(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Representantes da Fundação Itaú Social visitam Jardim e conhecem detalhes do Projeto Reconstruindo Futuros

Os técnicos da PRATTEIN Educação e Desenvolvimento Social analisaram o andamento do projeto e cogitaram renovação da parceria no próximo ano.

No dia 24 de agosto a equipe do Projeto Reconstruindo Futuros, uma iniciativa da Administração Municipal de Jardim que acontece através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que é financiada pela Fundação Itaú Social, recebeu representantes da Fundação que estão no Estado para conhecer e observar o andamento dos projetos financiados pela entidade,  com o objetivo de avaliar o impacto destes projetos na sociedade, seus resultados alcançados, pontos positivos e negativos.

Saulo Cunha e Marcela Araújo iniciaram os trabalhos logo pela manhã em reunião com o prefeito Erney, a Coordenadora do projeto Reconstruindo Futuros, Jakeline Ayala, a Presidente do CMDCA, Ana Marcia Aristimunho Romeiro, o Vice Presidente do CMDCA, Arthur Junior Ledesna, o Secretário de Educação José Aparecido Schink e o idealizador do Projeto Circo na Escola, Professor Nilton César Oviedo Dutra.

Eles se apresentaram aos gestores municipais e se mostraram interessados em conhecer todos os detalhes do projeto. Segundo eles existe a possibilidade de renovação e ampliação para o ano que vem, pois consideram um trabalho importante  para a inclusão social e demais objetivos que são propostos pela iniciativa. “Pode ser que consigamos uma ampliação para que o projeto passe a acontecer ano que vem na comunidade escolar da Escola Municipal Chaquib Kadri, onde o projeto também se faria de grande valia, já que aquela comunidade é carente em diversos aspectos e apresentam grande vulnerabilidade social,” disse Jakeline Ayala.

Após o almoço oferecido pela prefeitura no Balneário Municipal de Jardim, os representantes da Fundação Itaú Social e a equipe de desenvolvimento do Projeto Reconstruindo Futuros se dirigiram até a Escola Municipal Professora Rufina Caldas, onde o projeto é aplicado desde o início do ano.

Eles se reuniram com a equipe técnica do projeto e com os professores e a direção escolar, que estão em contato direto com os alunos do projeto. Numa roda de debates os profissionais responderam uma série de perguntas de Saulo e Marcela que se mostraram encantados com o envolvimento de todos e com o impacto positivo que o projeto teve na vida dos atendidos, como elevação da auto estima, melhoria no rendimento escolar, diminuição da evasão na escola, e diversos tipos de violação de direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar e no seio familiar.

Desta forma a equipe conseguiu mostrar o quanto o projeto contribui para a superação de defasagens de aprendizagem, melhoria dos relacionamentos, da autoestima entre alunos, famílias e membros da comunidade escolar, tentando desta forma minimizar ao máximo qualquer tipo de violações de direitos.

Ao final do dia eles prestigiaram a apresentação do Circo na Escola, o símbolo do sucesso do Reconstruindo Futuros, que realizam apresentações em diversos eventos municipais, já se apresentaram em aberturas de jogos escolares, Festas Juninas e eventos culturais. “Eles são a prova da inserção social que se conquistou através do Projeto Reconstruindo Futuros, são o exemplo que podemos fazer a diferença, que a Fundação Itaú Social já fez a diferença em Jardim na vida destas crianças,” finalizou Jakeline Ayala.

Texto e fotos: Hudson Lauro – ASCOM SEMAS