abr 28, 2022 | Brasil
Autor é caminhoneiro há mais de 40 anos e levou o amor antigo pela poesia para a boleia
As estradas do Brasil foram a inspiração para o caminhoneiro e escritor Américo Magalhães, que trabalha com isso há mais de 40 anos. Com o incentivo de amigos e familiares, ele resolveu reunir os poemas escritos na boleia e nas muitas paradas durante esse período no livro “Estradas, Madrugadas e Poesias”, que será lançado neste sábado (30), das 16h às 19h, na cafeteria Duckbill. “Eu escrevo poesias desde jovem, porém somente comecei a apresentá-las aos amigos após minha entrada no Facebook e no WhatsApp, pois tenho dificuldade com a escrita manual. A inspiração brota de inúmeras fontes: paisagens, fatos corriqueiros das estradas, pessoas, situações vividas ou imaginárias”, conta o autor.
A obra está dividida em três partes, a primeira dedicada a palavras de gratidão a Deus, pessoas e instituições, Deus esse queAmérico tem como seu protetor nessa vida cheia de riscos pelas estradas, a segunda com opiniões sobre situações vividas, lutas, vitórias e derrotas, e a terceira com devaneios, situações imaginárias e sentimentos reais que estão apresentados de maneira lúdica ou em códigos.
Para o autor, conciliar a rotina corrida como caminhoneiro com a escrita é algo natural. “A poesia para mim flui a qualquer hora do dia, já escrevi poesia em guardanapos de papel durante um almoço ou jantar. Mas o gravador de voz no celular tornou-se uma ferramenta de grande valia, pois quando estou dirigindo e algo me desperta a inspiração eu gravo algumas palavras-chave e depois em algum momento do dia (quase sempre de madrugada) transfiro para a escrita, quando então vou dando o necessário retoque”, explica.
Atualmente Américo está aposentado, mas diz que não tem pretensão de parar de viajar pelas estradas de todo o Brasil, sozinho ou na companhia da esposa, dos filhos e agora dos netos e netas. Ele explica que a escrita se tornou fundamental, um meio de escape nos momentos mais tensos e uma forma de eternizar os momentos especiais. “Muitas das minhas preocupações eu consigo superar quando estou escrevendo, por esse motivo alguns poemas do livro estão retratando momentos muito pessoais do autor”, completa. “Esse é o meu primeiro livro, inclusive devo a edição dele à minha família e aos inúmeros amigos que me incentivaram por anos para que eu reunisse meus poemas em um livro”, finaliza.
Serviço: O livro “Estradas, Madrugadas e Poesias”, de autoria de Américo Zanete Magalhães, publicado pela Life Editora, será lançado neste sábado, dia 30 de abril, na cafeteria Duckbill (R. Nortelândia, 613 – Santa Fé), das 16h às 19h.
abr 28, 2022 | Brasil
Instituição financeira cooperativa é uma das parceiras do evento voltado à inovação que acontece pela primeira vez na América Latina entre os dias 4 e 6 de maio, em Porto Alegre/RS
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, é um dos parceiros de inovação do South Summit Brazil, que acontece entre os dias 4 e 6 de maio, em Porto Alegre/RS. A instituição busca ampliar o seu relacionamento com o ecossistema de startups.
O South Summit é um evento voltado para as tendências do ecossistema de inovação e tem como objetivo ser um hub de referência em empreendedorismo, inovação aberta e oportunidades de negócios. A atividade será realizada pela primeira vez fora da Europa, onde já acontece desde 2012.
No dia 4 de maio, às 15h25, Alexandre Englert Barbosa, tesoureiro do Banco Cooperativo Sicredi fará a palestra “O caminho para o uso de Green Bonds”, onde abordará a de emissão de títulos verdes e o trabalho do Sicredi relacionado ao tema, além do passo a passo na área da estruturação deste tipo de operação.
Já no dia 6 de maio, às 9h30, o Sicredi será destaque no painel “Inovação na Agritech”, que irá contar com o superintendente de Agronegócios do Sicredi, Luis Henrique Veit, falando sobre estratégia de inovação aberta para o agro. O painel também terá a presença de José Augusto Tomé, CEO da AgTech Garage, maior hub de inovação no agro da América Latina, que avaliará a perspectiva do ecossistema de inovação no agro e de Frederico Apollo Brito, CEO da Elysios Agricultura Inteligente, que fecha o painel abordando a visão de uma Agritech e as dificuldades e oportunidades de conexões com as corporações. A mediação do debate será de William Eduardo Neuhaus, assessor regional de Agronegócios da Sicredi Serrana RS/ES.
