(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Aulas em autoescola podem deixar de ser obrigatórias para tirar a CNH

Aulas em autoescola podem deixar de ser obrigatórias para tirar a CNH

Um projeto de lei que acaba com a exigência de aulas em autoescolas para tirar a carteira de motorista está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. De acordo com o projeto, quem quiser poderá aprender a dirigir com instrutores independentes. Eles devem ser credenciados junto ao Detran, ter mais de 25 anos de idade e pelo menos três de habilitação.

A iniciativa é da senadora Kátia Abreu (PDT). A justificativa para a alteração é o custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que “é impeditivo para grande parte da população”, segundo o texto.

“Os custos para se obter uma habilitação no Brasil são exorbitantes e muitas vezes inviáveis, sobretudo para a parcela mais pobre da população. Na maioria dos estados, o valor total para obtenção da CNH pode chegar a R$ 3.000”, diz o projeto.

A matéria está em tramitação desde o fim de 2019 e voltou a ser analisada neste ano. O fim da exigência das aulas é para formação de motoristas das categorias A (motos) e B (carros de passeio).

Saiba como destinar parte do seu imposto de renda para fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Saiba como destinar parte do seu imposto de renda para fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente

Saiba como destinar parte do seu imposto de renda para fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e ajudar o Cotolengo Sul-Mato-Grossense

Pessoas físicas podem doar até 6% do que pagarão à Receita Federal

Esse ano o prazo para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) foi prorrogado para 31 de maio, favorecendo a doação para projetos sociais. A doação, que é deduzida do Imposto de Renda, pode ser feita no ato do preenchimento da declaração e pessoas físicas podem doar até 6% dos seus impostos, sendo 3% para os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% ao fundo do Idoso.

De acordo com informações da Receita Federal, caso queira, o contribuinte pode doar um valor maior, porém esse não poderá ser deduzido do imposto a pagar. A doação não interfere em outras deduções da declaração e não gera custos adicionais para o contribuinte.

Segundo o padre Valdeci Marcolino, diretor-presidente do Cotolengo Sul-Mato-Grossense, optando por favorecer a esse fundo, as pessoas terão a oportunidade de, a partir do segundo semestre, escolher a entidade que deve receber parte do dinheiro por meio do projeto Clique Esperança.

Os recursos recebidos são administrados pelo FMIA (Fundo Municipal da Infância e da Adolescência) de forma transparente para serem disponibilizados a instituições idôneas e o Cotolengo faz parte desse grupo. Dessa forma, o contribuinte define o valor e a entidade que pretende beneficiar. Em seguida, é gerado um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária. O recibo é o documento válido para a dedução do imposto de renda.

“É importante lembrar que o Cotolengo sobrevive de doações e que, com a chegada da pandemia, pelo menos 60%  dessa arrecadação simplesmente despencou. Muitas pessoas foram prejudicadas pelo fechamento do comércio e por uma série de restrições aplicadas para evitar a proliferação da doença e com isso, nós tivemos uma perda significativa”, afirmou o presidente.

Com essa facilidade oferecida pela Receita Federal, é mais fácil doar. Basta que o interessado preencha uma ficha de “Doações Diretamente na Declaração”, na qual deve informar a quantia a ser destinada e o tipo de fundo escolhido, sendo que é possível escolher para qual dos dois fundos vai a doação e a esfera de atuação, se nacional, estadual ou municipal.

Como fazer

O contribuinte precisa escolher o modelo completo da declaração e o sistema emitirá um Darf (Documento de Arrecadação da Receita Federal), que deverá ser pago até o último dia de entrega da declaração, sem parcelamento.
As Pessoas Jurídicas também podem fazer a destinação. Com o advento da Lei nº 12.594/2012, o limite para destinação feito pelas PJ passou a ser de 1% para cada um dos fundos, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinem no decorrer do ano-calendário.

As doações efetuadas por meio da destinação do Imposto de Renda são uma das principais formas de captação de recursos dos Fundos Sociais. Esses recursos devem ser aplicados, exclusivamente, nos programas e ações de proteção, defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e da pessoa idosa, sob a orientação dos respectivos Conselhos, sujeitos à fiscalização do Ministério Público. Essa é uma efetiva ação de cidadania que interfere direta e positivamente na realidade social.

