(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
O mercado de trabalho para jovens e sua fundamentação política: Por Rosildo Barcellos

O mercado de trabalho para jovens e sua fundamentação política: Por Rosildo Barcellos

Investir na formação de jovens perpassa o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a promoção de um futuro econômico, social e ambientalmente sustentável para o nosso planeta e para as atuais e futuras gerações. As condições do mercado de trabalho e a falta generalizada de oportunidades de trabalho, especialmente para os jovens e idosos, é uma grande preocupação.

Enfrentar o desafio global do emprego dos jovens através do desenvolvimento, formação e capacitação, com a implementação de estratégias e políticas que proporcionem o acesso ao trabalho decente e produtivo, é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável, inclusivo e reduzir a pobreza. A persistência de elevados níveis de desemprego e de subemprego, particularmente entre os jovens, deflagram a necessidade de estratégias de desenvolvimento econômico que criem oportunidades de adequada formação dos jovens e emprego em todos os níveis com fulcro no artigo 14, do Estatuto da Juventude, que determina que é direito do jovem a profissionalização, o trabalho e a renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social.

  Promover o crescimento econômico sustentável, equitativo e inclusivo; criar mais oportunidades para todos; reduzir as desigualdades; melhorar as condições básicas de vida; promover o desenvolvimento social equitativo para todos são metas que só serão alcançadas com os devidos investimentos na educação e formação de crianças e jovens. Ouvi as ideias sobreditas nas propostas asseveradas em uma entrevista com o jornalista e radialista Eli Souza. Quando usava o microfone o Cientista Social (UFMS), Especialista em Políticas Públicas (Fug/RS), Ex Secretário de Políticas de Juventude CG/MS, Ex Conselheiro Nacional de Juventude, Ex Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Juventude, Maicon Nogueira, que explanava: “Economia faz tudo girar, inclusive as políticas públicas, uma cidade que arrecada bem, que tem uma economia pulsante, com indústria, comércio, empresas fortes, é uma cidade que tem capacidade de investir em tudo, eu tenho essa visão de fortalecer a economia, para que a gente tenha subsídios, para que possamos colocar onde precisa de verdade, não como forma de esmola, não como forma de manter a pessoa dependente do poder público, eu quero diminuir o número de pessoas no Bolsa Família, não sou contra o Bolsa Família. Hoje tem empregadores com sérios problemas de contratação, porque a pessoa não quer sair do Bolsa Família para ganhar a mesma coisa que ela ganha, então existem vários projetos que a Câmara pode realizar como forma de colocar benefícios onde as pessoas vão usufruir de verdade”.

  E ele complementou: Eu venho de uma família muito humilde, onde eu não tinha computador em casa, e o acesso a internet, eu ia em um cyber, com 1 real, para ficar 1 hora, e eu ia com o tempo com o tempo contado, então eu sabia que aquilo ali iria me render. Hoje não, o jovem tem a tecnologia ali no dia a dia, com acesso ilimitado, está barato, então ele acaba sendo usado. Então temos que olhar como vereador, e trabalhar a vida da família, fazer conscientização, o pai e mãe chega ali e coloca um celular no filho, e está trabalhando a favor do desserviço na vida desse jovem. A educação está despreparada, não está mais preparando ela para a vida, ela está fazendo mais do mesmo”. E ainda em outro momento asseverou: “O primeiro projeto de lei a ser apresentado é o que promove inclusão do jovem autista no mercado de trabalho.” Muitos aguardam por este dia…conseguir seu emprego, afinal Campo Grande é a terceira Capital do país com o maior número de jovens proporcionalmente ao número da população, com 250 mil pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Ademais a indefectível Helena Alcântara, assim como inúmeras mães tanto de Bela Vista como de Campo Grande, desejam e anseiam que Helena e João Miguel tenham um sol no seu horizonte a brilhar, doravante e que assim sejam com as Verônicas, Jéssicas, Josiannys, Amandas. Carolines,Julianes, Fabrícias, Lidianes,

