abr 3, 2017 | Brasil

Posto no Rio de Janeiro: lotado com a procura pela vacina (Marcia Foletto/Agência o Globo)
Desde 1980 o Brasil não registrava um surto tão grande de febre amarela. De dezembro para cá, houve 2 104 casos notificados, dos quais 492 foram confirmados e 1 101 ainda estão sob investigação — 162 pessoas morreram da infecção. As principais dúvidas:
Há dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. Qual é a diferença entre elas? A silvestre é disseminada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, circulantes em matas, e não em cidades. A versão urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do zika e da chikungunya. Não há registro de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. As mortes de agora foram causadas pela versão silvestre, unicamente.
Por que a versão urbana é um problema? Porque seu potencial de disseminação é grande, na medida em que circularia nas cidades, em meio a um número muito maior de pessoas.
Todo brasileiro deve tomar a vacina ou só quem mora em cidades com casos de febre amarela? Quem deve tomar, primordialmente, a vacina são as pessoas que moram nas cidades com casos da doença e em regiões próximas a elas, numa distância de até 50 quilômetros. Estudos epidemiológicos revelam que, se 90% da população das cidades de risco for vacinada, dificilmente a doença se espalhará. O melhor controle, portanto, é a vacinação.
Quem não sabe se tomou a vacina algum tempo atrás pode se vacinar mesmo assim? Sim. O tempo de imunização da vacina é dez anos. Depois disso, deve-se tomar uma segunda dose como reforço, e o organismo estará protegido para sempre.
A doença é contagiosa? A febre amarela não é transmitida de ser humano a ser humano, nem de animal a animal, tampouco de animal a humanos. A única forma de transmissão é pela picada do mosquito infectado.
Quem vai viajar para as regiões com surto da doença deve tomar a vacina? Sim. A vacina tem de ser tomada dez dias antes da viagem. Recentemente, Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba passaram a pedir a vacinação.
A febre amarela é mais perigosa do que as outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti? Sim. Cerca de 20% dos portadores de febre amarela morrem, contra 1% das pessoas infectadas por dengue e 2% por chikungunya.
Quais são os sintomas da febre amarela? Cerca de 35% das pessoas infectadas apresentam sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de cabeça, febre, perda de apetite e dores musculares, três dias depois de terem sido picadas pelo mosquito. Após essa fase, 35% desenvolverão a forma grave da doença, com sintomas severos, como dor abdominal, falta de ar, vômito e urina escura. O restante não apresenta sintomas.
É possível contrair a doença mais de uma vez? Não. Quem já foi infectado está imune para sempre, diferentemente do que ocorre com a dengue.
mar 28, 2017 | Brasil
O atacante Roberto Firmino ficou fora do último treino da seleção brasileira antes do confronto contra o Paraguai, nesta terça-feira (28), pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
No final da tarde desta segunda (27), o jogador do Liverpool foi poupado por Tite. Ele reclamou de inflamação na garganta e ficou no hotel realizando tratamento.
Diego Souza foi o seu substituto. O meia do Sport é um dos atletas mais elogiados pelo treinador. Na noite desta segunda-feira (27), Tite deve anunciar o titular da posição.
A única novidade confirmada é o lateral Fagner. Ele jogará na vaga de Daniel Alves, que terá que cumprir suspensão.
Com 30 pontos nas eliminatórias, a seleção pode garantir a vaga na Copa da Rússia nesta terça. Para isso, o time precisa vencer em Itaquera e torcer por um tropeço do Chile e do Equador nesta rodada.
No mesmo dia, o Chile enfrentará a Venezuela, em Santiago. Já os equatorianos vão jogar contra a Colômbia, em Quito.
Na quinta (23), a seleção goleou o Uruguai, por 4 a 1, em Montevidéu.
No treino desta segunda, os jornalistas só puderam registrar imagens por 15 minutos. Depois disso, a arena foi esvaziada.
No domingo (26), a comissão técnica fez a mesma coisa pela primeira vez no Brasil.
mar 27, 2017 | Brasil
Em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima, Portugal, para três pastorzinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Maria fez revelações que, mais tarde, ficaram conhecidas como “O Segredo de Fátima“.
A 1ª e a 2ª parte do segredo foram escritas por Lúcia no ano de 1941 e conhecidas logo em seguida. Já a 3ª parte do segredo foi escrita em 1944, em uma correspondência privada a ser aberta somente pelo Santo Padre. No dia 26 de junho de 2000, a 3ª parte do segredo foi finalmente publicada pelo Vaticano.