Sicredi Centro-Sul MS lança promoção que sorteará mais de R$ 1 milhão em prêmios

Sicredi Centro-Sul MS lança promoção que sorteará mais de R$ 1 milhão em prêmios

Promoção “Poupar e Investir é para Todos” distribuirá636 prêmios para poupadores e associados que pouparem ou realizarem aplicação na Cooperativa;

A Sicredi Centro-Sul MS está lançando uma nova oportunidade de concorrer a mais de R$ 1 milhãoem prêmios: a promoção “Poupar e Investir é para Todos”*. Ao longo do ano, os associados e poupadores, pessoas físicas e jurídicas,daCooperativa, que realizarem depósitos em poupança e depósito a prazona Sicredi Centro-Sul MS concorrerão a carros, moto, kit de energia solar, viagem nacional e internacional, smartphones, videogame, patinete elétrico, ar-condicionado, Echo Dot, caixas de som bluetooth e premiação em poupanças ou RDC.Ao todo, são 636 prêmios que somam mais de R$ 1 milhão e serão distribuídos em sete sorteios durante todo o ano.

O período de participação da promoção iniciou no dia 2 de maio e segue até o dia 1 de dezembro.

Critérios

As aplicações em poupança e depósito a prazo geram números da sorte, automaticamente. Para garantir a participação, os associados devem atender os critérios nas movimentações contempladas na ação. De acordo com o regulamento, os associados têm direito a concorrer a cada aplicação de R$ 100,00 em poupança, em que ganham 1 número da sorte, e na poupança programada a cada R$ 50,00 em parcela debitada garantem 2 números da sorte. Já, se a aplicação for em depósito a prazo, a cada R$ 500,00 dá direito a 1 número da sorte e se a aplicação for programada a cada R$ 250,00 debitados geram 2 números da sorte.

Sorteio

Os sorteios serão mensais e realizados por meio da loteria federal. Ao todo, serão 7 sorteios intercalados, sendo 4 com prêmios para toda a Cooperativa e 3 com prêmios em cada uma das agências participantes. No primeiro sorteio, a ser realizado no dia 11 de junho, será distribuído 1 kit de energia solar no valor de R$ 20 mil, 1 videogame Playstation 5 e 1 patinete elétrico. Já, o segundo sorteio será realizado no dia 9 de julho e serão distribuídas 82 poupanças no valor de R$ 500,00, 82 poupanças ou RDC no valor de R$ 1.000,00 e 44 ares-condicionados 12.000 BTU.

Os prêmios são válidos somente para associados e poupadores da Sicredi Centro-Sul MS que realizarem as aplicações nos produtos participantes e garantirem seus cupons. Segundo o diretor executivo da Sicredi Centro-Sul MS, Giorgio Martins Bonato, esta é mais uma oportunidade para os associados que aplicam os seus recursos na instituição financeira cooperativa. “São muitos prêmios e grandes chances para os nossos associados, que além de realizarem os seus investimentos em uma instituição da comunidade, cooperam com o crescimento coletivo e concorrem a grandes prêmios”, ressalta o diretor.

Participação

De acordo com o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, além de incentivar os associados a pouparemeparticiparem do sorteio de prêmios incríveis, com a promoção a Cooperativa está indo de encontro ao fortalecimento do cooperativismo. “Queremos estimular os associados que aplicam seus recursos na Cooperativa com a distribuição de prêmios. Assim, reforçamos os vínculos com as pessoas que acreditam na Sicredi Centro-Sul MS e fomentamosrecursos para incentivar outras linhas de investimento, como o crédito rural”, afirma o presidente.

O regulamento completo está disponível nas agências e também no site www.sicredicentrosulms.com.br/promocao/. A promoção está aprovada sob o Certificado de Autorização 04.018610/2022.

*Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar os seus recursos. Seguros e Previdência Privada Intermediados por Corretora de Seguros Sicredi Ltda., CNPJ 04.026.752/0001-82, registro SUSEP n° 10.0412376. Os planos em PGBL e VGBL são administrados pelo Banco Cooperativo Sicredi S.A., CNPJ 01.181.521/0001-55. Produtos de Crédito: a disponibilidade está condicionada à análise de crédito do associado. Este produto/serviço pode não estar disponível para associados conta Woop Sicredi. Contate o atendimento no seu app para maiores informações. Promoção válida durante o período de 2/5/2022 a 10/12/2022 para os associados da cooperativa Sicredi Centro Sul MS. Consulte o regulamento completo da promoção e condições de contratação nas unidades de atendimento participantes e no site sicredi.com.br/promocoes. Imagens meramente ilustrativas. SAC – 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala – 0800 724 0525. Ouvidoria – 0800 646 2519. 

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Atualmente, são mais de 111 mil associados atendidos pela Cooperativa.

Sicredi Centro-Sul MS entrega doação de R$ 1,4 milhão para Hospital de Amor em Dourados

Sicredi Centro-Sul MS entrega doação de R$ 1,4 milhão para Hospital de Amor em Dourados

Doação foi aprovada pelos associados da Cooperativa durante ciclo assemblear 2022 e irá custear manutenção da unidade móvel e estrutura fixa do Hospital de Amor

Reforçando os princípios do cooperativismo e buscando se aproximar cada vez mais da comunidade em que está inserida, a Sicredi Centro-Sul MS firmoua doação de 1% do Resultado alcançado no exercício 2021 para o Hospital de Amor, polo Dourados, pelo terceiro ano consecutivo.

Este ano, o valor corresponderá a R$ 1.487.842,19 e será destinado para custos de manutenção da unidade móvel e estrutura fixa do Hospital de Amor que estão instaladas em Dourados.A cerimônia de entrega foi realizada na quinta-feira, dia 5, na agência Dourados/Centro da Sicredi Centro-Sul MS.

Unidade Móvel

A unidade móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolaou, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

A unidade móvel é uma parceria do Hospital de Amor com a Sicredi Centro-Sul MS: “Juntos pela Vida”, e atende as mulheres dos municípios de toda a região centro e sul do Mato Grosso do Sul, com a realização de exames gratuitos. Esta é a primeira unidade móvel do hospital que atende a região centro e sul do MS.

Doação

Em 2021, a Sicredi Centro-Sul MS já havia feito a doação de mais de R$ 1,1 milhão para a manutenção e custos da Unidade Móvel do Hospital de Amor. Durante o ano passado, a unidade móvel percorreu 22 municípios da região, realizando cerca de 4.005 exames de mamografia digital e 4.324 preventivos de colo de útero. 

Cooperação

Devido ao grande impacto gerado na região, os associados da Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS aprovaram mais uma vez a doação de 1% do resultado de 2021 para o Hospital de Amor. Segundoo presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, esta foi uma doação coletiva de todos os associados da Cooperativa. “Poder contribuir com um 1% das sobras de cada um de nós parece pouco, mas quando somamos os poucos de muitos, torna-se quase um milhão e meio de reais”.

A preocupação com a comunidade é um dos diferenciais da Cooperativa como instituição financeira. “Investimos 100% dos nossos recursos na região em que estamos presentes. Este é um projeto que pertence a nossa região, facilitando o acesso da paciente à saúde e convocando as mulheres para fazerem os exames preventivos mais perto de casa. É uma forma de educar e prevenir ao mesmo tempo”, enfatiza o presidente.

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 38 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. Atualmente, são mais de 111 mil associados atendidos pela Cooperativa.

 

Cantor sertanejo ganha destaque em plataforma de streaming

Cantor sertanejo ganha destaque em plataforma de streaming

Na última terça-feira (3) o cantor sertanejo Rodrigo Villar recebeu a notícia que está em destaque na plataforma de streaming palco MP3, na categoria de música sertaneja. A novidade foi uma surpresa para o cantor que tem apenas três anos de carreira. “ Feliz demais da conta. Obrigado a cada um de vocês que me acompanham aqui. Estamos só começando”, comemorou em um post no Instagram.

Essa não é a primeira vez que o artista ganha destaque na plataforma. No dia em que é comemorado o dia  da música sertaneja, ele também foi homenageado pelo Palco MP3.  No ano de  2020,  esteve em  6º lugar como a mais tocada do estado de Goiás, com a música “Passando Perrengue”,  composição que trata de um amor não superado.

Recentemente lançou a música “Coach Desapegada” , que vem dando o que falar.   O clipe já tem mais de 10 mil visualizações no YouTube e várias pessoas estão dançando e postando.  Para o lançamento do seu último trabalho fez um “pé na estrada”, onde visitou várias cidades do estado de Goiás, participando de  programas de rádio e tv.  Até o final de 2022 pretende lançar um EP somente com músicas do sertanejo raiz.

Conheça Rodrigo Villar

Nascido na Bahia, desde os 13 anos já sonhava em ser cantor e escutava grandes referências da música sertaneja. Vendeu trufas de chocolate de porta em porta para comprar o seu primeiro violão e nunca se abateu com os problemas que surgiram em sua vida, mesmo sabendo que nada seria fácil para a realização dos seus sonhos.

