(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
O claro calor do  Amor! Rosildo Barcellos

O claro calor do Amor! Rosildo Barcellos

Essa semana foi uma semana interessante e até certo ponto decisiva pra mim. Certamente que a minha vida, não deve ser diferente de tantas outras pessoas, neste mundo de dificuldades diárias. Ao mesmo tempo que  estou recebendo o prêmio de Destaque Liiterário no Museu do Oriente em Portugal, continuo vendo pessoas que, na minha porta batem; precisando de “apenas” 2 reais para ajudar a comprar um medicamento. Então vem a pergunta: será que muitas das vezes deixamos valiosos projetos no meio do caminho? Que tipo de contribuição eu poderia dar para o mundo se arregaçássemos as mangas e seguíssemos os nossos projetos da melhor forma que tem que ser. Será que a solução está em bloquear o celular e sumir, em deixar a ingratidão tomar conta e esquecer de quem te apoiou nos momentos mais difíceis; ou  estão nas cartas, no tarô, nas novenas, na congregação cristã, nos tranquilizantes ou na nossa própria capacidade de existir e de dialogar em busca do claro calor do amor?

Quantas pessoas nós podemos influenciar positivamente se estivermos realmente comprometidos com a execução dos nossos projetos? Sair de nossos problemas por amor, certamente é complicado. Precisamos sim de ajuda. Mas é justamente nessa hora que aparece, aquela que diz eu te amo … sem sentir, aquela que diz você é o homem da minha vida, e também aqueles que vão dizer, nem tente pois não vai dar certo. Neste momento vem a dificuldade maior: Quem acreditar?

Não vamos dizer que o que escrevo esta semana seja um conselho, até porque eu mesmo preciso deles e muitas vezes também aparecem minhas dúvidas e as lágrimas a acompanham, mas antes de tudo precisamos  escolher alguém para ser o nosso norte. A maior barreira para iniciar esta fase é justamente o medo. Infelizmente o medo nos segura naquilo que conhecemos e nos impede de avançar e progredir.  Henry Ford já dizia “ Os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você vê quando desvia os olhos do seu objetivo” e assim acredito que o único caminho para liderar e ajudar os outros a serem pessoas melhores, a vencerem seus desafios, é antes de tudo sair nós mesmos da sombra do medo, deixar de ouvir as pessoas que nos enchem de dúvidas, até mais do que já temos.

Aprender valorizar as pessoas certas é fundamental, a gratidão ao que já foi feito é primordial. Valorizar os pequenos e eficientes gestos, é mola propulsora do estado que estamos, pois começa neste ponto a atração do bem. Ter a fé e se sustentar nela é imutável.. Precisamos acreditar que se perdemos algumas coisas de bens materiais em breve podemos conquistar mais. A solução não está fora da gente, ela esta dentro de nosso próprio coração. O amor habita nossos sonhos e impulsiona a vida para convertê-la em realidade, os erros e circunstância do passado devem ser entendidos como aprendizado para o aqui e agora.

Percebam que nossa cabeça e nossos olhos estão projetados e funcionam olhando para o horizonte, a nossa estrutura anatômica é avante ! Assim se as funções do corpo humano são desta forma; porque as psicológicas não serão? Precisamos entender que não podemos ir contra as leis da natureza. Olhe para o futuro, “ao amor” e acredite que há algo de melhor em si. O que está frouxo, aperte, o que está distante aproxime, sem choro, sem lamentos e sem desânimos. O futuro nos acena,  A verdade está lá fora. E é pra lá que eu vou !

*Articulista

Leia Coluna Amplavisão: Intelectuais, sem espaço e peso nas eleições

Leia Coluna Amplavisão: Intelectuais, sem espaço e peso nas eleições

LAMENTÁVEL:  O mandato pífio da senadora Soraya Thronicke (foto) coleciona mais uma pérola. Autora de projeto para legalizar os cigarros eletrônicos, ela alega de que seriam  mais saudáveis do que os cigarros tradicionais. O ‘interessante’ é que ela ganhou uma viagem à Bolonha, paga pela Philips Morris, para visitar a fábrica da empresa. Distante cada vez mais de MS, não justifica sua eleição, que aliás deve ser a última. Bye bye.

