nov 4, 2020 | Brasil
Com valorização da arroba e do bezerro, produção e estoque de volumoso eficiente e de baixo custo durante o período chuvoso é estratégia para manter o ganho de peso dos animais e botar dinheiro no bolso quando parar de chover.
Durante a última e intensa estação seca que castigou o Brasil, muitos pecuaristas lamentaram o fato de não terem feito estoque suficiente de silagem para o gado. Com isso, muitos animais não atingiram estágio de conformação de carcaça na recria para dar entrada na terminação confinada ou semiconfinada. O resultado foi uma oferta extremamente restrita de animais justamente em um momento de preços generosos.
Mas parece que o aprendizado foi válido. Por todo o país muitas propriedades se preparam para investir no plantio de alternativas ao milho (cujo preço do grão – R$ 78/saca em Castro, PR em 03 de novembro – não justifica seu cultivo para uso em cocho de recria) como forma de produção de comida boa, eficiente e barata para fornecer aos animais ao longo dos meses de estiagem (de março a setembro, em boa parte do País).
“Muitas fazendas em Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e em vários estados do Nordeste estão investindo em volumoso de baixo custo e de alta produtividade a base da capim mombaça, capim capiaçu, sorgo gigante boliviano ou mesmo com a cana, apesar de sua maior dificuldade em digestibilidade”, avisa o técnico Luis Caires, (Caires Consultoria, de Goiânia, GO), especialista em integração lavoura-pecuária (ILP) e recuperação de pastagem. Ele mostrou esta tendência e números durante painel apresentado no final de outubro em Maceió, AL, durante o Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste (Encorte 2020).
Caires defende uma estratégia de seca que garanta custos menores e ganho de peso suficiente para que o animal fique o menor tempo na fazenda. “É possível trabalhar com volumoso mais barato e obter um ganho de 1 kg/animal/dia, que não é tão alto quanto o milho pode dar (até superior a 1,5 kg/dia) garantindo desempenho na seca e fluxo para a terminação”, observa.
Ele cita como exemplo a Fazenda Lageado, em Goiás que já trabalhou neste sentido este ano: “Na recria ao longo da seca, a propriedade manteve média de 15 garrotes de 11 a 12 arrobas por hectare, obtendo ganho médio diário (GMD) de 1 kg/animal/dia fornecendo 20 kg/animal/dia de sorgo, cujo custo de produção pode variar de R$ 0,03 a R$ 0,04/kg”.
Outro exemplo vem do Nordeste, região onde a seca sempre foi um limitador para a pecuária. “Agora não é mais. Veja só o que fez, por exemplo, a Fazenda Timbaúba, em Quixadá, no Ceará. Muito conhecida na região pela produção de genética – vende touros – manteve nos meses secos todas as categorias (machos e fêmeas PO) a base de silagem de sorgo gigante boliviano no cocho a uma média de 20 kg/animal/dia e que lhe custou R$ 38/tonelada, representando um custo de R$ 24/animal/mês, obtendo um GMD de 1,65 kg/animal/dia. Considerando a suplementação mineral, a fazenda não desembolsou mais do que R$ 1,50/animal/dia em nutrição em pleno período de pasto zero”.
Caires acredita que esta tendência de alimentar a recria no cocho durante a seca se acentue nos próximos ciclos produtivos da pecuária. Ele avisa, entretanto, que este modelo necessita de planejamento: “Com a valorização do bovino de corte é preciso produzir mais rápido e diminuir custos para atender a demanda e garantir um bom retorno financeiro. Isso é feito disponibilizando volumoso barato, de alta qualidade e em boa quantidade. O restante fica por conta da suplementação mineral, que vai depender da estratégia traçada pelo produtor.”
