mar 6, 2017 | Brasil
Criadores passam a investir em placas solares para não depender da concessionária
Quedas frequentes de energia elétrica causam perdas de produtos perecíveis, queima de eletrodomésticos, impossibilitam acesso à água para consumo e para o gado, e acentuam os prejuízos dos produtores rurais e empreendedores do município de Rochedo. Os relatos vieram à tona neste sábado (4), em reunião entre representantes do Sindicato Rural de Campo Grande, com cerca de 10 produtores da zona rural de Rochedo. Em uma das propriedades, a falta de assistência pela concessionária, fez com o produtor investisse cerca de R$ 30 mil. Em outras a alternativa foi apelar para placas solares.
Peixes, produção leiteira, carnes, vacinas e outros produtos estão na lista de perdas dos produtores.
Entre os prejudicados está o pecuarista Gerardo Eriberto de Morais, da Estância Morais, que convidou os criadores da região para se reunirem ao jurídico e presidência do Sindicato Rural de Campo Grande, Lucas Abes Xavier e Ruy Fachini Filho, respectivamente, para expor a problemática. Morais se sentiu na obrigação de adquirir painéis de energia solar para diminuir o impacto. “Na atual condição não dá para depender da Energisa. As quedas frequentes queimaram um freezer, duas geladeiras, perdemos comida, vacinas para gado e outros medicamentos”, pontua o produtor.
Para driblar a situação foram necessários em torno de R$ 5 mil de investimento em kits de painéis solares. São duas placas solares, controlador e baterias, que hoje mantêm parte da energia da sede, a cerca elétrica da propriedade, o repetidor do sinal de celular, duas lâmpadas, além de um sistema de segurança que está em instalação.

Eriberto investe R$ 5 mil em painéis solares
“A queda de energia pode até ser inevitável, o que não dá para se admitir é a demora para restabelecer”, pontua o advogado do Sindicato, Lucas Abes Xavier, que acompanhará os processos e orientações aos produtores junto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), com a finalidade de ressarcir as perdas dos eletrodomésticos.
O presidente do Sindicato, Ruy Fachini Filho, confirma que evita a judicialização da causa. “Não queremos chegar a este nível de processo. Nos comprometemos com os produtores da região de Rochedo a agendar uma reunião com a Energisa e buscar soluções imediatas para o problema”. Ainda, segundo o presidente, as queixas não estão só em Rochedo. “É um problema alastrado pelas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul”.
Mauricio Pereira de Jesus, da Fazenda Califórnia, teve a necessidade de contratar serviços particulares para revisar os equipamentos que viabilizam a energia elétrica na sua propriedade. Ele verificou a necessidade de adquirir transformador, chave banana, entre outros materiais, incluindo postes, gastando assim cerca de R$ 30 mil. “Sei que não é uma obrigação minha, mas, ou fazia isso, ou ficava sem água do poço e energia elétrica no dia-a-dia”, relata o produtor.
Em uma toada semelhante, com quedas de energia frequentes, sendo que cada uma dura cerca de 3 dias, Sebastião Pani Vilela, do Sítio JV, também chegou a ficar sem água para consumo por não ter energia para retirá-la do poço. “Sem a bomba elétrica funcionar, também ficamos sem transferir água para os animais, tendo de buscar alternativas. Fizemos contato com a Energisa, mas os retornos são demorados e muitas vezes não solucionam”, detalha o produtor que retira leite do resfriador e o transforma em leite para não perder o produto.
O Sindicato Rural de Campo Grande orienta todos produtores com problemas semelhantes a buscar a entidade com relato por escrito, que serão protocolados e encaminhados à concessionária. Sobre as perdas de eletrodomésticos, o jurídico indica a necessidade de um laudo técnico que comprove o motivo da queima, para tornar viável a ação junto ao Procon.
mar 1, 2017 | Brasil

Pedro Chaves participa de fórum sobre reformas em SP
Brasilia (DF) – O senador Pedro Chaves (PSC\MS) será um dos palestrantes do Fórum Reforma Brasil, que reunirá especialistas de diversas áreas para debater as reformas necessárias para o crescimento do país. O evento vai ser realizado na capital paulista segunda e terça-feira (6 e 7) e é promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Instituto Panthéon Jurídico, com apoio do Sescon-SP, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da Fecomercio-SP.
Além de Pedro Chaves, que fará uma palestra sobre a Lei 13.415, que criou o novo ensino médio, do qual foi relator no Senado, participará também o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que falará sobre a reforma eleitoral. Já as reformas política e tributária serão tema da palestra do jurista Ives Gandra Martins. O ex-senador Pedro Simon e o prof. dr. Fernando Facury Scaff farão um retrospecto dos 28 anos da Constituição Federal. Caberá ao economista Bernard Appy tratar de propostas de reforma do modelo de tributação de bens e serviços.