NOTA 10:  O  elogiado presidente Gerson Claro (PSDB) tem motivos para comemorar. Neste ano a Assembleia Legislativa efetivou 137 sessões por onde passaram 3.446 propostas, das quais 433 projetos de lei, (246 aprovados), 33 rejeitados e 136 ainda em tramitação. Foram efetivadas 17 audiências públicas e 22 seminários. Um ano muito produtivo.

ANTIPATIA: O termo define bem a relação do eleitor com os intelectuais que tentam enveredar pela seara da política. Um exemplo é o brilhante Ruy Barbosa que tentou a Presidência da República em 1894, 1910, 1914 e 1919 e foi derrotado em todas elas. O   eleitor assim entende que: a política exige algo mais que a intelectualidade.

ÚLTIMO EXEMPLO: O olhar cético do eleitor aos apelos dos galácticos intelectuais ocorreu nestas eleições paulistanas. Guilherme Boulos, PSOL perdeu, apesar do apoio e manifestações na mídia de artistas/intelectuais como Marilene Chauí, André Singer e Roberto Schwarz. Lembrando Joelmir Beting: “A teoria na pratica é outra”.

INTELECTUALIDADE não garante sensibilidade ou pragmatismo para acolher e atender as reivindicações da população. Quase sempre os intelectuais são intragáveis, habitam outra ‘galáxia’, falam outra língua. Já – políticos de perfil tradicional tem mais facilidade na identificação com a sociedade. E aí acabam levando vantagem.

CURTAS: Foram assim as participações de alguns intelectuais na política. O encantamento inicial deu lugar a frustração mesclada com antipatia pelo excesso de egocentrismo. Não conseguindo ser protagonistas e não se contentando com o papel de meros coadjuvantes saíram de cena e voltaram ao mundinho exclusivo deles. Aleluia!

‘ME ESQUEÇAM’: Essa frase do presidente Figueiredo aos repórteres, foi o desabafo na entrega do cargo. Ele desejava paz. Esse parece ser também o desejo de prefeitos em final de mandato. Querem voltar ao aconchego familiar, retomar a privacidade e seus negócios. O poder é atraente, mas o preço pode ser alto sob todos os aspectos.

UM CASO dentre tantos.  José Artur deixou o cargo de prefeito de Bonito, mas não se livrou dos ônus. Por bom tempo teve que se defender de denúncias do MPE acusado de improbidade administrativa. Mas o desgaste pelo estresse acabou sendo tão cruel quanto a restrição de liberdade.  Hoje, Zé está ‘vacinado’. Candidato? Nunca mais!

ALERTA:  Por mais bem-intencionados e competentes que tem sido nos seus negócios particulares, os futuros prefeitos – estreantes no cargo – precisam se conscientizar de que administração pública é diferente, sob todos os aspectos. Há regras, representadas por leis utópicas – impraticáveis na iniciativa privada.  É a tal burocracia cruel.

ROBERSON: Agradável o papo com o prefeito (PSDB) eleito de Ribas do Rio Pardo. Engenheiro, vive no universo da cidade e diz que precisará de ajuda para uma boa gestão. Articulado, já circula pela Assembleia Legislativa e Parque dos Poderes onde tem aliados.  Sabe; o perfil de seu mandato terá que ser profissional, sob pena de…

PENSANDO BEM… É preciso ouvir as vozes das ruas sobre os últimos escândalos havidos em MS. A mídia sem amarras, vem prestando relevante papel ao abrir espaço para a opinião pública soltar o verbo. Esse sentimento de frustração da ‘parcela mortal’ da população desagua na indignação. Basta de pizzas!

MALUQUICES: Bolsonaro impôs o ex-colega de farda na presidência do PL local e para a suplência ao senado. Mas o Tenente Portela é neófito político sem prestígio. Se atravessar o nosso ‘Mercadão’ não será reconhecido Agora seu nome aflorou no episódio de 8 de janeiro. Isso pode até respingar na senadora Tereza Cristina. Um erro atrás do outro.

