(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026

No Dia Internacional do Riso, psicólogo fala dos benefícios desse hábito  

Rir de uma piada, na companhia de amigos e familiares ou até mesmo sozinho. O riso parece uma expressão tão simples, mas é capaz de causar grandes efeitos, como estimular a criatividade e aumentar o bem-estar. No fim das contas, parece que rir é mesmo o melhor remédio. Hoje, 18 de janeiro é celebrado o Dia Internacional do Riso e nada melhor que iniciar a semana tornando o riso um hábito diário.

“Estar rodeado de pessoas que te fazem bem, ter atividades prazerosas, assistir a um bom filme de comédia, são algumas formas de estimular o riso. Um sorriso pode surgir de muitas situações e, na maioria das vezes, ele não é programado”, comenta o psicólogo da Unimed Campo Grande, Thiago Ribeiro Rey.

Ao sorrir o corpo libera substâncias que estão ligadas diretamente ao bem-estar, estimula o sistema imunológico, reduzindo assim o estresse, além de contribuir com o aumento da autoestima e melhorar a qualidade do sono.

“Ao sorrir nós liberamos endorfina e diminuímos a liberação de cortisol, que é um dos principais responsáveis por sentimentos negativos como a ansiedade e o medo. O bom-humor nos permite ter uma visão positiva e realista da vida, por isso, pessoas que têm o hábito de sorrir têm níveis de estresse menor. O corpo fica mais leve e a alma também”, explica o psicólogo.

Thiago destaca que o riso é ainda um grande aliado para auxiliar a aliviar toda a tensão que a pandemia da Covid-19 tem trazido para a vida das pessoas. “Sorrir é uma arma poderosa no momento em que estamos vivendo por causa da pandemia. O foco nas notícias negativas tem sido um grande inimigo da saúde mental, então sorrir muda o nosso foco e contagia as pessoas ao nosso redor”.

O psicólogo finaliza parafraseando William Shakespeare “ é mais fácil obter o que se deseja com sorriso do que com a ponta da espada”.

“Se A Criança Não É Treinada A Esperar, A Criar, A Negociar, A Ceder E A Se Frustrar, Você Está Aleijando A Criança”

O psicoterapeuta Leo Fraiman, especialista em psicologia educacional e mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (USP) traz a lume, importantes contribuições acerca de como educarmos nossos filhos para a autonomia crítica e não os aleijarmos emocionalmente em nome do que chamamos da “felicidade de nunca deixá-los frustrados”.

Os pais de hoje, na busca narcísica de tornar os filhos felizes, acabam aleijando o emocionalmente essas crianças, pois sem o contato com a frustração elas aprendem a sempre serem atendidas. Em nome de se ter felicidade acaba-se criando a desgraça da criança e de todos a sua volta.

Uma coisa ou outra faz parte da construção de um ser humano, é a matéria que dá liga. Não se conhece o valor daquilo que nunca lhe faltou. Atender caprichos não é ser legal, é ser egoísta, é procurar o meio mais fácil de permanecer na zona de conforto. Ás vezes por querer compensar suas próprias negligências como pai ou mãe, molda-se um ser que será um adulto atrofiado emocionalmente:

“Se a criança não é treinada a esperar, a criar, a negociar, a ceder e a se frustrar, você está aleijando emocionalmente a criança. É como fazê-la andar com uma perna amarrada. A criança ficará chata, birrenta, gastadeira, neurótica, depressiva e provavelmente drogada, porque ela precisará de outra coisa para acalmá-la porque ela não desenvolveu a autonomia, ela não manda de dentro pra fora no seu mundo, ela precisa do outro”. Leo Fraiman

Veja mais no vídeo abaixo:

Greve dos caminhoneiros pode ser maior do que a de 2018, segundo associação

Segundo José Roberto Stringasci, o presidente da Assosiação Nacional do Transporte do Brasil (ANTB), a greve está prevista para o dia 1º de fevereiro e está com cada vez mais apoio da categoria e poderá ser maior do que a greve ocorrida em 2018.

O motivo seria a insatisfação da categoria, principalmente quanto ao preço do diesel e as promessas que não foram cumpridas na greve anterior.

A ANTB já havia alertado a possibilidade de greve na semana passada, e em relação à fazer greve durante a pandemia José Alberto afirma:  “A pandemia nunca foi problema. A categoria trabalhou para cima e para baixo durante a pandemia. Muitos caminhoneiros ficaram com fome na estrada com os restaurantes fechados, mas nunca parou.”