“Não podemos mais atrasar essas discussões. O pior da crise passou e o Brasil vive agora um momento oportuno para fazer as reformas. Com elas, conseguiremos erguer os pilares para o nosso desenvolvimento sustentável e para a garantia de oportunidades para as próximas gerações”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp. “A hora é agora. E o Fórum Reforma Brasil vai dar esse passo, com a participação de grandes autoridades do assunto. Vamos unir todos os esforços”.
Para Wilson Victorio Rodrigues, presidente do Instituto Panthéon Jurídico, “O Brasil vive um capítulo histórico fundamental no qual o governo não demonstra medo em tocar em temas sensíveis. Estamos atravessando um período reformista e agora é o momento de a sociedade analisar o que realmente pretende para o futuro do País. Todos temos de dar uma inteligente contribuição a fim de que o governo trilhe o caminho do desenvolvimento. O Fórum Reforma Brasil é o espaço ideal para essa reflexão”.
“O Brasil precisa criar uma grande corrente pelas reformas estruturais, que são o caminho para a superação das graves dificuldades econômicas e sociais”, frisa Márcio Massao Shimomoto, presidente do SESCON-SP e da AESCON-SP. “Cada um deve deixar de olhar para a sua situação, seu segmento e ampliar o horizonte, pelo bem do País. Toda a sociedade precisa participar dos debates, para encontrarmos coletivamente a rota para o crescimento”.
fev 23, 2017 | Brasil

Senador convidou e o ministro aceitou convite para homenagem a Manoel de Barros
Brasilia (DF) – O senado vai promover dia 13 de março, às 11h, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros. O evento acontece por solicitação do senador Pedro Chaves (PSC/MS).
“Nada mais justo e oportuno que homenagear um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, gênio reverenciado nos quatro cantos do mundo. O Manoel nasceu em Cuiabá mas era sul-mato-grossense de coração.
Ninguém, como ele, cantou tão bem, em versos, as belezas e mistérios do Pantanal”, afirma Pedro Chaves.
O senador visitou os ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Cultura, Roberto Freire, para convidá-los a participar da homenagem ao poeta.
“Fiz questão de entregar pessoalmente o convite e, de pronto, o ministro da Educação me garantiu que estará presente. O ministro Roberto Freire prometeu fazer de tudo para também comparecer. Eles reconhecem a enorme contribuição que Manoel de Barros deu à educação e à cultura brasileira”, argumenta Pedro Chaves.
Na solenidade serão exibidos depoimentos, em vídeo, de vários artistas que admiram a obra do poeta. Além disso, o cantor e compositor Márcio de Camillo vai apresentar um trecho do projeto Crianceiras, espetáculo cênico-musical baseado nos poemas de Manoel de Barros.
“Será uma homenagem muito singela, adequada à simplicidade do nosso querido Manoel, homem reservado, de poucas palavras, mas de imensa sabedoria”, antecipa o senador. Há 18 anos, Pedro Chaves, na época reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), fundou, em Campo Grande, a Fundação Manoel de Barros, que apoia e promove projetos culturais, de desenvolvimento social e preservação ambiental.
Biografia – Manoel de Barros nasceu em 1916 e morreu aos 98 anos, em 2014, em Campo Grande. Ele é considerado um dos principais poetas brasileiros contemporâneos e escrevia versos nos quais elementos regionais se conjugavam a considerações existenciais e uma espécie de “surrealismo pantaneiro”. Publicou seu primeiro livro de poesias, “Poemas Concebidos Sem Pecados”, em 1937. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou bacharel em Direito, em 1941.Viajou para a Bolívia e o Peru, conheceu Nova York e era familiarizado com a poesia modernista francesa.
A partir de 1960 passou a se dedicar a sua fazenda no Pantanal, onde criava gado. Sua consagração como poeta se deu ao longo das décadas de
1980 e 1990. Recebeu o Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Foi contemplado também com o Prêmio Jabuti de Poesia, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, pela obra “O Guardador de Águas”.
O poeta publicou mais de vinte livros, entre eles, “Face Imóvel” (1942), “Poesias” (1946), “Compêndio Para Uso dos Pássaros” (1961), “Gramática Expositiva do Chão” (1969), “Matéria de Poesia” (1974), “O Guardador de Águas” (1989), “Livro Sobre Nada” (1996), “Retrato do Artista Quando Coisa” (1998), “O Fazedor de Amanhecer” (2001), e “Portas de Pedro Vieira” (2013). Em seus últimos anos de vida passou a residir em Campo Grande. Gostava de invenções verbais e neologismos como “eu me eremito”.
fev 16, 2017 | Brasil
Pautas federativas, quando aprovadas, representarão impacto financeiro importante para as unidades da Federação
Campo Grande (MS) – Quatro Projetos de Lei e uma emenda constitucional foram temas da primeira reunião de 2017 do Fórum Permanente dos Governadores. Nesta quarta-feira (15), em Brasília, o governador Reinaldo Azambuja, oito governadores e quatro vice-governadores decidiram que vão pressionar o Congresso Nacional para dar celeridade na aprovação dessas pautas. A reunião aconteceu na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Águas Claras (DF).