A participação do Sicredi se encerra com a presença do diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, apresentando as práticas da instituição no bate-papo “Inovação e sustentabilidade no cooperativismo”, também na manhã do dia 6, a partir das 10h20.
Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.southsummitbrasil..com/
Tradição em inovar
O Sicredi é pioneiro no cooperativismo de crédito no Brasil e atua a partir da associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum. Comprometida com a tradição em inovar, a instituição financeira cooperativa fomenta a transformação digital do sistema financeiro e busca constantemente criar oportunidades de conexão entre associados e as tendências tecnológicas. Atualmente as principais iniciativas de inovação da instituição envolvem o programa de conexão com startups “Inovar Juntos”, ativo desde 2018 e a presença no AgTech Garage, em Piracicaba/SP, onde apoia o fomento das inovações voltadas ao público agro, iniciativas que juntas já mobilizaram mais de 450 startups, além da parceria com o Instituto Caldeira, em Porto Alegre/RS e as inciativas locais realizadas pelas cooperativas em suas regiões de atuação.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
Redes Sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram
abr 27, 2022 | Brasil
Foram selecionadas pré-candidatas negras de 26 unidades federativas do Brasil para o projeto “Estamos Prontas”, iniciativa que visa fortalacer habilidades para construção de campanhas eleitorais de nível estadual na perspectiva de uma agenda política antirracista, feminista, antilgbtfóbica e popular. O projeto ainda busca pré-candidata do Acre.
O projeto ESTAMOS PRONTAS, parceria entre INSTITUTO MARIELLE FRANCO (IMF) e o movimento MULHERES NEGRAS DECIDEM (MND) torna públicos os nomes das selecionadas para jornada formativa. Ao todo, participarão 27 (vinte e sete) mulheres negras pré-candidatas ao cargo de Deputada Estadual nas eleições de 2022, oriundas de todas as unidades federativas do Brasil. Mas ainda falta encontrar a pré-candidata do Acre.
Entre as selecionadas, da região Norte do país estão Suane Brazão (SOLIDARIEDADE), do Amapá; Léo Simão (PT), de Rondônia; Francy Júnior (PT), do Amazonas; Bia Caminha (PT), do Pará; Ana Cleia Kika (PT), do Tocantins e Sirdennys Silva (PT), de Roraima; No Nordeste, Creuzamar de Pinho (PT), do Maranhão, Maria Rosalina (PT), do Piauí; Débora Marcolino (PT), de Alagoas; Márcia Ministra (PSOL), da Bahia; Adriana Geronimo (PSOL), do Ceará; Bianca Quilombola (REDE Sustentabilidade), da Paraíba; Pretas Juntas – Candidatura Coletiva de Elaine da Silva e Debora Aguiar (PSOL), de Pernambuco; Tati Ribeiro (PSOL), no Rio Grande do Norte; e Iya Ligia de Exú (Mãe Lígia) (PT), de Sergipe. No Centro-Oeste, Lucilene Kalunga (PSB), de Goiás; Professora Bartô (PT), do Mato Grosso do Sul; Professora Graciele (PT), do Mato Grosso; No Distrito Federal, Renata Parreira (PSB); No Sudeste, Mulheres Negras Sim – Tainá, Lauana e Juhlia (PSOL), de Minas Gerais; Rafaela Albergaria (PT), do Rio de Janeiro; Camila Valadão (PSOL), do Espírito Santo; e Carmen Silva (PSB), de São Paulo. No Sul, Juliana Mittelbach (PT), do Paraná; Laura Sito (PT), do Rio Grande do Sul; Cirene Cândido e Vanda Pinedo (Candidatura Coletiva) (PT), de Santa Catarina.
As coordenadoras do ESTAMOS PRONTAS acreditam que a iniciativa contribuirá para o fortalecimento político de lideranças negras que já vem há anos contribuindo para melhorias em suas comunidades e territórios.
“O projeto será como uma ponte entre o eleitorado e alguns dos melhores quadros políticos que o movimento brasileiro de mulheres negras foi capaz de produzir. São lideranças potentes, articuladas com os movimentos sociais e profundamente comprometidas com uma agenda programática capaz de trazer respostas assertivas às várias crises que enfrentamos”, afirma Tainah Pereira, tal qual Coordenadora Política do movimento Mulheres Negras Decidem.
Já Fabiana Pinto, também Coordenadora de Incidência e Pesquisa do Instituto Marielle Franco, afirma que o ESTAMOS PRONTAS chega com a missão de olhar para todo o país. “Nós, mulheres negras, somos a maioria da população e por isso não há um estado hoje em que não estejamos profundamente envolvidas na reconstrução política partidária. Em nosso projeto, temos representantes quilombolas, ialorixás e mulheres LBTQIA+, representantes de movimentos de luta por moradia e terra, e tantos outros. Conseguimos refletir a mulher negra brasileira em toda sua complexidade”.