Como Lidar com o Medo de Não Ser Amado(a) no Relacionamento

Como Lidar com o Medo de Não Ser Amado(a) no Relacionamento

O medo de não ser amado(a) em um relacionamento é uma sensação angustiante e profunda que pode afetar a forma como você se conecta com o outro e até mesmo a qualidade do relacionamento. Esse tipo de medo pode surgir de diversas fontes, incluindo experiências passadas, inseguranças pessoais, ou até mesmo expectativas irreais sobre o que é o amor. No entanto, aprender a lidar com esse medo de forma saudável é essencial para construir um relacionamento forte, baseado na confiança, respeito e amor mútuo.

1. Reconheça o Medo

O primeiro passo para lidar com o medo de não ser amado é reconhecê-lo. Muitas vezes, esse medo é profundo e inconsciente, e pode ser difícil perceber quando ele começa a afetar nossas ações ou sentimentos dentro de um relacionamento. Preste atenção nos seus pensamentos e emoções. Se você sentir que está se preocupando constantemente com a possibilidade de ser rejeitado ou que a outra pessoa não te ama de verdade, pare e reflita. Perceba o que desencadeia esse medo e como ele está influenciando seu comportamento.

2. Entenda as Suas Inseguranças

O medo de não ser amado(a) muitas vezes está diretamente relacionado com inseguranças internas. Essas inseguranças podem ter raízes em experiências passadas, como rejeições amorosas ou relacionamentos tóxicos com meu patrocinio, ou até mesmo em padrões de crenças que você carrega sobre si mesmo. Por exemplo, você pode acreditar que não é digno de amor ou que nunca vai encontrar alguém que te aceite completamente. É importante questionar essas crenças e entender de onde elas vêm. Em muitos casos, essas ideias são baseadas em experiências passadas ou no medo de se abrir para a vulnerabilidade.

3. Comunique Seus Sentimentos

A comunicação é uma ferramenta poderosa em qualquer relacionamento. Quando o medo de não ser amado surge, muitas vezes, ele se manifesta como ansiedade, possessividade ou até atitudes de afastamento. No entanto, guardar esses sentimentos para si mesmo só vai intensificar o medo e criar barreiras entre você e seu parceiro. É fundamental expressar o que você está sentindo, de forma honesta e aberta, sem acusações ou pressões. Diga ao seu parceiro que você está com medo ou inseguro(a) e compartilhe os motivos que estão por trás disso. A honestidade cria um espaço de confiança e empatia, permitindo que ambos trabalhem juntos para superar o medo.

4. Construa a Autoconfiança

Uma das maneiras mais eficazes de lidar com o medo de não ser amado(a) é trabalhar em sua própria autoconfiança. Quando você tem uma forte autoestima, sente-se mais seguro(a) e capaz de enfrentar os desafios do relacionamento. Dedique tempo para cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Isso inclui praticar a autocompaixão, reconhecer suas qualidades e aprender a amar a pessoa que você é. Quanto mais você se valoriza, menos dependente você se torna da validação externa para sentir que é digno de amor. Uma pessoa confiante atrai, naturalmente, relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

5. Desafie Expectativas Irreais

Muitas vezes, o medo de não ser amado(a) está ligado a expectativas irreais sobre o relacionamento. A sociedade nos impõe visões românticas idealizadas de como o amor deve ser, o que pode gerar frustração e medo quando a realidade não corresponde a essas expectativas. Nenhum relacionamento é perfeito, e todos têm altos e baixos. Lembre-se de que o amor verdadeiro é baseado na aceitação, respeito e compromisso, e não em perfeição. Ao desafiar essas expectativas irreais, você pode aprender a aceitar as imperfeições do relacionamento e perceber que o amor não precisa ser uma constante validação, mas sim uma parceria.