TUDO BEM! Nesta semana perguntei ao deputado João H. Catan (PL) sobre eventuais problemas de convivência com o ex-governador Reinaldo Azambuja, caso ele decida ingressar no seu partido. O parlamentar, de posição conhecida, disse não ver problemas, o que comprova, de que na política há mais identidade do que diferenças entre os políticos.  Valem sim os interesses.

DANÇOU: O projeto político de Hélio Peluffo sob risco?  Ele renunciou ao cargo de prefeito de Ponta Porã para assumir a Secretaria de Infraestrutura. Aí foi exonerado para assumir a direção do Codesul, de onde estranhamente meses após foi dispensado. Pelo que ouvi na Assembleia, o seu estilo não coaduna com o Governo. Ai… ai…ai…

‘WANTED-1’: O gás político de Zeca do PT está no fim. Ele não pode mais ir para o sacrifício. Hoje a preocupação do PT é achar um líder preparado para substituí-lo no futuro. Mas quem?  O sonho de verão do PT seria atrair o ex-deputado Fabio Trad para ocupar espaço no partido. Mas sem projeto político, hoje Trad quer apenas advogar.

‘WANTED-2’:  Também em nível federal o PT tem carência de nome de peso para substituir Lula. Seria Alckmin, Haddad ou o ministro Camilo Santana da Educação?  Não há outros nomes na prateleira. É o preço que o partido paga pela política de concentrar o comando em poucos nomes ao longo de tantos anos. Zeca aqui, Lula lá.

MANCHETE:  “Prefeitura vai gastar metade do orçamento com pessoal em 2015. ”  A notícia do Correio do Estado mostra que na capital a despesa com pessoal é superior à receita com impostos. Continuará assim a dependência de repasses da União como na Educação e Saúde. Bem atual o ditado:  ‘As coisas mudam para ficar como estão’.

RIEDEL:  Jornalistas e políticos em conversas no saguão da Assembleia tentam defini-lo. Cada qual com sua opinião, todos sem convicção. Até aqui há apenas uma certeza inabalável e unânime: Riedel vai surpreendendo com postura que joga por terra os paradigmas da nossa política. Oposição é palavra riscada do dicionário político em MS?

PAULO DUARTE:  Conhecedor da realidade na região fronteiriça, o deputado tem uma sugestão pertinente. Pede que o próximo concurso da Polícia Civil (400 vagas) seja regionalizado e com previsão de um adicional nos vencimentos para os policiais que atuarem nas cidades da fronteira. Uma matéria que deve sensibilizar o Parque dos Poderes.

NOTA 10: “ A crise de valores morais e espirituais é profunda. As famílias estão desaparecendo com as separações. O que deveria ser exceção passou a ser regra. Nas escolas alunos ameaçam, agridem professores. Pais apanham de filhos, são humilhados. Acabou o respeito pelos mais velhos. A corrupção atinge todas as camadas sociais. Quem já tem muito não se contenta e pratica atos de corrupção para ter ainda mais”. (Welson Gasparini – prefeito de Ribeirão Preto por 4 mandatos)

 

  PILULAS DIGITAIS:

 

As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades. ( Millôr)

A vida não tem seguro de vida. (dr. Divago)

No ano que vem não teremos eleições, mas vai chover pesquisas.

A ‘Faria Lima’ gosta de pobre. Quem não gosta de pobre é o PT (Mario Sabino)

O que você faz da vida?  Complico. (na internet)

Cientistas políticos analisam como positivo para a imagem de Lula o silencio de Janja sobre a cirurgia. ( Dr. Zuretta)

 

 

 

 

O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de conversão

O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de conversão

No dia a dia da advocacia, saber conduzir uma conversa estratégica com um potencial cliente é uma habilidade essencial para quem deseja fortalecer sua presença no mercado e fechar mais negócios. Um método prático e eficaz de comunicação para melhorar a conversão de clientes é o WhatsApp.

O primeiro contato é crucial. Comece a conversa de forma empática e genuína. O objetivo aqui é ouvir o cliente mais do que falar, para entender suas reais necessidades antes de apresentar qualquer solução. Essa abordagem acolhedora permite que o cliente se sinta à vontade para compartilhar suas preocupações, criando um ambiente de confiança.