A iniciativa irá fomentar o desenvolvimento de habilidades por meio de encontros virtuais realizados entre os meses de abril e julho, que irão abordar temáticas essenciais ao processo eleitoral brasileiro e ao legado histórico da participação de mulheres negras na política institucional, como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial.
Para Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco, o projeto ESTAMOS PRONTAS representa um sopro de esperança nas eleições que podem ser decisivas para milhares de brasileiros. “O Brasil precisa dar uma resposta ao tanto de ódio e retrocesso que avançou em nosso país nos últimos quatro anos. Desde o assassinato de Marielle, que segue, após mais de 1500 dias sem resposta, nós não temos um dia de paz e isso só piorou desde que Bolsonaro e todos seus políticos apoiadores foram eleitos. A sociedade brasileira terá a chance de dar uma resposta a essa onda de ódio e essa resposta deve vir a partir da eleição de mulheres negras, como Marielle, como tantas de nós, em cada canto desse país”.
PROJETO BUSCA PRÉ-CANDIDATA DO ACRE
A intenção central do ESTAMOS PRONTAS é ampliar a representação na política institucional de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas, que atuam como lideranças coletivas, e em especial defensoras de direitos humanos. Foram três meses de processo seletivo, com mais de 200 lideranças inscritas. Mas, ainda falta encontrar uma liderança da região Norte, mais especificamente do Acre.
Nathalia Carlos, Coordenadora de Articulação Política e Territórios do projeto, explica que muitas barreiras impedem o lançamento de candidaturas de mulheres negras na disputa eleitoral. “A falta de estrutura e sobretudo a violência política de gênero e raça impõem um cenário de insegurança muito grave, especialmente em territórios marcados pelos projetos de poder da extrema direita, e por grupos ligados a milícias e do agronegócio. Esse cenário faz com que lideranças desistam de suas candidaturas antes mesmo do início do processo eleitoral”. E completa: “Além disso, as recentes mudanças no código eleitoral também estão determinando mudanças na conjuntura eleitoral. Diante da necessidade dos partidos alcançarem o quociente eleitoral, muitas lideranças que antes viriam candidatas a deputadas estaduais agora estão se lançando a deputadas federais. Foi o que aconteceu com as selecionadas inicialmente no estado do Acre, mas seguimos tocando a seleção nesse estado e logo divulgaremos quem será a representante”.
Atualmente, as mulheres negras ocupam apenas 2% de cadeiras no Congresso Nacional, ao mesmo tempo em que representam o maior grupo demográfico do país, representando mais de 28% da população brasileira.
Conheça mais sobre o projeto em estamosprontas.org.
abr 26, 2022 | Brasil
O Congresso vai analisar uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro que permite o uso do Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab) para cobrir dívidas de famílias com financiamentos do programa Casa Verde e Amarela. O texto (MP 1.114/2022) também estende para microempreendedores individuais (MEIs) a garantia oferecida pelo Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac). De acordo com o Ministério da Economia, a matéria deve alavancar R$ 23 bilhões em financiamentos.
Assinada na última quarta-feira (20), a MP foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25). A medida provisória muda a Lei 11.977, de 2009, que criou o Programa Minha Casa, Minha Vida — substituído em janeiro do ano passado pelo Casa Verde e Amarela (Lei 14.118, de 2021). De acordo com o texto, as operações contratadas no âmbito do programa habitacional agora podem contar com a cobertura do FGHab.
Com a nova MP, o fundo pode ser usado para cobrir parcelas de financiamento em casos de desemprego, morte, invalidez ou dano físico no imóvel. Criado em 2009 e administrado pela Caixa, o FGHab assegura o pagamento de financiamentos contratados a partir de 2022 por pessoas com renda familiar de até R$ 4.650.
Inclusão dos MEIs
Criado durante a pandemia de covid-19 para baratear a liberação de crédito, o Peac teve vigência encerrada em dezembro de 2020. Com a edição da MP 1.114/2022, o programa é reaberto, com validade até o fim de 2023. Antes voltado apenas para pequenas e médias empresas, o Peac agora atende também os microempreendedores individuais.
A medida provisória altera a Lei dos Fundos Garantidores de Risco de Crédito para Micros, Pequenas e Médias Empresas (Lei 12.087, de 2009). Pelo texto, podiam ser contemplados empréstimos obtidos por pequenas e médias empresas, associações, fundações de direito privados e cooperativas, executadas as cooperativas de crédito, como forma de auxílio em razão da crise sanitária.
