(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026

3ª Conferência da Juventude propõe discussão de formas para mudar o Brasil

Campo Grande (MS) – Para discutir ações e projetos voltados à juventude de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas da Juventude, prepara a 3ª Conferência Estadual da Juventude de 23 e 24 de outubro, com o tema: “As várias formas de mudar o Brasil”. Para a organização do evento, conferências municipais são realizadas na Capital e interior de MS.

A Conferência é um amplo espaço de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É uma oportunidade para propor e reivindicar ações para os poderes públicos e pactuar instrumentos de monitoramento com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

O subsecretário Estadual da Juventude, Thiago de Freitas, descreve o compromisso do governo do Estado na formulação de políticas para os jovens. “Ouvir a sociedade para a construção das políticas de juventude é um dos grandes objetivos deste governo. O governador Reinaldo Azambuja sempre diz que quem ouve mais erra menos. Por isso, vamos dar uma atenção especial a essa conferência”, destacou o subsecretário.

Municipais

Desde o início de agosto as conferências municipais são realizadas no interior do Estado. Nos dias 6 a 8 de agosto, aconteceu em Campo Grande, reunindo cerca de 400 jovens e gestores locais. No total são três etapas: a municipal, estadual e nacional. A Conferência Estadual vai eleger delegados que vão representar o Estado na etapa nacional, prevista para acontecer em dezembro, em Brasília (DF).

Em todas as etapas serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

Leia  Grupo Pé de Cedro escolhe Santuário Perpétuo Socorro para registrar novo audiovisual ao vivo

Diego Mariano, coordenador da Subsecretaria Estadual da Juventude, também assumiu a coordenação da Conferência. “Assumi a missão de coordenar a Conferência, junto com a comissão organizadora, com a missão de facilitar a participação dos jovens no maior número possível, para garantir que o processo de escuta, de colher na sociedade as ideias para a gestão, seja amplo e democrático”, reforçou Diego.

Programação das Conferências Municipais CLIQUE AQUI 

Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast) – Fotos: Xuxa e Wagner Guimarães/ALMS