6. Pratique a Aceitação e a Vulnerabilidade

Uma das chaves para lidar com o medo de não ser amado é aprender a ser vulnerável. Isso significa permitir-se ser aberto e autêntico no relacionamento, sem o medo constante de ser rejeitado. A vulnerabilidade pode ser desconfortável, mas ela é fundamental para criar uma conexão profunda e significativa com o outro. Ao se permitir ser vulnerável, você demonstra confiança em seu parceiro e, ao mesmo tempo, fortalece a intimidade emocional.

Além disso, praticar a aceitação é essencial. Aceite que você não pode controlar os sentimentos do outro e que o amor não é uma garantia. Ao aceitar que o amor pode ser algo incerto e imprevisível, você pode relaxar e dar espaço para que o relacionamento evolua de maneira mais natural.

Conclusão

O medo de não ser amado(a) é um sentimento normal, mas não deve controlar sua vida ou seu relacionamento. Reconhecer e entender suas inseguranças, comunicar-se de maneira aberta e honesta com seu parceiro e construir sua autoconfiança são passos essenciais para lidar com esse medo de forma saudável. Lembre-se de que o amor verdadeiro é baseado na aceitação mútua, na vulnerabilidade e no respeito. Quando você trabalha essas questões dentro de si mesmo, é possível criar um relacionamento sólido e duradouro, livre do medo e da ansiedade.

Fernanda Vieira: Por Rosildo Barcellos

Fernanda Vieira: Por Rosildo Barcellos

Falar de Fernanda de Oliveira Vieira é falar de cultura. Produtora cultural há 30 anos, é moradora e vem atuando na Serra há 25 anos, Realizadora de 7 edições do Festival da Canção, realizado em Nova Almeida/ES, nos anos 2006, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2022 (essa última edição na modalidade virtual), atingindo um público estimado em 20.000 pessoas. Artista autodidata, é mosaicista no campo das artes visuais tendo coordenado a restauração da Estátua de Chico Prego, na praça da Serra -Sede e o Banco de Reis, no Sítio histórico Reis Magos.  Como produtora artística atua no desenvolvimento de carreiras musicais   de diversos gêneros. Profissionalmente atua como produtora executiva em eventos e projetos  em todo o território capixaba e já alcançando todos os cantos do Brasil.  Mas falar da restauração da estátua de Chico Prego e reviver a história.

Chico Prego é a representação de uma das maiores revoluções que aconteceram no Espírito Santo. Chico, que era escravo, foi líder da revolução em Queimado, morto por enforcamento no município em 11 de janeiro de 1850. Em 19 de março de 1849, escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito de Queimado, se revoltaram por causa de uma promessa do frei italiano Gregório José Maria de Bene. Se os escravos construíssem a igreja de São José, teriam alforria, mas isso não aconteceu.

Fernanda Vieira envolta a  natureza que a inspira

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram dessa rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário entre outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos. A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado vizinho.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850. Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.

O sítio histórico do Queimado, que foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo: a Insurreição do Queimado, fica localizado a cerca de 25 quilômetros da capital do Estado, Vitória. De acordo com o historiador Clério Borges, no documentário ‘Queimado – A luta pela Liberdade’, do diretor Rogério Martins, o extermínio vitimou mais de 100 negros logo nos dois primeiros dias, que tiveram seus cadáveres jogados em que lagoa, que na época recebeu o sombrio apelido de ‘Lagoa das Almas’

Nascido em 1655, Zumbi dos Palmares foi batizado com o nome “Francisco”; foi letrado em português e latim. Aos 15, fugiu para Palmares, local em que mais tarde lideraria a resistência negra, marcando seu nome para sempre na história do país. Mas a Serra,  hoje lar de quase  600 mil habitantes, também teve um escravo insurgente, guerreiro corajoso e tenaz, de nome Francisco, assim como o nome de batismo de Zumbi.

Fernanda  registra o encontro de dois importantes representantes da cultura em nossa região: à esquerda, Leonardo, coordenador cultural do nosso ponto de cultura, e à direita, Eleazar, prefeito de Fundão. Um dia especial que ficará na memória, marcado por discussões significativas sobre o desenvolvimento cultural e o intercâmbio entre Nova Almeida e Praia Grande. Uma reunião extremamente produtiva, que reforçou laços e promete grandes avanços no futuro.

No século XIX, Francisco era escravo em uma fazenda que pertencia à Ana Maria de São José, localizada na região circunvizinha de Serra Sede. Francisco era popularmente conhecido como Chico Prego, um homem negro, descrito como forte, robusto e corajoso.

Palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 1849, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.  Na época a cidade tinha como prefeito  Audifax Barcelos.

Mas a altivez de Fernanda não é só na história. O  8º Festival da Canção de Serra – ES está chegando!  O talento musical será mostrado nos dias 21 e 23 de fevereiro de 2025, na encantadora Praça dos Pescadores, em Nova Almeida. E assim falar de Fernanda Vieira é falar de Arte, de Musica e Cultura. É falar de Festival de Canção é falar de Teodorico Boa Morte , é falar de mim. Fernanda transpôs magistralmente poemas de minha lavra como a premiada “O prélio do amor sem fim” e “ O que eu sei do amor” transformou-as em música realizando um trabalho extraordinário e incrível.

Aliás, Teodorico Boa Morte foi uma importante figura no cenário cultural da cidade da Serra, escreveu mais de 600 poesias, trabalhou por muitos anos como guardião da Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida. Boa Morte era fundador da Aleas (Academia de Artes e Letras de Serra), ocupante da cadeira número 15. Entre os 15 livros que publicou. destacamos: “Borbulhar de Cantares” (2011, poesias), “A Igreja dos Reis Magos de Nova Almeida” (2013, história, poesia e fotografias), “Serra, Serra, Serrador” (2014), “Histórias para crianças e lendas da Serra”. Outrossim, ao falar sobre a cultura e tradição de determinado território, estamos resgatando a memória coletiva de um povo, reconhecendo e valorizando as suas raízes. É por meio do conhecimento das tradições e costumes locais que podemos entender melhor a história e a formação de uma comunidade, compreendendo as influências que moldam a cultura local.

Além disso, estamos proporcionando uma oportunidade para que as novas gerações conheçam e se orgulhem da sua herança cultural. A importância de falar sobre a cultura local e tradicional do território em que vivemos é tamanha, é nossas raízes que falam sobre nossa essência, sobre o que acreditamos e pelo o que lutamos.  É possível garantir a continuidade e a valorização da história que nos precedeu, possibilitando também que as futuras gerações prosperem com base nas conquistas e saberes do passado Não se omita a falar sobre a história que escreve a sua história porque nossa cultura e nossa tradição, nosso lugar, é também nossa identidade.  Ao transmitir esses conhecimentos aos mais jovens, estamos garantindo a preservação de memórias que podem refletir na construção de uma nova realidade. Vida longa a Fernanda Vieira.

Foto 3 Em postagem de Fernanda ela assevera “Na terra onde o rio abraça o mar, Nova Almeida é raiz e futuro, do céu vem a força e seu chão é seguro. Teu povo é puro, tua alma é poesia. És vila encantada cheia de magia. Parabéns Nova Almeida! Gratidão eterna por esse paraíso que me acolheu e me permitiu ser quem eu queria ser. NOVA ALMEIDA 468 anos de História .”

Foto 4 Etapa de renovação. Após  enfrentarem os desafios das fortes chuvas e problemas com a climatização, retornam  com muito carinho para revitalizar o espaço cultural, que é como uma segunda casa para os artistas de Nova Almeida. Essa reforma traz  conforto e segurança para todos os frequentadores.

* Articulista

NUNO BAEZ : Por Rosildo Barcellos

NUNO BAEZ : Por Rosildo Barcellos

Estou sentindo tanta falta de você
Estou morrendo de vontade de te ver
A gente se completa por inteiro
Com o peso certo e a medida
O nosso Amor se encaixa feito luva
Um presente da vida
E se completa feito o sal e o oceano
O sol que rasga a aurora atrevida
Nos céus os anjos fazem festa a favor
Um presente da vida
O meu louco amor
Minha flor carmim
Arco-íris multicor
A melhor parte de mim
O meu cobertor
O beija-flor e o jardim
É assim o nosso amor
A melhor parte de mim

Com a letra de “O beija  flor e o Jardim” de  Nuno Baez, quero fazer referência neste primeiro artigo do ano a nossa cultura, nossas tradições e costumes, que são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de uma sociedade. Mas, por quê a diversidade cultural é importante? A cultura é um conceito bastante amplo e discutido ao longo da história da humanidade, pois é ela quem dá sentido à nossa vida em sociedade.  Nuno Baez é um “gentleman representante” da cultura cigana. Estive presente na criação da Academia Cigana de Letras, no Instituto Histórico, em Campo Grande e naquela ocasião pude conferir de perto.

Por assim dizer, o país é lar de três grandes grupos: os Rom, os Sinti e os Calón. A etnia Rom é o grupo originado no norte da Índia ainda no século VI, que atravessou o Oriente Médio e chegou na Europa no século XVI. A etnia Sinti é encontrada principalmente na Alemanha, Itália e França, onde também é conhecida como Manouche. E os Calón, palavra que deriva do Romani caló, que significa negro, passaram pela Turquia, Grécia, Espanha e Portugal até chegarem ao Brasil. O nome da etnia faz referência ao tom de pele do povo Calón. A expressão “baixo calão” vem da língua falada pelos Calón. A contribuição foi em vários aspectos, não só culturais, como históricos, socioeconômicos.

Desta feita, se pararmos para pensar em uma sociedade sem cultura, sem tradições, ela não existe, mesmo porque, o homem começa a viver efetivamente em sociedade não só porque ele começa a dominar as ferramentas e a domesticar animais, mas também ele vai desenvolver aspectos culturais que vão fazer sentido para aquela comunidade. Quando falamos em cultura é difícil nos referirmos a algo universal, porque cultura é identidade.

E Nuno Baez, representa esta musicalidade cultural. Cantor e violonista, seu repertório passeia por diversos gêneros e estéticas: em italiano, inglês e espanhol, flamenco, MPB, música regional, música sertaneja e composições autorais. Baez canta profissionalmente desde os 13 anos, iniciou sua trajetória na capital paulista em apresentações no Terraço Itália. Dos 24 aos 30 anos morou na Espanha, na França, Itália e Portugal, período em que pesquisou a cultura e a musicalidade desses países, em especial o flamenco. Veio para Campo Grande em 2004 . Atualmente, possui mais de 1.600 músicas autorais de gêneros e estilos variados e idiomas como espanhol e italiano, além de buscar e preservar os ritmos ciganos

Para finalizar, não é preciso ir muito longe, para encontrarmos representantes da etnia cigana. Elvis Presley e Charlie Chaplin eram descendentes diretos da etnia Rom. A mãe de ambos os artistas compartilhavam o mesmo sobrenome: Smith. Além dos astros do rock e do cinema, o 21º presidente do Brasil Juscelino Kubitschek também vinha de uma família cigana por parte de seu bisavô materno Jan Kubíček. Apesar do Brasil ter sido, um dos poucos, talvez o único país a eleger um presidente cigano, JK não falava abertamente sobre o assunto a não ser na presença de outros ciganos, devido ao estigma que o povo sofria na época. E só a cultura pode colocar os “pingos nos is” e o respeito as tradições em seu devido lugar. E Baez faz isso com maestria.

*Articulista

Não se subestime. Você é especial! Wilson Aquino

Não se subestime. Você é especial! Wilson Aquino

Você sabia que o cérebro humano tem a capacidade de armazenar dados equivalentes a 2,5 petabytes? Isso é como 300 anos de gravação ininterrupta de uma transmissão de TV! E que temos cerca de 86 bilhões de neurônios, com cada um deles podendo se conectar a outros 10.000? As conexões no cérebro humano superam o número de estrelas em nossa galáxia. O cérebro também é capaz de reconhecer e processar imagens complexas em apenas 13 milissegundos! E para completar, ele possui 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos, suficientes para dar quatro voltas ao redor da Terra.