Ainda sobre o preço do diesel ele ressalta

“A Petrobras não foi criada para gerar riqueza para meia dúzia, a Petrobras é nossa e tem que ajudar o povo brasileiro e o Brasil”, diz Stringasci. “Queremos preços nacionais para os combustíveis, com reajuste a cada seis meses ou um ano. Essa é uma das maiores lutas nossas desde 2018, e até antes, e até hoje”.

Fonte: Aonça

Falta de oxigênio mata ao menos 19 e provoca “cenário de terror” em Manaus, diz sindicato

Falta de oxigênio mata ao menos 19 e provoca “cenário de terror” em Manaus, diz sindicato

falta de oxigênio nos hospitais de Manaus já matou, ao menos, 19 pacientes internados por Covid-19 entre o fim da noite de quarta (13) e manhã desta quinta-feira (14). Os relatos dos profissionais de saúde recebidos pelo Simeam (Sindicato dos Médicos do Amazonas) retratam um “cenário de terror”.

“Estamos recebendo relatos que são de um cenário de terror. Filmes e áudios de colegas que estão vendo as pessoas morrendo na frente deles e não podendo fazer nada”, afirma o presidente do sindicato, Mario Rubens Macedo Vianna.

Segundo Vianna, há um número não confirmado de 40 mortes que poderiam estar relacionadas à insuficiência do estoque de oxigênio nos hospitai s e pronto-atendimentos. “Esse número de 40 ainda não foi confirmado. Mas os números que o sindicato recebeu pela manhã são de 19 óbitos diretamente relacionados”, explica.

Diante da crise no abastecimento do produto, o Ministério da Saúde anunciou que irá começar a fazer a transferência de pacientes do Amazonas para hospitais de seis estados.

View of COVID-19 victims' graves at the Nossa Senhora Aparecida cemetery in Manaus, Amazonas state, Brazil, on January 13, 2021, amid the novel coronavirus pandemic. - In Manaus there is a shortage of hospital beds as cases increased at an alarming rate. The city, with two million inhabitants, had already experienced nightmarish scenes in April and May, with mass graves and refrigerated trucks parked in front of hospitals to pile up the dead. But the situation is even worse in the beginning of 2021, since between January 1 and 11, at least 1,979 people were admitted to hospitals due to the virus, against 2,128 for the whole month of April, the worst since the start of the pandemic. (Photo by MICHAEL DANTAS / AFP) (Photo by MICHAEL DANTAS/AFP via Getty Images)
Sem oxigênio, o Ministério da Saúde anunciou que irá começar a fazer a transferência de pacientes do Amazonas para hospitais de 6 estados. (Foto: MICHAEL DANTAS / AFP)

falta de oxigênio nos hospitais de Manaus já matou, ao menos, 19 pacientes internados por Covid-19 entre o fim da noite de quarta (13) e manhã desta quinta-feira (14). Os relatos dos profissionais de saúde recebidos pelo Simeam (Sindicato dos Médicos do Amazonas) retratam um “cenário de terror”.

“Estamos recebendo relatos que são de um cenário de terror. Filmes e áudios de colegas que estão vendo as pessoas morrendo na frente deles e não podendo fazer nada”, afirma o presidente do sindicato, Mario Rubens Macedo Vianna.

Segundo Vianna, há um número não confirmado de 40 mortes que poderiam estar relacionadas à insuficiência do estoque de oxigênio nos hospitai s e pronto-atendimentos. “Esse número de 40 ainda não foi confirmado. Mas os números que o sindicato recebeu pela manhã são de 19 óbitos diretamente relacionados”, explica.

Diante da crise no abastecimento do produto, o Ministério da Saúde anunciou que irá começar a fazer a transferência de pacientes do Amazonas para hospitais de seis estados.

A demanda por oxigênio da rede estadual de saúde, que era de cerca de 30 mil metros cúbicos por por dia em abril de 2020, no primeiro pico da pandemia, chegou a 76 mil metros cúbicos nesta quarta-feira (13).

O cenário é ainda mais crítico porque, ainda de acordo com o governo, a capacidade da fábrica de oxigênio hospitalar instalada em Manaus é de 28 mil metros cúbicos, o que gera um deficit diário de 42 mil metros cúbicos do produto.

As unidades de saúde mais afetadas pela falta de oxigênio são o Hospital Universitário Getúlio Vargas, Hospital Platão de Araújo, Hospital 28 de Agosto, o hospital do Instituto de Medicina Tropical de Manaus e o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) São Raimundo.

