(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Assim que a Rota Bioceânica entrar em atividade, ligando os Oceanos Atlântico e Pacífico por 3.320 km de estradas que cruzarão Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, a cidade de Porto Murtinho será o portal brasileiro desse corredor, em Mato Grosso do Sul. Essa localização estratégica tem atraído cada vez mais empresas para o município, que visam a maior facilidade de escoamento de mercadorias e a produção agrícola para exportação. Por isso, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, através do Programa Cidade Empreendedora, está implementando iniciativas de conexão corporativa para qualificar empresas menores e aproximá-las das grandes.

Uma dessas iniciativas aconteceu, dia (6), no restaurante Porto 267 de Porto Murtinho, durante a sessão de negócios específica da Rota Bioceânica. Ao todo, 30 empresas estão sendo vistas com potencial para entrar nessa cadeia de produção, entre elas, âncoras como: a FV Comércio, Importação e Exportação de Cereais; o Restaurante Vicari Caminho dos Andes; a Calcário Bela Vista; o Banco do Brasil e os Correios. A grande maioria oriundas de Porto Murtinho e outras vindas de Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Colorado (PR).

De acordo com o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, a mobilização de tantos empreendedores é vista como um sinal de que a população está reconhecendo as mudanças que estão ocorrendo na cidade. “Estamos há vários anos falando de corredor bioceânico, e hoje isso está muito perto de se tornar realidade. A ponte binacional está com 40% da obra concluída, as ruas estão sendo revitalizadas, a pavimentação asfáltica que corta a cidade está recebendo a terceira via e mais dois portos estão fazendo a documentação para se instalarem aqui. Então, é importante que o empresariado acredite no desenvolvimento de Porto Murtinho, faça melhorias no seu negócio, aproveite os cursos e eventos do Sebrae/MS, e conte com o apoio da prefeitura para se preparar e garantir seu espaço!”, ressalta o prefeito.

Sebrae/MS e Prefeitura Municipal de Porto Murtinho realizam sessão de negócios da Rota Bioceânica

Como a conclusão da Rota Bioceânica está cada vez mais próxima, além da sessão de negócios, o Sebrae/MS apresentou aos participantes do evento dois importantes documentos que propiciam a evolução das empresas: o Mapa de Oportunidades e o Guia de Atração de Investimentos. O Mapa de Oportunidades contém as principais necessidades de fornecimento dos grandes empreendimentos próximos à Porto Murtinho e o mapeamento das pequenas empresas que teriam a possibilidade de atendê-los, além de também identificar o que a empresa precisa e não há fornecedor no município, apontando a oportunidade de negócio para quem deseja empreender. Já o Guia de Atração de Investimentos é um documento produzido para nortear quem deseja investir na cidade, e fornece informações a respeito de oportunidades de negócio e sobre a estrutura que o município oferece.

De acordo com o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Veneza, essas ações fazem parte da estratégia do programa Cidade Empreendedora para preparar as cadeias produtivas locais, e assim atenderem as demandas das grandes empresas. “O Sebrae/MS desempenha seu papel estratégico em contribuir para o pequeno empresário caminhar até a contratação com a grande empresa. Nós organizamos e estimulamos essa aproximação na programação de hoje e, por meio das entregas do Mapa e do Guia, norteamos a vinda de empresas para preencher ‘gaps’ nas cadeias produtivas. O intuito é traçar um caminho para os investidores montarem empresas que complementem as cadeias locais. Nesse sentido, os dois documentos são importantíssimos, pois são uma cartilha para o investidor de onde, como e por quais direções investir”, explica o gerente.

Segundo o gerente da empresa de commodities agrícolas FV Cereais, Genevaldo dos Santos, o evento possibilita conhecer quem está querendo investir na cidade e, o mais importante de tudo, promove o comércio local. “A FV Cereais é uma empresa de grande porte, por isso, utiliza muitos serviços, compra de materiais e insumos. Com isso, outras empresas se credenciam e podem se preparar para nos atender e outras grandes empresas que virão”, ressalta o gerente. Proprietário da padaria Oficina do Trigo, Thiago Rodrigues participou da sessão de negócios para estar atualizado com o cenário de crescimento econômico. “Vim saber como está o nosso município e o desenvolvimento dos negócios, quais investidores novos estão chegando, e conhecer compradores e fornecedores de todo o canto do mundo. Eventos assim do Sebrae/MS abrem um leque de oportunidades, considero muito importante a parceria com a Prefeitura”, finaliza o empresário.

Governança

Durante o evento, o prefeito Nelson Cintra assinou o início da atualização do Plano Diretor de Porto Murtinho. “Tenho certeza de que foi graças ao preparo e conhecimentos oferecidos pelo Sebrae/MS desde meu primeiro mandato que eu, que antes era produtor rural, cheguei a conquistar o prêmio de Prefeito Empreendedor, em 2022. Para administrar uma cidade, você tem que ter assessoramento”, destaca o prefeito Nelson Cintra.

Essa produtiva colaboração foi ressaltada pelo gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus da Silva Oliveira. “O Cidade Empreendedora foi o programa que chancelou essa estrutura de ambiente de negócios e Porto Murtinho passou com o apoio do Sebrae/MS por uma trilha muito importante de desenvolvimento, muito bem direcionada com o que o prefeito Nelson tem de perfil e promoveu em sua gestão”, pontuou o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS.