(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Poluição visual em Jardim  Sabendo da importância da Praça do Encontro para o município de Jardim, local de muitos eventos, hoje amanheceu com uma estrutura (totem), que ao invés de embelezar a praça, trás um conceito de poluição visual, elemento esse que poderá atrapalhar a visualização dos Shows e eventos que ali ocorrem, outro elemento também pode ser visto na entrada da cidade, onde antes havia um arvore, um pé de Ingá. Praças e parques são considerados área publicas, que nem sempre podem ser exploradas comercialmente com o uso  de tais elementos, que sem estudo prévio, sem projeto podem prejudicar a beleza da cidade.
 
Alguns empresários ressaltam que empresas de fora da cidade trazem esses elementos, lucram e não deixam nada para o município. Lembrando que o vereador Sergio Henrique Sá Braga (PROS), apresentou indicações ao prefeito Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT), para que determine o setor competente da municipalidade a regulamentar a prática do uso de faixas e placas de propagandas no perímetro urbano da cidade, bem como uma fiscalização mais efetiva e até mesmo com aumento de taxas para os chamados “forasteiros”.
 
Poluição visual é a desarmonia ou degradação visual geradora de desequilíbrio do meio ambiente artificial (cidade e paisagem urbana).  Este tipo de poluição é causada pelo próprio homem, o qual insere no meio ambiente elementos de forma desordenada. A Poluição visual é um problema sério. Entretanto, ela acaba sendo muitas vezes relegada a segundo plano, pois seus efeitos são mais psicológicos do que materiais, razão de haver dificuldades em seu diagnóstico e comprovação de causalidade na deterioração da qualidade de vida das pessoas.
Reportagem – zdknews