Esses dados impressionantes, revelados e confirmados pela ciência, comprovam o incrível potencial do cérebro humano, que é capaz de grandes feitos, como aprender e dominar qualquer conhecimento. Portanto, nunca subestime sua capacidade mental. Por mais simples que você se sinta, sua mente é poderosa, pronta para realizar até o ‘impossível’.

Essa complexidade do cérebro é um reflexo da grandiosidade do ser humano, criado por Deus à Sua imagem e semelhança. Somos filhos especiais do Criador, e essa verdade deve ser a base para nunca nos sentirmos pequenos diante das adversidades. Quando nos damos conta de que corpo, mente e espírito são dons especiais, entendemos que fazemos parte de um plano maior, um Plano Divino de crescimento espiritual na Terra. Com essa consciência, os obstáculos se tornam apenas desafios temporários, pois a verdade de que somos filhos de Deus nos fortalece a superá-los.

Neste início de ano, é fundamental que carreguemos essas verdades em nossos corações, pois elas nos colocam à frente de todos aqueles que, muitas vezes sem saber, seguem a jornada da vida sem a plena consciência de seu propósito divino. O crescimento pessoal, profissional e espiritual começa com a certeza de que Deus existe e nos fez seres especiais, com mentes poderosas, capazes de realizar grandes feitos. E quando alinhamos essa crença com a fé, podemos alcançar ainda mais, até mesmo remover montanhas, como nos garantem as Escrituras Sagradas.

Assim, todo sonho, todo projeto iniciado em 2025, será bem-sucedido se a pessoa se conscientizar do poder que reside em sua mente. Sim, acredite! o sucesso já começa no momento em que você reconhece sua capacidade infinita de aprendizado e transformação.

E, além do cérebro extraordinário que possuímos, Deus nos deu dons e talentos especiais. Por isso, encontramos entre nós pessoas com habilidades incríveis em diversas áreas: música, esporte, arte, invenção e muito mais. Vale lembrar que, caso não tenhamos nascido com algum dom específico que desejamos, podemos desenvolvê-lo com dedicação. A persistência e a perseverança no processo de aprendizado podem transformar qualquer habilidade em um talento notável.

Um exemplo inspirador vem de Heber J. Grant, o sétimo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quando adolescente, sua voz era considerada “horrível” e, apesar de tentar se aprimorar com a ajuda de professores, não conseguiu melhorar. Mas ele não se deu por vencido. Treinou sua voz sozinho, com persistência, até se destacar no coral da igreja. O mesmo aconteceu no basquete, onde foi recusado pelo time da escola devido à sua falta de habilidade. Ele treinou incansavelmente nas noites e nas madrugadas, até se tornar um dos melhores jogadores e conquistar três campeonatos. A dedicação também o levou a superar a deficiência em caligrafia e se tornar um renomado escritor de diplomas e de outros documentos.

A história de Heber J. Grant, e de tantas outras pessoas que persistiram até alcançar seus objetivos, mostram que somos capazes de conquistar tudo o que desejamos, com fé, determinação e trabalho árduo. O novo ano traz consigo uma oportunidade única de recomeçar, de transformar sonhos em realidade e de traçar metas para uma vida melhor, não só para nós, mas também para nossos familiares.

Portanto, 2025 será um ano vitorioso para aqueles que acreditam no poder de sua mente, na força de seus talentos e, acima de tudo, na orientação divina. Acredite em Deus, acredite em você e dê o seu melhor para conquistar os sonhos que já estão em seu coração. O futuro é brilhante para quem não desiste de lutar e acredita na grandiosidade de sua própria jornada.

*Jornalista e Professor

Articulista do Fronteira News receberá Prêmio Internacional.

Articulista do Fronteira News receberá Prêmio Internacional.