A MP 1.114/2022 integra o Programa Crédito Brasil Empreendedor, anunciado nesta segunda-feira pelo Ministério da Economia. Do total a ser alavancado, R$ 21 bilhões se referem ao Peac, e R$ 2 bilhões, ao FGHab.
Com informações do Ministério da Economia
Fonte: Agência Senado
abr 26, 2022 | Brasil
Proprietários de motos com até 150 cilindradas podem ficar livres de pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). É o que determina o PRS 3/2019, na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Além do projeto, a comissão tem outros sete itens na pauta, como o que isenta de Imposto de Renda a participação dos trabalhadores no lucro das empresas. A reunião está marcada para quarta-feira (27), às 9h.
O projeto, do senador Chico Rodrigues (União-RR), reduz a zero a alíquota do IPVA para motocicletas pequenas. De acordo com o senador, o texto beneficia sobretudo as classes C, D e E, maiores compradoras desse tipo de veículo. Para ele, a dificuldade de locomoção atrapalha o processo produtivo especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O projeto foi aprovado pela comissão em novembro de 2021, mas retornou porque recebeu duas emendas de Plenário, que precisam ser analisadas. As emendas propõem que a alíquota zero se aplique para motos com até 170 cilindradas e têm o voto favorável do relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).
Participação nos lucros
Também na pauta, o PL 581/2019 busca dar à participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados das empresas o mesmo tratamento fiscal dado à distribuição de lucros ou dividendos aos sócios ou acionistas. Atualmente, os lucros e dividendos para acionistas não são tributados, os trabalhadores que recebem uma parte dos lucros das empresas pagam imposto de renda sobre esses valores.
“O objetivo deste projeto é, exatamente, dar tratamento eqüitativo entre as parcelas do lucro apropriado pelo capitalista e pelo trabalhador. Assim procedendo, não apenas se estará fazendo justiça entre todos os que contribuíram para a formação do lucro, mas também se estará incentivando maior aceitação e disseminação do instituto, que é de extraordinária importância econômica e social”, argumenta o autor do projeto, senador Alvaro Dias (Podemos-PR).
O relator na CAE, senador Irajá (PSD-TO), é favorável à aprovação do texto, com emendas.
Fonte: Agência Senado
abr 26, 2022 | Brasil
A Medida Provisória (MP) 1.077/2021, que cria o Programa Internet Brasil, está na pauta da sessão deliberativa do Senado na quarta-feira (27). Aprovada pela Câmara no último dia 19, a proposta visa promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os deputados federais fizeram alterações no texto original enviado pelo Executivo ao Congresso, e por isso a MP foi transformada em um projeto de lei de conversão: o PLV 4/2022. O relator na Câmara foi Sidney Leite (PSD-AM). Daniella Ribeiro (PP-PB) será a relatora no Senado.
Conforme a versão aprovada na Câmara, o programa alcança também os alunos vinculados ao CadÚnico matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas. De acordo com a proposta, o acesso à rede mundial de computadores deverá ser garantido aos alunos pela distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso, principalmente celulares. O texto também prevê que o acesso gratuito à internet poderá ser concedido a mais de um aluno por família.
Segundo a proposta, o programa será implementado e coordenado pelo Ministério das Comunicações, que poderá utilizar os serviços de organizações da sociedade civil. A implantação ocorrerá de forma gradual, dependendo da disponibilidade de recursos, dos requisitos técnicos para a oferta do serviço e de outras disposições estabelecidas pelo ministério. O Ministério da Educação ajudará a pasta na gestão, no monitoramento e na avaliação do programa.
Jovens em situações de risco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, incluiu outros itens na pauta de quarta-feira. Entre eles está o PLS 507/2018, projeto de lei que prevê o encaminhamento de jovens desligados de instituições de acolhimento e em situação de risco pessoal e social para moradias acessíveis, com estrutura de uma residência particular.
O projeto é um dos 33 textos resultantes da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Maus-Tratos. Essa CPI foi criada em 2017 no Senado, encerrou seus trabalhos em 2018 e investigou irregularidades e crimes relacionados aos maus-tratos de crianças e adolescentes no país.
O texto conta com parecer favorável de seu relator, senador Paulo Paim (PT-RS). Paim também é o relator de outro projeto de lei que pode ser votado na quarta: o PL 3.463/2021, do senador Carlos Viana (PL-MG), que prevê reserva de vagas a estudantes que vivam em acolhimento institucional, além de acesso prioritário ao financiamento estudantil.
Fonte: Agência Senado