Conheça a íntegra das três partes:
1ª e 2ª parte do Segredo de Fátima
Transcrição na íntegra das palavras da Irmã Lúcia, contendo a revelação da primeira e da segunda partes do segredo de Fátima:
“(…) o segredo consta de três coisas distintas, duas das quais vou revelar. A primeira foi, pois, a vista do inferno! Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas nos grandes incêndios, sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizavam e fazia estremecer de pavor.
Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e acrosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros.
Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição); se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor.
Em seguida, levantamos os olhos para Nossa Senhora, que nos disse com bondade e tristeza: Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração.
Se fizerem o que eu disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo dos seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas; por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”.
3ª parte do Segredo de Fátima
O conteúdo da terceira parte do Segredo de Fátima, anunciado em 13 de julho de 1917, em Fátima, e que a Ir. Lúcia, a única das três videntes ainda viva, redigiu em 3 de janeiro de 1944, é o seguinte:
“Escrevo em ato de obediência a Vós, meu Deus, que me mandais por meio de Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo de Leiria, e da Vossa e minha Santíssima Mãe. Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais alto, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda.
Ao cintilar despedia chamas que pareciam incendiar o mundo. Mas apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O anjo, apontando com a mão direita para a terra, com voz forte dizia: Penitência, penitência, penitência.
E vimos numa luz imensa, que é Deus, algo semelhante a como se veem as pessoas no espelho, quando lhe diante passa um bispo vestido de branco. Tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre. Vimos vários outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande cruz, de tronco tosco, como se fora de sobreiro com a casca. O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade, meia em ruínas e meio trêmulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena. Ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho.
Chegando ao cimo do monte, prostrado, de joelhos, aos pés da cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe disparavam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns após os outros os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e várias pessoas seculares. Cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da cruz, estavam dois anjos. Cada um com um regador de cristal nas mãos recolhendo neles o sangue dos mártires e com eles irrigando as almas que se aproximavam de Deus”.
Um comentário de Sergio Vellozo, da Canção Nova
Nossa Senhora, em Fátima, fez um diagnóstico, mostrou os riscos e prescreveu os remédios. Ela ofereceu à humanidade meios para se livrar de males ameaçadores representados nas visões dadas às três crianças. Na medida em que usamos o remédio, o mal é vencido. Almas são salvas de cair no inferno e guerras destruidoras que atingem a Igreja são afastadas, adiadas.
O mundo viveu durante vários anos a chamada guerra fria, em que o conflito com a Rússia e todo o bloco soviético podia explodir a qualquer momento numa guerra nuclear. O remédio oferecido em Fátima, uma especial consagração ao Imaculado Coração, ficou por longo tempo sem a aplicação devida. Foi somente depois de ser salvo por milagre de um atentado em 13 de maio de 1981, aniversário das aparições, que João Paulo II se ocupou das revelações de Fátima. Quando, em 1984, nosso querido Papa fez a consagração solene nos moldes prescritos por Nossa Senhora, o remédio celestial começou a agir. Bastaram cinco anos para o mundo assistir ao desmantelamento do bloco soviético.
Parte do tratamento prescrito cabia ao Papa e aos bispos, mas a outra parte cabe a cada um de nós. Como temos feito a comunhão reparadora? Qual a visão pior: a da primeira parte ou a da última parte do segredo? A queda do muro de Berlim é um testemunho de como os remédios oferecidos pela Mãe são eficazes. Diante de tudo, só posso pedir misericórdia, pois tenho sido relaxado no uso destes remédios para o bem de tantos. Penitência! Penitência! Penitência!, dizia o anjo em 1917. Que diria ele agora?
mar 15, 2017 | Brasil
As escolas da rede pública e privada interessadas em participar do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas têm prazo até sexta-feira (17) para se inscrever. O concurso é realizado no Brasil pelos Correios e coordenado em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU).
Cada escola pode participar com, no máximo, duas redações, que devem ser escritas a mão e produzidas por alunos de até 15 anos, sobre o tema “imagine que você é um assessor (a) do secretário-geral da ONU – qual o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.
Para o presidente dos Correios, Guilherme Campos, a participação do Brasil é de suma importância, especialmente pelo seu lugar de destaque. “Nosso país tem tradição no concurso internacional de redação de cartas. Somos o segundo do mundo com melhor desempenho, atrás apenas da China. Precisamos manter esse patamar”.