Após abrir o diálogo, procure identificar não só o problema direto, mas também as questões subjacentes que podem impactar a escolha pela sua solução. Quanto mais você entender sobre o que o cliente precisa, mais assertiva será a sua proposta. Essa fase de investigação ajuda a construir uma narrativa sólida e mostra que você compreende as necessidades do cliente, o que torna sua solução mais relevante.

Não se esqueça de direcionar o cliente ao fechamento. Aqui, é importante fazer perguntas que ajudem o cliente a refletir sobre a real necessidade de sua atuação. Uma técnica eficaz para essa etapa é o método SPIN (Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução), que permite que o cliente perceba, por si mesmo, o valor da sua ajuda.

O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de conversão – Imagem Pexels-Foto de Anton

Na hora de apresentar sua proposta, é essencial que a explicação seja clara e que o valor do seu serviço seja comunicado de forma objetiva. Muitos clientes não conseguem avaliar o serviço jurídico como nós, advogados, então cabe a você destacar os benefícios de forma simples, mas estratégica.

Organize a proposta visualmente, com os principais pontos e valores de forma clara. Quanto mais objetivo e transparente você for, maior será a percepção de valor.

Lembre-se de que é natural que o cliente levante objeções, seja sobre o preço ou a necessidade do serviço. Antecipe-se e prepare respostas para as objeções mais comuns.

Depois de apresentar a proposta e esclarecer as dúvidas, é hora de buscar o fechamento. Se o cliente ainda não estiver pronto para fechar, o follow-up será essencial. Acompanhe-o de perto, mas sem pressionar; mantenha-se disponível e acessível para que ele sinta segurança em fechar com você quando estiver pronto.

Portanto, conduzir uma comunicação estratégica no WhatsApp é uma forma poderosa de transformar conversas em contratos fechados. Ao seguir essas etapas de abertura, investigação, direcionamento, oferta e follow-up, você constrói uma relação sólida e prepara o terreno para fechar mais negócios.

(*) Gabriella Ibrahim é advogada contratualista, especialista e referência em Contratos e Legal Design, criadora da Formação LDFD – o curso que ensina advogados a encararem a advocacia como um negócio. Site: https://link.gabriellaibrahim.com.br/bioinsta

O poder curativo do perdão: Wilson Aquino

O poder curativo do perdão: Wilson Aquino

No mês natalino em que sentimentos como caridade, solidariedade e fraternidade se intensificam, é propício refletirmos sobre o valor do perdão. Este é o momento ideal para considerarmos perdoar aqueles que, de alguma forma, nos magoaram, nos feriram, severamente ou não. O perdão não é apenas uma prática libertadora, mas um ensinamento divino que nos beneficia diretamente.

Perdoar é um dos mandamentos mais enfáticos do Cristianismo. A recomendação de perdoar “70 vezes 7” simboliza a necessidade de perdoar sempre, sem limites. A verdadeira beleza do perdão reside em sua capacidade de liberar o indivíduo que perdoa de pesos emocionais que, de outra forma, poderiam consumir sua paz interior e a alegria de viver.

Quando guardamos ressentimentos, não apenas nos distanciamos dos outros, mas também construímos barreiras internas que afetam nosso bem-estar emocional, físico e espiritual. Estudos científicos têm demonstrado que o rancor, a mágoa, o ódio… podem afetar negativamente nossa saúde, levando a doenças cardíacas, depressão e outros sérios problemas. Perdoar, por outro lado, tem sido associado a melhor saúde cardiovascular, redução da ansiedade, depressão e níveis de estresse, além de fortalecer nosso sistema imunológico.

Além dos benefícios para a saúde, perdoar pode reparar e fortalecer relacionamentos. Quando perdoamos, especialmente dentro da família, evitamos que mal-entendidos e conflitos menores nos separem daqueles que amamos. É triste ver famílias desfeitas por anos devido a desentendimentos que, muitas vezes, começaram com algo trivial. O perdão abre a porta para a reconciliação e o entendimento mútuo.