A adoção desta alternativa pode ser mensurada pela demanda por plantio do sorgo gigante boliviano, híbrido (Agri 002E) que chegou ao Brasil em 2017, fruto de 10 anos de melhoramento genético trabalhado em Santa Cruz de La Sierra pela multinacional sul-americana Agricomseeds. Considerando apenas o Nordeste, a área plantada saiu de 2.500 ha na safra 2018/2019 para 9.000 ha no ciclo 2019/2020. A projeção da Latina Sementes, empresa que representa a genética Agricomseeds no Brasil, para 2020/2021 é de que o sorgo gigante passe a ocupar área de 40.000 hectares nos estados nordestinos.
nov 1, 2020 | Brasil
O ator Tom Veiga, intérprete do Louro José no programa “Mais Você”, da TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º). O ator trabalha ao lado Ana Maria Braga por 26 anos interpretando o boneco, que ficou conhecido pelas tiradas de humor.
O personagem foi criado por Ana Maria Braga em 1996, informa o site “Memória Globo”. Na época, ela apresentava o programa “Note e Anote”, na Record. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala”, lembrou ela, em depoimento.
Várias pessoas foram testadas para manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do “Note e Anote”.
Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte.
out 31, 2020 | Brasil
O câncer da boca afeta milhares de pessoas em todo o país. O CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de MS) alerta a população sobre os riscos dessa doença.
De acordo com os dados do Inca, a estimativa de casos de câncer de cavidade oral em Mato Grosso do Sul é de 220 novos casos este ano. Apenas em Campo Grande, a estimativa é de 80 casos.
O Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior incidência do câncer bucal na região Centro-Oeste, perdendo apenas para Goiás.
Conforme os últimos dados do INCA para Mato Grosso do Sul, a estimativa para 2020 é de que o Câncer de Boca seja o 5º de maior incidência entre os homens, com 170 casos, uma taxa de 11,86 homens acometidos para cada 100 mil habitantes. Já entra as mulheres, doença seria a 13ª de maior incidência.
DADOS BRASIL:
Segundo as informações do Globocan, no mundo, em 2018 foram estimados 246 mil casos novos de cânceres de língua e cavidade oral (C00-C06) em homens e 108 mil em mulheres, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos do que em mulheres.
O câncer de cavidade oral pode afetar várias estruturas anatômicas como: lábios, gengivas, bochechas, palato, língua (principalmente as bordas), orofaringe e a região embaixo da língua.
CID: C00 a C10 (CID – Código internacional de doenças)
De acordo com a cartilha Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil, desenvolvida pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), o número de casos novos de câncer da cavidade oral esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 15.190, sendo 11.180 casos em homens e de 4.010 em mulheres.
Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição. Para as mulheres, corresponde a 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo a décima terceira mais frequente entre todos os cânceres.
Em mortalidade, os números indicam uma estimativa preocupante: caso os índices se mantenham, os números de óbitos serão de 5.468 casos, sendo 4.374 em homens e 1.094 em mulheres dentro do triênio 2020-2023.
Em 2018, foram registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Brasil, 6.455 óbitos por câncer de lábio e cavidade oral, representando 50% dos óbitos por câncer de cabeça e pescoço.
LEIS:
A semana é instituída por Leis Federal, Municipal e Estadual como a “Semana de prevenção ao Câncer de Boca”.
Em 2015, a Lei Federal N. 13.230 de 28 de dezembro de 2015 instituiu a semana nacional de prevenção do câncer bucal, celebrada anualmente na primeira semana de novembro. A lei municipal de prevenção ao câncer bucal é de 2009, de autoria do vereador Paulo Siufi. A lei estadual é de 2011 e de autoria da deputada estadual Dione Hashioka.
FATORES DE RISCO:
Os fatores de risco mais conhecidos incluem o tabagismo e o consumo de álcool, sendo que o risco é 30 vezes maior para os indivíduos que fumam e bebem do que para aquelas pessoas que não o fazem. Entre outros fatores de risco, encontra-se a exposição ao sol sem proteção (importante risco para o câncer de lábio), o excesso de gordura corporal, a infecção pelo HPV (relacionada ao câncer de orofaringe) e outros como exposição a agentes oncogênicos como herbicidas, produtos químicos e pesticidas.
SINTOMAS:
Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em 15 dias. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca.