Segundo Reinaldo, as matérias que tratam da repatriação dos recursos mantidos no exterior, o regime especial para pagamento dos precatórios, a securitização da dívida e a utilização dos depósitos judiciais nos Estados, se aprovadas, podem abrir uma janela para Mato Grosso do Sul neste momento de crise financeira. “A reunião do fórum foi muito positiva e avançou no sentido de buscarmos apoio dentro do Congresso para acelerar a apreciação na Câmara e no Senado”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
Neste momento em que o Estado passa pela incerteza quanto à arrecadação do gás boliviano, por exemplo, a aprovação destas pautas é considerada de extrema importância para Mato Grosso do Sul, segundo Reinaldo. Só na repatriação dos recursos que estão no exterior, o Estado calcula a soma de quase R$ 100 milhões de créditos. “São alternativas importantes para nosso Estado neste momento de crise”, ponderou.
O anfitrião, Rodrigo Rollemberg, disse que os governadores formaram uma pauta federativa. “Solicitaremos a inclusão das matérias na pauta do Congresso o quanto antes”, disse Rollemberg.
Após a reunião, os membros do Fórum Permanente Governadores, aproveitaram o almoço com presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e líderes partidários, para reforçar o pedido de acelerar a apreciação e votação dessas matérias na Casa.
Na parte da tarde, o governador Reinaldo Azambuja se reuniu também com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, e tratou desses temas mas, principalmente, da securitização da dívida – que permite aos entes da Federação ceder direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários.
Formalização
Pela primeira vez, o Colégio Nacional dos Procuradores de Estado reuniu-se simultaneamente ao fórum. A razão do encontro é formalizar o Fórum Permanente de Governadores, existente na prática, mas ainda não registrado.
Uma minuta está pronta e cada procurador levará ao governador de seu estado o documento para que os chefes do Executivo façam ponderações. A ideia é que, já na próxima reunião dos governadores, o fórum seja formalmente instituído.
fev 14, 2017 | Brasil
Rio de Janeiro (MS) – Na manhã dessa terça-feira (14), a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, uma das unidades de ensino da rede estadual localizada na cidade de Niterói, voltou a ser notícia na mídia.
O caso foi a organização de um protesto organizado com o apoio do Grêmio Estudantil e que envolveu a união de alunos, professores e servidores da unidade.
O movimento nomeado de SOS Faetec ocorre de manhã a partir das 09:00h e contará com cobertura dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o RJTV transmitido pela Rede Globo, a rádio CBN, o jornal O Fluminense e uma entrevista às 09h para o SBT.
Os objetivos são para lutar por melhores condições na rede de ensino estadual, valorização de professores e servidores, falta de mantimentos e de recursos no fornecimento de alimentos e ainda por cima da infraestrutura das unidades.
Confira a programação divulgada para a manifestação:
09:00 – Inicio da montagem do SOS Faetetc para ser realizada a filmagem a partir de um drone, oficina de cartazes na entrada da unidade.
12:00 – Término da montagem e dos cartazes.
12:15 – Abraço ao Henrique Lage.
12:30 – Caminhada para divulgação dos casos.
13:30 – Enceramento do ato.
(Foto: Reprodução / Facebook)
fev 13, 2017 | Brasil
De acordo com o estudo, embora os homens, em geral, cogitem se relacionar com mulheres bem mais novas, na prática eles têm parceiras da mesma idade. (iStock/Getty Images)
Sabe aquela história que os homens preferem mulheres muito mais novas? Nem sempre é assim. Um estudo finlandês publicado recentemente na revista científica Evolutionary Psychology veio para mudar o estereótipo de que homens mais velhos preferem as novinhas.
A pesquisa, realizada com 2.700 adultos com idade entre 18 e 50 anos, mostrou que, de fato, os homens se interessam por mulheres substancialmente mais jovens do que eles. No entanto, eles também são atraídos e tendem a se relacionar com mulheres da mesma faixa etária.
“Uma descoberta interessante é que, à medida que os homens envelhecem, tornam-se menos exigentes quanto à idade. Eles relatam interesse tanto em mulheres jovens quanto nas mais velhas.”, disse Jan Antfolk, pesquisador da Universidade de Abo Akademi, na Finlândia, e principal autor do estudo.
Segundo Antfolk, alguns dos participantes eram solteiros enquanto outros estavam em um relacionamento sério há um tempo e todos responderam qual a faixa etária da pessoa com a qual eles “considerariam” se relacionar sexualmente. Em seguida, eles foram questionados sobre a idade dos seus parceiros nos últimos cinco anos.
Homens se interessam pelas novinhas…
Os resultados mostraram que os homens jovens preferiam mulheres da mesma idade. E, em comparação com as mulheres, os homens estavam geralmente estavam mais dispostos a considerar uma parceira substancialmente mais jovem. Por exemplo, a média de idade dos homens heterossexuais no estudo foi de 37 anos e eles considerariam ter relações sexuais com uma mulher de cerca de 21 anos.
Já as mulheres heterossexuais tinham, em média, 35 anos, e elas considerariam se relacionar com um parceiro de cerca de 27 anos.
Fonte: Veja