Todas as informações sobre o Concurso Internacional de Redação de Cartas estão disponíveis no site dos Correios.
mar 10, 2017 | Brasil
Brasilia (DF) – Na próxima segunda-feira, 13 de março, o Senado vai promover, por requerimento do Senador Pedro Chaves, sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros. “Nada mais justo e oportuno que homenagear um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, gênio reverenciado nos quatro cantos do mundo.
O Manoel nasceu em Cuiabá mas era sul-mato-grossense de coração. Ninguém, como ele, cantou tão bem, em versos, as belezas e mistérios do Pantanal”, afirma Pedro Chaves. Na solenidade serão exibidos depoimentos, em vídeo, de vários artistas que admiram a obra do poeta.
Além disso, o cantor e compositor Márcio de Camillo vai apresentar um trecho do projeto Crianceiras, espetáculo cênico-musical baseado nos poemas de Manoel de Barros. “Será uma homenagem muito singela, adequada à simplicidade do nosso querido Manoel, homem reservado, de poucas palavras, mas de imensa sabedoria”, antecipa o senador.
Há 18 anos, Pedro Chaves, na época reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), fundou, em Campo Grande, a Fundação Manoel de Barros, que apoia e promove projetos culturais, de desenvolvimento social e preservação ambiental. Biografia – Manoel de Barros nasceu em 1916 e morreu aos 98 anos, em 2014, em Campo Grande (MS).
Ele é considerado um dos principais poetas brasileiros contemporâneos e escrevia versos nos quais elementos regionais se conjugavam a considerações existenciais e uma espécie de “surrealismo pantaneiro”. Publicou seu primeiro livro de poesias, “Poemas Concebidos Sem Pecados”, em 1937. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou bacharel em Direito, em 1941.Viajou para a Bolívia e o Peru, conheceu Nova York e era familiarizado com a poesia modernista francesa.
A partir de 1960 passou a se dedicar a sua fazenda no Pantanal, onde criava gado. Sua consagração como poeta se deu ao longo das décadas de 1980 e 1990. Recebeu o Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Foi contemplado também com o Prêmio Jabuti de Poesia, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, pela obra “O Guardador de Águas”.
Autoridades confirmadas: Vice-presidente da Fundação Manoel de Barros, Sr. Marcos Henrique Marques, representando o Ministro Mendonça Filho, Presidente do INEP, Sra. Maria Inês Fini, Deputado Federal Izalci Lucas, Senadora Simone Tebet e o Senador Waldemir Moka. Assessoria de
mar 9, 2017 | Brasil
Evento realizado pela ABQM vai distribuir R$ 320 mil em prêmios.
As Vaquejadas modernas se tornaram um negócio, que gera cerca de 700 mil empregos e movimenta mais de R$ 600 milhões ao ano. Pernambuco está entre as principais sedes de provas no Nordeste, região onde a atividade ganhou popularidade na segunda metade do século XX. Em 2016, o Estado recebeu dois campeonatos oficiais da maior raça equina do país: Quarto de Milha. Este ano, a 1ª Copa dos Campeões abriu o calendário das competições nacionais da modalidade. O evento ocorre de 8 a 12 de março, no Parque Rufina Borba, em Bezerros, no Agreste.
Como em anos anteriores, o parque também receberá o Congresso & Derby de Vaquejada, já na 8ª edição. As competições serão promovidas em paralelo à 1ª Copa dos Campeões, pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, serão distribuídos R$ 320 mil em prêmios, nos três campeonatos. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas, em qualquer categoria, até o dia 3 de março, através do site da associação: www.abqm.com.br.
Participam da Copa dos Campeões cavalos e cavaleiros habilitados que atingiram pontuações nos eventos oficiais e oficializados da ABQM, realizados no ano passado. “Já o Derby é exclusivo para animais com até 6 anos hípicos e o Congresso para cavalos com no mínimo 3 anos hípicos. Nesta competição, a habilitação não é obrigatória, mas pode proporcionar ao competidor e ao animal a participação na Copa dos Campeões do próximo ano”, explica Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM. A entrada no parque e na arena é gratuita.
Bem-estar animal nas Vaquejadas
De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejadas (ABVAQ), a prática se modernizou e passou a se autorregular para preservar a saúde de animais e vaqueiros. A introdução do protetor de cauda é um dos cuidados com os bovinos para evitar danos à sua saúde. “O equipamento é um rabo artificial feito com uma malha de nylon que é fixado na base do rabo do boi e que reveste toda a cauda”, assegura o presidente da ABVAQ, Paulo Fernando Filho (Cuca). O cumprimento do regulamento de Bem-Estar Animal também é fiscalizado pela ABQM.