PREVENÇÃO:
A prevenção do câncer na boca é possível através de hábitos saudáveis, que incluem:
– Evitar o consumo de álcool;
– Evitar fazer uso de tabaco;
– Evitar exposição ao sol sem proteção;
– Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
– Ter um acompanhamento odontológico frequente;
– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
– Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.
out 29, 2020 | Brasil

O apresentador Romano dos Anjos, sequestrado na noite da segunda-feira (26) e encontrado na manhã desta terça-feira (27), teve os braços quebrados e amarrados durante o crime.
O jornalista da TV Imperial, afiliada da Record TV em Roraima, foi encontrado com vida em uma região rural de Boa Vista depois que um homem entrou em contato com a emissora.
Segundo a afiliada, Romano está com ferimentos nos braços. Ele foi sequestrado na noite da segunda-feira (26), após suspeitos terem invadido sua casa e abordado ele e a mulher, a também a apresentadora Nattacha.
Ainda de acordo com a TV, Romano dos Anjos foi localizado na região do Bointento e foi encaminhado para o pronto-socorro para receber os primeiros atendimentos.
quipes da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros fizeram buscas, na manhã desta terça-feira (27), nas proximidades da BR-174, para encontrar o apresentador do Mete Bronca, da TV Imperial.
As buscas ocorreram na região do rio Cauamé, próximo à BR-174, local onde o veículo do jornalista foi deixado pelos suspeitos. O Fiat Mobi foi encontrado em chamas, por volta de 22h, à margem da rodovia, sem o jornalista. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e a perícia foi acionada no local.
De acordo com a diretora de jornalismo da emissora, Leiliane Matos, a esposa do apresentador Nattacha Vasconcelos afirmou que os suspeitos xingaram o casal no momento do sequestro e tinham armas em punho.
Os suspeitos teriam gritado, ordenando ao casal que entregasse quantias em dinheiro. Os homens também teriam perguntado sobre cofres e quando o casal respondeu que não tinha dinheiro afirmaram que levariam o veículo e a televisão. Nesse momento, teriam desligados as luzes da residência.
Segundo relatos, os suspeitos levaram os celulares do casal para evitar comunicação entre eles. A casa foi invadida por criminosos encapuzados, por volta de 20h30. Ambos foram feitos reféns. A esposa do jornalista foi amarrada e deixada no local. Ela está abalada com o ocorrido, mas passa bem.
Polícia Militar de Roraima acompanhou o caso e fechou as saídas da cidade desde a noite de ontem. Segundo a diretora de jornalismo, o apresentador não relatou ter recebido ameaças nos últimos dias. Recentemente, Romano dos Anjos vinha noticiando casos de corrupção envolvendo políticos locais e desvio de recursos federais para o combate à covid-19.
O Mete Bronca é o programa mais antigo da TV Imperial. O jornalístico existe há mais de 15 anos com noticias policiais, de políticas e denúncias. Romano dos Anjos está à frente da atração há seis anos.
Indignação e preocupação
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) manifestaram indignação e preocupação com o sequestro do jornalista. FENAJ e Sinjoper pediram máximo empenho das forças de segurança do Estado para que o jornalista seja encontrado e resgatado em segurança.
FENAJ e Sinjoper exigem esforço máximo do governo de Roraima, por meio de sua Secretaria de Segurança, das polícias Civil e Militar, ao mesmo tempo em que pedem o apoio de toda a sociedade de Roraima para que o caso seja resolvido e o jornalista retome sua rotina em casa e no trabalho.
“É preciso que toda a sociedade diga não à violência contra jornalistas, que é sempre um atentado à liberdade de imprensa e ao direito cidadão à informação”, afirmaram os órgãos por meio de nota.
out 23, 2020 | Brasil

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22), em solenidade no Palácio do Planalto, um programa para eliminação e simplificação de normas, batizado de Descomplica Trabalhista.

Como primeiras medidas, foram revogadas 48 portarias trabalhistas consideradas obsoletas e foi assinada uma nova norma regulamentadora de saúde e segurança na área rural. Também foi apresentado o eSocial simplificado, com redução nos campos de preenchimento por parte dos empregadores, que têm que prestar informações à Receita Federal sobre funcionários.