“Basicamente todas as unidades estão tendo falta de oxigênio, mas essas são as que estão em situação mais crítica”, elenca Vianna.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE EXAUSTOS E SOB ESTRESSE

Sem cilindros de oxigênio, a ventilação nos pacientes de Covid-19 em Manaus é feita de forma manual pelos profissionais de saúde. Profissionais de saúde estão usando as redes sociais para pedir doações de cilindros de oxigênio para a população.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde encaminhou 386 cilindros de oxigênio para Manaus por via aérea como medida paliativa. Também estão sendo encaminhadas balsas com mais cilindros.

Ao longo da quarta-feira, vários familiares de pacientes que estão sendo tratados em casa, parte pela falta de vagas, corriam atrás de reabastecer os cilindros de oxigênio alugados sem sucesso.

Fonte: Yahoo

Em 2021, temos, sim, boas notícias para compartilhar

Neste início de ano, a preocupação com as consequências da pandemia da Covid-19 continua, porém, mesmo em um contexto atípico, existem algumas boas histórias que devem ser compartilhadas para trazer alento e esperança. Atualmente, já se tem mais informações sobre a doença e espera-se por uma vacina, contudo, a população deve continuar em alerta, pois o problema ainda é grave e requer a atenção e colaboração de todos.

Pesquisadores brasileiros sequenciam genoma do coronavírus identificado no País

Em apenas 48 horas desde a confirmação do primeiro caso brasileiro de infecção pelo novo coronavírus, pesquisadores brasileiros conseguiram sequenciar o genoma do vírus que chegou ao país. O trabalho foi conduzido por cientistas do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Oxford.

Vacinas evitam 4 mortes por minuto e poupam R$ 250 milhões por dia

Vacinas evitam de 2 a 3 milhões de mortes anualmente, e poderiam salvar mais 1,5 milhão de vidas se sua aplicação fosse ampliada, o que daria em média 4 por minuto, afirma a Organização Mundial da Saúde. A prevenção em saúde por meio da vacinação evita, também, os gastos com assistência à saúde. Desde 2000, caíram pela metade as mortes de crianças por doenças que podem ser prevenidas com vacinas. As que têm hepatite, por exemplo, são cinco vezes menos.

Experimento inédito brasileiro deixa paciente livre de HIV e eleva esperança para a cura da AIDS

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) afirmam ter conseguido, pela primeira vez por meio de medicamentos, eliminar o HIV do organismo de um paciente soropositivo. O homem, um brasileiro de 34 anos diagnosticado com o vírus em 2012, é o primeiro caso em todo o mundo de um paciente que passa a ter o vírus indetectável, e por um longo prazo, depois de tomar um coquetel intensificado de vários remédios contra a AIDS.

Mais meninas estão indo à escola

Desde 1995, as meninas de todo o mundo que recebem educação secundária passaram de 73% para 89%. Ainda, a porcentagem de universitárias triplicou, de acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Vitória para a saúde!

No Brasil, o Supremo Tribunal Federal derrubou as regras que impedem gays e bissexuais de doarem sangue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou trecho de resolução que impedia que homens que tiveram relação sexual com outro homem pudessem doar sangue dentro do prazo de 12 meses após a relação sexual.

 

Fontes: Terra, BBC, El País e Galileu

Simone Tebet é escolhida para disputa da presidência do Senado

Simone Tebet é escolhida para disputa da presidência do Senado

A senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB), será anunciada ainda nesta terça-feira (12/1) como candidata do partido na disputa pela presidência do Senado.

A informação é do portal Congresso em Foco que confirmou o fato com o líder do MDB na Casa, Eduardo Braga (do Amazonas).

A parlamentar almeja o cargo desde 2019, quando foi preterida pela legenda, que indicou Renan Calheiros para o embate, porém, ele desistiu de concorrer, deixando o caminho livre para Davi Alcolumbre (DEM/AP).

Simone é atual presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e mesmo ainda não oficializada como candidata, já deu início as articulações com outros partidos.

Ainda conforme o Congresso em Foco, a parlamentar tem reunião nesta quarta-feira (13/1) com a bancada do Podemos. Ela também tentará estreitar os laços com a bancada do PSDB.

A sul-mato-grossense terá como principal concorrente na disputa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). O parlamentar já teria apoio do PSD, PT, Pros, Republicanos, PL e PSC, totalizando 32 senadores.