(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Ao visitar nesta terça-feira (19) o canteiro de obras a ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), a ministra sul-mato-grossense do Planejamento, Simone Tebet, destacou o pioneirismo do prefeito Nelson Cintra e de outros fronteiriços ligados ao movimento integracionista que há 30 anos vislumbrou a abertura da Rota Bioceânico para interligar os portos de Santos (Atlântico) ao Chile (Pacífico).

“Todos plantaram uma semente e o prefeito Nelson Cintra esteve a frente desse sonho sonhado há décadas e que hoje estamos vendo sendo concretizado com a construção dessa ponte, que não vai beneficiar apenas Mato Grosso do Sul, mas o Brasil”, disse a ministra. “Estamos aqui para reafirmar, como ministra, que o governo brasileiro vai cumprir todas as etapas para ligarmos o nosso Estado e o país ao mundo por esta ponte”, completou.

A visita de Simone Tebet à obra foi realizada na companhia do ministro Valdez Goés, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do governador Eduardo Riedel e do prefeito murtinhense, dentre outras autoridades brasileiras e paraguaias. Na ocasião, o engenheiro da obra binacional financiada integralmente pela Itaipu Paraguai, Paulo Leitão, informou que o lado brasileiro avançou em 40% (do Paraguai, 60%) e a previsão de conclusão é final de 2025.

Simone Tebet visita obra da ponte bioceânica e realça pioneirismo do prefeito Nelson Cintra

Cintra agradece apoio

Durante solenidade de inauguração da maquete da ponte bioceânica, exposta no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, o prefeito Nelson Cintra agradeceu a presença das ilustres visitas e o apoio dos governos federal e estadual e da bancada federal na liberação de recursos para o projeto de reconstrução da cidade, preparando-a para o novo ciclo de desenvolvimento. “Fomos fim de linha, mas hoje Murtinho é uma das cidades mais importantes com a Rota Biocêanica”, enfatizou.

Leia  Restauração de trechos da BR-267 segue a todo vapor, comemora Vander

Cintra classificou a ponte em construção sobre o Rio Paraguai “uma das maravilhas do mundo” e realçou o empenho de sua gestão em reestruturar a cidade antevendo sua expansão e crescimento populacional nos próximos anos. “Temos um grande desafio pela frente e já investimos mais de R$ 150 milhões em três anos. O governador Riedel sabe das necessidades da cidade e o Estado tem cumprindo sua parte, os recursos chegam de todos os lados”, disse.

O governador Eduardo Riedel lembrou que uma das setes obras estruturantes solicitadas pelo Estado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi o acesso da ponte à BR-267, de 13 km, já licitada ao custo de R$ 72 milhões. A ministra Simone Tebet garantiu que esta obra da chamada alça da ponte começa em abril. “O nosso governo vai cumprir o cronograma das obras complementares e quero trazer o presidente Lula para ver sua execução”, prometeu.

Participaram da comitiva que visitou Porto Murtinho, nesta terça-feira (190, o vice-governador Barbosinha, os secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Geraldo Resende e os deputados estaduais Paulo Corrêa e Roberto Hashioka e o ex-ministro Carlos Marun

Presentes também os prefeitos Josmail Rodigues (Bonito) e Carlos Pagliosa (Caracol) e os vereadores murtinhenses Elbio dos Santos (presidente da Câmara Municipal), professora Donizete, Sônia Ferreira, Rudimar Castro, Rodrigo Froes, Regina Heyn e Thiago Souza  e Jary Brum.

Simone Tebet visita obra da ponte bioceânica e realça pioneirismo do prefeito Nelson Cintra

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Murtinho)