“Nós queríamos tirar, como sempre disse o presidente, o estado do cangote das pessoas. Foram 11 ou 12 simplificações na agricultura, sete na infraestrutura, e ele [Bruno Bianco, secretário especial da Previdência e Trabalho] vai anunciar, daqui a duas semanas, 2 mil simplificações”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Agronegócio
Entre as principais medidas assinadas durante a cerimônia, está a nova redação da Norma Regulamentadora 31 (NR 31), que trata especificamente da saúde e segurança na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Segundo o governo, a nova versão foi aprovada em consenso entre trabalhadores e empregadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).

Um dos pontos mais importantes é o fim da exigência de aplicação de normas urbanas no meio rural sem observância das peculiaridades do setor. Para o governo, esse item gerava uma grande insegurança jurídica e aplicação de multas, além de causar confusão para o produtor rural sobre qual norma ele deveria seguir.
“Será que faz sentido obrigar um proprietário a oferecer instalações permanentes de refeitórios ou de alojamentos, em atividades itinerantes, que muitas vezes são desenvolvidas sobre um cavalo? Isso era exigido, e nós revisamos isso por unanimidade, por consenso, e trouxemos mais segurança também para o empregado. Estamos entregando normas mais racionais, sem complicações e com menos custo para o setor produtivo”, afirmou o secretário Bruno Bianco.
eSocial
Outra mudança anunciada na cerimônia é a instituição do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial simplificado).
De acordo com o governo, as mudanças no leiaute do sistema simplificam o preenchimento e eliminam campos que tomavam desnecessariamente tempo para preenchimento. “O formulário mais leve atende às procedentes reivindicações do setor produtivo do país, sem prejuízo da manutenção de informações importantes para a continuidade das políticas públicas de trabalho e de previdência”, informou o Ministério da Economia, em nota.
Agora, o CPF passará a ser o único número de identificação do trabalhador, dispensando a referência a outros números cadastrais, como, por exemplo, PIS e Pasep. Também foram excluídos os pedidos de informações que já constam nas bases do governo, como é o caso do número de RG e da CNH.
As regras de validação não impedem mais a transmissão de dados, e os impedimentos foram substituídos por avisos, evitando a cobrança de multas por atraso na entrega de informações. As exigências que não estavam previstas em lei também foram retiradas.
Ainda de acordo com a pasta, uma parceira do eSocial com as juntas comerciais permitirá o registro dos empregados no momento da inscrição da empresa (sem necessidade de ingresso em novo login ou sistema).
Já os módulos de empregador doméstico e microempreendedor individual passaram por transformações de facilitação que incluem a alteração da linguagem, existência de um assistente virtual e lançamento automático do 13º salário. Em agosto, foi lançado o aplicativo do empregador doméstico, que permite a este fechar a folha de pagamento de seu empregado em apenas alguns cliques no próprio smartphone.
Fonte: Agência Brasil
out 23, 2020 | Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O apresentador Ratinho, 64, está com coronavírus. A revelação foi feita por ele mesmo nas redes sociais. Segundo o artista, não há sintomas e está bem em sua casa.
“Eu tenho feito exames de Covid e essa semana constatou que eu estou com a Covid-19. Passando aqui para dizer que estou muito bem, estou no meu apartamento em São Paulo sem sintoma nenhum. Vou dar uma afastada um tempo até tudo voltar à normalidade”, contou.
O apresentador também agradeceu às mensagens que tem recebido. “Amigos não se preocupem e os inimigos não façam festa, pois estou bem. Obrigado a todos pelas preocupações.”
A partir de semana que vem, o Programa do Ratinho apresentará reprises. Até o fim desta semana ainda há inéditos já gravados. Todos que tiveram contato com ele farão testes no laboratório dentro da emissora.
A revelação de que o apresentador está com coronavírus aparece três dias depois de o seu programa no SBT voltar a ter plateia. De acordo com a emissora, serão sempre 30 pessoas acompanhando a atração ao vivo.
A emissora alerta que todas elas serão testadas para Covid-19 para que o ambiente fique totalmente dentro das normas e dos protocolos pedidos pelos órgãos de saúde competentes.
A última vez que o Programa do Ratinho teve plateia foi em meados de maio. Desde então houve grandes mudanças na programação e no jeito de levar o programa ao ar com reprises.