(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
onibus saude

Vereador tucano leva Ônibus da Saúde para atender população de Jardim 

Jardim (MS) – O vereador tucano de Jardim, Guilherme Monteiro, viabilizou no último sábado (14) uma visita a cidade do programa de prevenção Ônibus da Saúde, desenvolvido pela Caixa de Assistência aos Servidores de MS (Cassems). O presidente regional do PSDB, Marcio Monteiro, esteve no local acompanhando os atendimentos.

A estrutura móvel do Ônibus da Saúde é  a maior de prevenção ao câncer no país. Equipada com sala de exames ginecológicos, possui  sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos.
“Enquanto eu estiver com saúde podem contar comigo e minha família para ajudar, dentro das nossas possibilidades, àqueles que precisam. Nós do PSDB temos consciência que a vida é o bem mais importante que pode existir e por isso todos trabalhamos sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, declarou Guilherme.
O programa tem como objetivo principal levar procedimentos que a população do interior de MS não tem acesso. Os atendimentos foram para combate de dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o câncer de colo de útero e o de mama, que quando diagnosticados no início têm maiores chances de cura.
De acordo com Guilherme , além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também é importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
Triagem
A diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, explicou que todos os procedimentos são previamente agendados pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de 10 anos”, revelou Budib.

Já o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, destacou que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, finalizou Ayache.

Foto: Camila Grubert