 

Como reconhecimento pela sua trajetória e todo o esforço de uma vida, na área de preservação das tradições e da cultura regional assim como pela  sua produção literária, o amigo jornalista que já recebeu os títulos de cidadão dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Corumbá, Miranda e Bodoquena, (está faltando apenas o de cidadão bela-vistense), Rosildo Barcellos, receberá o prêmio “El Nevado Solidario de Oro”, em sua 7ª edição este ano, que acontecerá em 11 de janeiro de 2025. O prêmio tem sede  em San Rafael de Mendoza – Argentina. O escritor escreve seu nome na história e  junta-se a outras personalidades como Debye Mian apresentadora, produtora,  e estilista. Aos nove anos de idade, já desenvolvia trabalhos artísticos, pintando telas com paisagens diversificadas, com referências artísticas de pintores famosos como: Vincent Vangoh e Claude Monet. Á partir dos dez anos, começou a criar seus primeiros croquis, desenvolvendo vestuário feminino em geral, formando-se em moda, posteriormente. Sempre pensando em estilo, inovação e versatilidade passou a criar modelos inusitados, sempre fugindo às regras da mesmice e do conservadorismo, abusando do brilho e dos finos tecidos, valorizando assim, a silhueta feminina e destacando e aflorando a sensualidade e beleza da mulher. idealizadora da marca The Luxury Fashion Store.

Premiada Deby Mian categoria jornalismo de entretenImento

Outro nome de peso é  Laluche, que é cantora e comunicadora infantil que, desde os 9 anos, comanda o programa Xou da Laluche. O objetivo do programa é resgatar a magia de ser criança, fortalecer os laços familiares, cultivar a inocência e resgatar o que se perdeu com o avanço da tecnologia, reacendendo valores familiares. Filha de um sírio, Laluche é disciplinada, dedicada aos estudos e fluente em inglês. Carismática e apaixonada pela família, ela também se envolve em diversos projetos voltados à inclusão social como o todos pelo Rio Grande do Sul. Da mesma forma Edith Rizzo, que reside em Paraty, Apaixonada pelas belezas naturais da Região da Costa Verde, mudou-se para a Ilha Grande, em 1992 Nesses 30 anos de litoral, após entrevista a Xuxa, na TV Globo, crítica do cartunista Ziraldo, tendo obras sendo expostas ou decorando paredes de todos os continentes e vários prêmios nacionais, em 2015 recebeu o titulo internacional, a cadeira 252 da Mondial Art Academia (MAA), na França. Atualmente Edith Rizzo representa a MAA no Brasil, como Delegada Cultural, abrindo portas para novos artistas brasileiros

laluche-teleton

O Prêmio Internacional Ibero-americano, uma das mais respeitadas e importantes premiações das Américas, foi criada pelo argentino Héctor Omar Salcedo, em 2018, para reconhecer profissionais de diversos segmentos, em especial àqueles ligados às Artes e à Cultura.“El Nevado Solidario de Oro” vem há sete anos prestigiando celebridades que se destacam durante o ano, também, no jornalismo, ativismo social, cultural, ambiental e de proteção a povos indígenas e dos direitos humanos.

No Brasil a Transmissão e organização  fica por conta da  cineasta e jornalista Aline Melo, da Produtora de Filmes Latinidade. Com transmissão ao vivo pela TV WEB teremos transmissão internacional  por  Margarita Espino, da Espanha e Susana Moya, da Bolívia.

A Equipe de Redação e todos os colaboradores e patrocinadores ficamos envaidecidos pela nomeação do articulista do Fronteira News, o pioneiro e mais acessado de Bela Vista, Rosildo Barcellos para o prêmio Ibero Americano, El Nevado Solidario de Oro e longe da modéstia, ainda esperamos mais para 2025. Acreditamos que o resultado do jornalismo sério e confiável que realizamos é o primordial para colher bons frutos, e seguir determinado divulgando as riquezas e belezas da divisa Brasil/Paraguai e  da histórica fronteira do APA.

* Da Redação