Determinado e com muita coragem, mudou-se para Goiânia em busca dos seus objetivos e com aproximadamente dois anos de carreira  já coleciona diversos fãs clubes pelo país, inclusive, tem o seu nome estampado no braço de uma fã. Com apenas 25 anos de idade Rodrigo Villar sabe bem o que quer e onde deseja chegar e vem construindo uma carreira de muito talento, persistência e foco.

Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor) é apresentada na Agrishow

Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor) é apresentada na Agrishow

A Rede Brasil de Jornalistas Agro, associação estruturada para reunir os profissionais que atuam no agronegócio brasileiro, foi apresentada oficialmente durante encontro realizado na Sala de Imprensa da Agrishow 2022 (Ribeirão Preto, SP), no último dia 27 de abril. Representando a entidade, cinco dos 11 diretores fundadores, detalharam os objetivos da rede e como sua construção ocorreu.

 “A ideia da Rede surgiu em 2013, com o convite para que a jornalista Viviane Taguchi participasse do congresso mundial da IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists), na Argentina, quando vimos a necessidade de se criar uma entidade para congregar os jornalistas brasileiros de agronegócio”, explicou a presidente da Rede Agrojor, Vera Ondei.

Desde então, houve reuniões e aproximações pontuais desses profissionais e em 2020 foi criado um grupo de trabalho que deu origem à formalização da Rede, registrada oficialmente em 7 de abril de 2022, no Dia do Jornalista.

 “Uma importante conquista, já realizada pela Rede, foi o aceite como integrante da IFAJ, que dará representatividade internacional para a entidade e sua importância no contexto do jornalismo agro brasileiro e mundial”, pontuou o diretor de comunicação internacional da Rede Agrojor, Daniel Azevedo Duarte.

Estatuto

A Rede Agrojor tem um estatuto onde constam os preceitos básicos e os valores da instituição. Entre os objetivos citados estão a defesa da liberdade de expressão; a discussão e sugestão de soluções para problemas que afetam o dia a dia do jornalista, que atuam no segmento do agronegócio; promoção de contatos, visando a troca de experiência e informações em âmbito nacional e internacional.

Também fazem parte desse conjunto a promoção e o estímulo ao conhecimento, treinamento e atualização de seus membros de forma colaborativa; organização de eventos nacionais e internacionais e representatividade em eventos do agro; e produção de conteúdo relacionado às áreas de interesse e às atividades da entidade.

Durante o lançamento foi entregue uma carta aberta aos presentes, assinada pela diretoria, com informações sobre a Rede e os primeiros passos para a adesão dos jornalistas de agro.

“É importante termos a participação de todos os colegas que atuam no agro, sejam de redação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa ou atuante nas mídias sociais”, enfatizou a secretária da Rede, Mariele Previdi.

Pluralidade

Enio Campoi, suplente da diretoria de comunicação nacional, salientou a pluralidade que a rede pretende ter e como seus próximos passos devem contar com a participação democrática de todos os membros.

A diretora de comunicação nacional da Rede, Flávia Romanelli, explicou a forma como a entidade  foi criada, detalhou os passos  legais para a sua constituição e sinalizou como deve ser seu funcionamento. “O site  www.redeagrojor.com.br  está em fase final de construção. Em breve iniciaremos o processo de adesão dos associados e iniciaremos uma agenda de atividades.”

Os jornalistas interessados em integrar a rede, podem manifestar seu interesse através de formulário com acesso pelo link: https://forms.gle/c9znQRtZw1HdyPp39

 

Diretoria fundadora:

Presidente: Vera Ondei (São Paulo, SP)

Vice-presidente nacional:  Ariosto Mesquita (Campo Grande, MS)

Vice-presidente internacional: Joana Colussi (Porto Alegre, RS)

Secretária: Mariele Previdi (Itu, SP)

Suplente de secretário: Luiz Henrique Pitombo (São Paulo, SP)

Diretora de comunicação nacional: Flávia Romanelli (Piracicaba, SP)

Suplente de diretor de comunicação nacional: Enio Campoi (São Paulo, SP)

Diretor de Comunicação Internacional: Daniel Azevedo Duarte (Campinas, SP)

Membros do Conselho Fiscal: Lúcia Achutti (Porto Alegre, RS), Viviane Taguchi (São Paulo, SP) e Flávia Tonin (Sorocaba, SP)