(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural finalizam mais um curso de capacitação em Jardim

A parceria entre o SENAR, o Sindicato Rural de Jardim e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, finalizou com sucesso mais um curso de capacitação e geração de renda familiar.

O curso de processamento caseiro de tomate, foi ministrado para 14 alunas nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na Escola Municipal Durval Coelho Barbosa. Segundo a instrutora do SENAR, Dayse Wanderlea Benites, as participantes aprenderam a manufaturar 12 produtos derivados do tomate, dentre eles o tomate seco, catchup, chutney (molho agridoce com tomate verde), geleias, doce pastoso, doce de corte, extrato de tomate, molho freetzeen (a base da polpa e semente), o antepasto sardela, molho de pimenta, molho de tomate a base de cenoura (para cachorro quente), dentre outros.

Representando o presidente do Sindicato Rural de Jardim, Edilberto Martinez Grubert, a Secretária Tiele Aparecida Ferreira Valenço explicou como funciona a parceria dos cursos de capacitação em Jardim. Segundo ela, quando existe a demanda o Sindicato Rural aciona o SENAR que traz a instrutora. É o Sindicato Rural também responsável pela entrega da matéria prima que servirá para as aulas práticas, no caso o tomate e demais ingredientes necessários. A Prefeitura sede o local e organiza a demanda definindo quais cursos melhor atenderão a comunidade, também auxiliando na logística.

Segundo a Coordenadora dos cursos, Fabiana Pache, acontecem em Jardim uma média de 04 cursos de capacitação por mês, que auxiliam as famílias a produzirem para consumo e também para aumentar a renda familiar.

O Secretário de Assistência Social de Jardim, Sergio Rosa falou em nome do Prefeito Erney Cunha Bazzano Barbosa, da sua satisfação em fazer diferente nesta gestão, onde considera importante capacitar a população para que assim seja conquistada a independência dos programas sociais, para que as pessoas conquistem sua liberdade econômica, o que melhora a auto estima, cria pessoas mais seguras e formadores de opinião. “Estes cursos podem resgatar mais que o equilíbrio econômico de uma família, se bem aplicados, eles podem resgatar pessoas do anonimato social, reinserindo-as na sociedade, potencializando o mercado local, gerando novas oportunidades de uma vida melhor,” disse.

Texto e fotos: Hudson Lauro – ASCOM SEMAS