perdas de eletrodomésticos,  o jurídico indica a necessidade de um laudo técnico que comprove o motivo da queima, para tornar viável a ação junto ao Procon.

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Pedro Chaves participa de forum em SP

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP

Brasilia (DF) – O senador Pedro Chaves (PSC\MS) será um dos palestrantes do Fórum Reforma Brasil, que reunirá especialistas de diversas áreas para debater as reformas necessárias para o crescimento do país. O evento vai ser realizado na capital paulista segunda e terça-feira (6 e 7)  e é promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Instituto Panthéon Jurídico, com apoio do Sescon-SP, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Fecomercio-SP.

Senado fará sessão solene em homenagem a Manoel de Barros

Senado fará sessão solene em homenagem a Manoel de Barros

AFR

Senador convidou e o ministro aceitou convite para homenagem a Manoel de Barros

Brasilia (DF) – O senado vai promover dia 13 de março, às 11h, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros. O evento acontece por solicitação do senador Pedro Chaves (PSC/MS).

Governadores cobram celeridade para aprovação da agenda federativa no Congresso Nacional

Governadores cobram celeridade para aprovação da agenda federativa no Congresso Nacional

fPautas federativas, quando aprovadas, representarão impacto financeiro importante para as unidades da Federação

Campo Grande (MS) – Quatro Projetos de Lei e uma emenda constitucional foram temas da primeira reunião de 2017 do Fórum Permanente dos Governadores. Nesta quarta-feira (15), em Brasília, o governador Reinaldo Azambuja, oito governadores e quatro vice-governadores decidiram que vão pressionar o Congresso Nacional para dar celeridade na aprovação dessas pautas. A reunião aconteceu na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Águas Claras (DF).

Segundo Reinaldo, as matérias que tratam da repatriação dos recursos mantidos no exterior, o regime especial para pagamento dos precatórios, a securitização da dívida e a utilização dos depósitos judiciais nos Estados, se aprovadas, podem abrir uma janela para Mato Grosso do Sul neste momento de crise financeira. “A reunião do fórum foi muito positiva e avançou no sentido de buscarmos apoio dentro do Congresso para acelerar a apreciação na Câmara e no Senado”, disse o governador Reinaldo Azambuja.

Neste momento em que o Estado passa pela incerteza quanto à arrecadação do gás boliviano, por exemplo, a aprovação destas pautas é considerada de extrema importância para Mato Grosso do Sul, segundo Reinaldo. Só na repatriação dos recursos que estão no exterior, o Estado calcula a soma de quase R$ 100 milhões de créditos. “São alternativas importantes para nosso Estado neste momento de crise”, ponderou.

O anfitrião, Rodrigo Rollemberg, disse que os governadores formaram uma pauta federativa. “Solicitaremos a inclusão das matérias na pauta do Congresso o quanto antes”, disse Rollemberg.

Após a reunião, os membros do Fórum Permanente Governadores, aproveitaram o almoço com presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e líderes partidários, para reforçar o pedido de acelerar a apreciação e votação dessas matérias na Casa.

Na parte da tarde, o governador Reinaldo Azambuja se reuniu também com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, e tratou desses temas mas, principalmente, da securitização da dívida – que permite aos entes da Federação ceder direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários.

Formalização

Pela primeira vez, o Colégio Nacional dos Procuradores de Estado reuniu-se simultaneamente ao fórum. A razão do encontro é formalizar o Fórum Permanente de Governadores, existente na prática, mas ainda não registrado.

Uma minuta está pronta e cada procurador levará ao governador de seu estado o documento para que os chefes do Executivo façam ponderações. A ideia é que, já na próxima reunião dos governadores, o fórum seja formalmente instituído.

Alunos e servidores organizam protesto dentro de unidade da Faetec no estado do Rio

Alunos e servidores organizam protesto dentro de unidade da Faetec no estado do Rio

Foto1Rio de Janeiro (MS) – Na manhã dessa terça-feira (14), a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, uma das unidades de ensino da rede estadual localizada na cidade de Niterói, voltou a ser notícia na mídia.

O caso foi a organização de um protesto organizado com o apoio do Grêmio Estudantil e que envolveu a união de alunos, professores e servidores da unidade.

O movimento nomeado de SOS Faetec ocorre de manhã a partir das 09:00h e contará com cobertura dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o RJTV transmitido pela Rede Globo, a rádio CBN, o jornal O Fluminense e uma entrevista às 09h para o SBT.

Os objetivos são para lutar por melhores condições na rede de ensino estadual, valorização de professores e servidores, falta de mantimentos e de recursos no fornecimento de alimentos e ainda por cima da infraestrutura das unidades.

Confira a programação divulgada para a manifestação:

09:00 – Inicio da montagem do SOS Faetetc para ser realizada a filmagem a partir de um drone, oficina de cartazes na entrada da unidade.

12:00 – Término da montagem e dos cartazes.

12:15 – Abraço ao Henrique Lage.

12:30 – Caminhada para divulgação dos casos.

13:30 – Enceramento do ato.

(Foto: Reprodução / Facebook)

Não, eles não preferem as novinhas, revela estudo

Não, eles não preferem as novinhas, revela estudo

Sabe aquela história que os homens preferem mulheres muito mais novas? Nem sempre é assim. Um estudo finlandês publicado recentemente na revista científica Evolutionary Psychology veio para mudar o estereótipo de que homens mais velhos preferem as novinhas.

A pesquisa, realizada com 2.700 adultos com idade entre 18 e 50 anos, mostrou que, de fato, os homens se interessam por mulheres substancialmente mais jovens do que eles. No entanto, eles também são atraídos e tendem a se relacionar com mulheres da mesma faixa etária.

“Uma descoberta interessante é que, à medida que os homens envelhecem, tornam-se menos exigentes quanto à idade. Eles relatam interesse tanto em mulheres jovens quanto nas mais velhas.”, disse Jan Antfolk, pesquisador da Universidade de Abo Akademi, na Finlândia, e principal autor do estudo.

Segundo Antfolk, alguns dos participantes eram solteiros enquanto outros estavam em um relacionamento sério há um tempo e todos responderam qual a faixa etária da pessoa com a qual eles “considerariam” se relacionar sexualmente. Em seguida, eles foram questionados sobre a idade dos seus parceiros nos últimos cinco anos.

Homens se interessam pelas novinhas…

Os resultados mostraram que os homens jovens preferiam mulheres da mesma idade. E, em comparação com as mulheres, os homens estavam geralmente estavam mais dispostos a considerar uma parceira substancialmente mais jovem. Por exemplo, a média de idade dos homens heterossexuais no estudo foi de 37 anos e eles considerariam ter relações sexuais com uma mulher de cerca de 21 anos.

Já as mulheres heterossexuais tinham, em média, 35 anos, e elas considerariam se relacionar com um parceiro de cerca de 27 anos.

Fonte: Veja