Entretanto, perdoar não deve ser visto apenas como uma obrigação moral, mas como um caminho para uma vida mais saudável e harmoniosa. Ao perdoar, não apenas obedecemos ao preceito divino, mas também nos libertamos de cargas emocionais que impedem nosso crescimento pessoal. Este ato de libertação nos permite viver mais plenamente, reduzindo o peso dos fardos que, sem o perdão, carregaríamos indefinidamente.

Ao escolher perdoar, você escolhe a liberdade emocional e a saúde. Você escolhe restaurar relacionamentos e construir um futuro mais pacífico, tanto para si mesmo quanto para os outros. Este é o verdadeiro poder do perdão: a capacidade de transformar e curar.

Líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias compartilham insights poderosos sobre o perdão, destacando-o como um princípio fundamental de sua fé nos ensinamentos de Jesus Cristo. O presidente Russell M. Nelson enfatiza que o Salvador oferece a capacidade de perdoar através de Sua expiação infinita, permitindo que as pessoas perdoem aqueles que as machucaram, mesmo que essas pessoas nunca assumam a responsabilidade por suas ações. Isso nos ajuda a não deixar que atos dolorosos continuem a ferir nossa alma.

O Élder Jeffrey R. Holland, explica que o Senhor nos pede para perdoar todos os homens, mas isso não significa que devemos suportar dor ou sofrimento ou retornar a relacionamentos tóxicos para perdoar completamente. Ele destaca que é crucial entender que podemos sentir dor verdadeira e ainda assim escolher perdoar, sem necessariamente esquecer ou aceitar novamente um relacionamento prejudicial.

A Bíblia está repleta de ensinamentos sobre a importância do perdão, refletindo-o como um mandamento divino essencial para a convivência humana e o relacionamento com Deus. Em Mateus 6:14-15, Jesus ensina, “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Mas, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Outro versículo que ilumina o poder do perdão é encontrado em Colossenses 3:13, onde Paulo aconselha, “Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.”

À medida que nos aproximamos do final de ano, em clima de Natal, celebrando o nascimento de Jesus Cristo, e não de Papai Noel, é particularmente impactante refletir sobre o mandamento do perdão. Este período nos convida a renovar nossos corações, a liberar qualquer amargura e a abraçar plenamente a mensagem de amor e misericórdia que Cristo trouxe ao mundo. Perdoar é, sem dúvida, um dos atos mais elevados de amor que podemos oferecer, tanto a nós mesmos quanto aos outros, permitindo-nos viver mais leves e em paz. Assim, neste Natal, ao celebrarmos o dom divino da vida de Cristo, que possamos também presentear uns aos outros com o dom precioso do perdão, enriquecendo nossas vidas com harmonia, alegria e a proximidade do amor de Deus.

*Jornalista e Professor

Como ter uma empresa próspera e com boa reputação

Como ter uma empresa próspera e com boa reputação

Abrir o próprio negócio é um grande desafio. Esse caminho pode ser cheio de altos e baixos, principalmente quando os recursos financeiros são escassos. Conseguir prosperar é outro grande desafio e uma das maneiras de conseguir conquistar melhores resultados e lucros é através da reputação que se consegue construir.

Muitas empresas não focam em entregar o melhor para o cliente e com isso acabam baseando-se apenas em obter resultados financeiros. Não quero dizer que ter lucro não é importante. Sabemos que sem recursos é impossível prosperar e se manter no mercado. Mas ele não deve ser o principal objetivo da empresa.

Para que o empreendedor consiga prosperar é fundamental ter controle sobre o caixa da empresa. Para que isso aconteça, é fundamental entender o que significa e a diferença entre lucro e faturamento.

Antes de tudo, acho importante explicar o conceito de receita. Receita é a soma dos valores que uma organização arrecada. Esses valores vêm da venda de produtos, prestação de serviços, aplicações financeiras, licenciamento de marcas ou patentes, entre outras atividades.

O faturamento é a quantidade de crédito que entrou no seu empreendimento em um período. Logo, são todas as vendas que a empresa faz. Trata-se de um importante indicador de produtividade e crescimento. Já o lucro é o que sobra ao diminuir todos os custos e despesas de venda. São os valores que ficaram disponíveis no caixa da empresa após você pagar todas as contas.

