(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Prefeitura de Murtinho paga 13º salários aos servidores municipais

Porto Murtinho (MS) – Mesmo com as dificuldades econômicas e com a perda de receita orçamentária, a Prefeitura depositou, na quinta-feira, 21 de dezembro, o pagamento dos 13% salário de todos os servidores, o salário integral referente ao mês de novembro já foi paga no inicio deste mês.

Com essa medida, a economia do município, no início do período de festas de final de ano, será aquecida em mais de R$ 3 milhões. Essa medida foi possível graças a um estudo de viabilidade econômica e as medidas de austeridade que foram tomadas pelo governo, do prefeito Derlei Delevatti (PSDB), reduzindo de forma eficiente as despesas de custeio da máquina pública.

Todos os segmentos do comércio serão beneficiados, direta e indiretamente, com o aporte financeiro feito, tendo em vista a circulação de dinheiro que será feita pelos servidores. Para o prefeito Derlei, o trabalho duro dos servidores e o planejamento feito pela equipe de Governo foram fundamentais para que o município conseguisse quitar o 13º salários. “Este ano tivemos uma perda de receita orçamentária, mesmo assim, com o trabalho sério e profissional que todos tem desempenhado, incluindo aí todo o funcionalismo municipal, conseguimos quitar o pagamento do 13º salário de forma justa.  Dessa forma, os servidores poderão fazer o planejamento para compras de final de ano, quitar dívidas ou até mesmo antecipar pagamentos”, declarou Delevatti.

De acordo com o prefeito, o desafio é diário porque as dificuldades não param. “O importante é que vamos continuar trabalhando muito, de forma séria e profissional, para recolocarmos nossa cidade no caminho certo”, completou. O comercio vai aquecer neste fim de ano, a prefeitura continua sendo a principal fonte de renda dos murtinhenses

Leia  Na menor cheia da história, nível do Rio Paraguai recua em pleno mês de março

A Prefeitura anunciou que o salário do mês de dezembro vai ser pago no inicio do mês de janeiro de 2018 dentro do cronograma da administração financeira para todos os servidores municipais.

Planejamento

A reportagem contactou com o secretário municipal de Finanças e Planejamentos, Carlos Alberto Heyn, que reportou que este ano foi um ano complicado para o setor financeiro do município, primeiro porque a nova gestão herdou dividas da gestão passada e somando a isso veio a crise de receitas que afetou diretamente o rateio do ICMS, principalmente com o gás boliviano para o estado que perdeu receita, outro foi a questão da crise econômica do país que diminuiu o volume de produção das empresas brasileiras e muitos empresários de vários setores deixaram de recolher os impostos que alimentam a maquina pública.

Segundo o titular da pasta, a nova gestão pagou dividas no valor aproximado de 5 milhões de reais fora os precatórios vencidos que deve se aproximar de nove milhões, dividas que não foram contraída pelo atual prefeito, “este ano pagamos contas que não é nossa e isso afetou em cheio o nosso caixa”, diz.

Por esse motivo a gestão atual tomou medidas austeras para o controle dos gastos públicos, cortou despesas e pessoal para adequar a folha dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade fiscal, mas ele comemora o resultado dessas medidas que geraram frutos de poder pagar os salários em dias e mais 13º salários e até o final do mês de dezembro de 2017 vai quitar as despesas com fornecedores que já estão empenhados, “foi um ano de aprendizado, mas com certeza para 2018 já teremos um planejamento orçamentário redondinho para podermos fazer investimentos em vários setores da gestão, este primeiro ano fizemos uma administração feijão com arroz e para mo ano que vem vamos botar mais misturas nesse prato” prometeu Carlos Heyn.

Leia  Na menor cheia da história, nível do Rio Paraguai recua em pleno mês de março

Reportagem: Toninho Ruiz