Esteja sempre atento ao seu faturamento, quanto você gastou com investimento e qual foi o seu lucro no final. Com isso, você consegue diminuir gastos desnecessários e aumentar investimentos que vão fazer a diferença. Ter controle sobre o fluxo de caixa ajuda a tomar decisões mais certeiras e ser mais estratégico na parte financeira da empresa.

Em resumo, foque em entregar o melhor para o seu cliente, organize-se para fornecer o melhor e mais saudável ambiente para seus colaboradores, assim você mantém o bem mais precioso que sua empresa pode ter: a reputação. Logo, o caminho para ter uma empresa próspera torna-se mais fácil.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Imagem Pexels – Foto de Andrea Piacquadio

Leia Coluna Amplavisão: Sem mandato, os políticos desaparecem

Leia Coluna Amplavisão: Sem mandato, os políticos desaparecem

‘ACIDENTE’:  Demonstrou habilidade o presidente do STF, Luiz Roberto Barroso, ao denominar como acidente o episódio recente no Tribunal de Justiça. Quando se esperava dele uma manifestação talvez mais afirmativa, ele optou pela suavização da abordagem e mantendo o foco no evento que se realizava. Isso é que se pode chamar de ‘jogo de cintura’.

EMOÇÃO: Eles não se viam há tempo. Nesta semana assisti ao encontro caloroso do deputado Zeca do PT e seu ex-secretário José Felício no saguão da Assembleia. O quadro ganhou emotividade pelo fato de Felício, acometido de Parknson usar um ‘andador’. A pedido de Zeca (governador) Felício foi o autor da Lei do Fundersul.

DETALHES: Após ter sido o Secretário de Fazenda do Governo Pedrossian, Felício foi escolhido para a Secretaria da Produção do Governo Zeca do PT em sua 2ª. gestão.  Na época, a escolha até gerou críticas. Mas o tempo mostrou que Zeca acertara. Aliás, ele lembrou: Felício foi o responsável pela nova política agrícola e praticada até hoje.

MEMÓRIA; Fizeram parte da 2ª. Administração petista iniciada em 2003: Paulo Duarte, Ronaldo Franco, Egon Krakhecke, Maurício Arruda, José Felício, Márcio Portocarreiro, Valteci Ribeiro, Eloísa Castro Berro, Silvio Nucci, João Paulo Esteves, Hélio de Lima, Dagoberto Nogueira e José Wanderley Bezerra Alves. Deles, apenas Paulo Duarte e Dagoberto estão ativos na política.

ESTÍLO: Alguns deputados são extrovertidos no plenário e saguão da Assembleia, sorriem e se comunicam com facilidade. Outros são mais reservados. É o caso do deputado Jamilson Naime (PSDB), também discreto no desempenho do mandato, usando pouco a tribuna e mantendo calculada distância dos jornalistas.

PREVISÃO: Vários políticos usarão a janela partidária para se eleger mais fácil. Hoje, o cenário mostra concorrência interna no PSDB e no grupo que marchará com Riedel. Os atuais prefeitos Ângelo Guerreiro (Três Lagoas) e João C. Krug são exemplos. Como ocorreu nas últimas eleições, as vezes não basta ao candidato ser bem votado.

‘ENTRE ASPAS’:   Atualmente apenas os detentores de mandatos executivos e os senadores podem mudar de partido sem precisar esperar a janela partidária que irá vigorar nos 6 meses anteriores as eleições de 2026. Portanto, não será novidade que prefeitos eleitos – logo após a posse – vistam outra camisa partidária. É o jogo.

MARIO SABINO:  “Faz de conta que Fernando Haddad não é Lula. Faz de conta que Lula e Fernando Haddad estão preocupados com a responsabilidade fiscal e que um governo petista vai cortar a gastança…Faz de conta que Fernando Haddad e Gleise Hoffmann não são as duas faces da mesma moeda…”

TUDO CERTO: A diferença entre eles se restringiria a estatura física. Os vereadores Carlão (PSB) e Papi (PSDB) tem mais identificação do que diferenças e estão preparados para a primeira-secretaria e presidência da Câmara da capital. Acordo ‘abençoado’ pelo ex-governador Reinaldo (sempre ele!) e a senadora Tereza Cristina. A parceria continua.

IGUAIS? Bolsonaro não é o único. Joe Biden também usa a política em prol dos filhos. Soou mal, sujou a sua biografia, o indulto que Biden concedeu ao filho Hunter (do seu primeiro casamento), réu por vários delitos. Defensor da ética, a sua declaração de que o filho seria vítima de intensa perseguição mostra que o cinismo não tem fronteiras.

ONDE CHEGAMOS! “O erro dos policiais foi ter jogado o meliante em um córrego. Deveriam ter jogado do penhasco. Porque com essa justiça sem vergonha que libera vagabundo (…) é o fim do mundo. Tomar um banho no córrego é prêmio”. Declaração do senador Jorge Seilf – do PL por Santa Catarina, sobre o recente episódio policial.

DESAFIO: No papo com os deputados Jr. Mochi (PMDB) e Lucas de Lima (sem partido) ficou claro a preocupação de ambos sobre os desafios na saúde. Vários fatores passam despercebidos pela população. A realidade nos hospitais e postos de saúde mostra o país doente, com o SUS sobrecarregado e os profissionais descontentes.  Até quando?

GRATO MESMO!  Foi muito bom participar do programa ‘Nossa Música é Assim’ comandado pelo colega Zé Dú na Rádio Educativa. Com sua habilidade de excelente entrevistador pude discorrer sobre minha relação com o jornalismo e fazendo também abordagem de vários outros assuntos. Foi uma experiência gratificante. Grande Zé Du.

EM ALTA: Num ponto os políticos concordam: apesar de ter perdido, Rose Modesto (União Brasil) saiu maior do que quando entrou. Pela sua postura e votação (210.112 votos), ela tem trânsito em todas vertentes partidárias. Aceitará convite para participar do Governo Riedel ? Voltar à Sudeco seria difícil pela posição do União Brasil que trabalha pelo nome de Caiado em 2026.  .

SINAL VERDE: Nos corredores da Assembleia fala-se que Rose é vista como um bom nome para candidata a vice-governador de Riedel em 2026. Além dos predicados dela, vale lembrar que o vice-governador José C. Barbosa concorrerá a Câmara Federal em 2026.  Pela leitura do quadro político conclui-se que Rose tem futuro assegurado.

‘FLUTUA BEM’: Essa foi a melhor expressão que ouvi sobre a conduta política do vice-governador José C. Barbosinha.  Ele não tem dificuldades em enfrentar desafios e continua em alta junto ao círculo do poder. Essa vitória de Marçal Filho em Dourados, por exemplo, alargou o espaço de Barbosinha na região. Sorte também conta!

A LIÇÃO:  “A extrema direita brasileira fez uma disputa cultural e ideológica de valores na base da sociedade e deixou a esquerda na defensiva”. A declaração do derrotado Guilherme Boulos (PSOL) soa como reconhecimento e advertência ao Planalto. Qual a saída para 2026? Lula de novo? Haddad? Alckmin?

BIA CAVASSA: Papo com a vice-prefeita eleita de Corumbá. Ela reconhece os desafios: a pobreza da cidade e sua dependência do assistencialismo. Foi enfática: a cidade abandonada e povo perdendo a autoestima! Apaixonada pela terra natal ela acredita: “ enquanto o rio Paraguai não secar, restará a esperança”.

AGRADA! Após eleger sua mulher prefeita de Bataguassu, costurar candidaturas e alianças vitoriosas naquela região, o deputado Pedro Caravina vive um bom momento. Nas sessões da Assembleia é ativo, apresentando projetos, fazendo manifestações ‘diversas com abordagens inteligentes. Ocupa seu espaço com habilidade. Vai longe.

‘TAMO JUNTO’:   Antes, a diretoria da Suzano se postou como apolítica e as suas atividades começaram sem placa, discursos e cerimonia em Ribas do Rio Pardo. Muita discrição. Mas surpreendentemente, a empresa bancou um palanque com a presença de Lula e cia e promover a ‘reinauguração’ da unidade que deverá servir inclusive de  propaganda e munição eleitoral para 2026. Entendi.

PONTO FINAL:

Os homens de bem não constroem impérios, apenas fornecem a argamassa. (Millôr)