(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
IMG_7165

Prefeito Derlei e vereadores cumprem agenda na Cachoeira do Apa

Porto Murtinho (MS) – O prefeito de Murtinho Derlei Delevatti (PSDB) em companhia dos vereadores Rodrigo Froés (PSD) (presidente do Legislativo murtinhense), vereador Miltinho Abrão (PMDB), Sonia Ferreira (PSDB), Fátima Vidotte (PR), Zilda Duré (DEM) e Marciana Britos (PSC), cumpriram agenda de trabalho na manhã de quarta-feira, 22, na Colônia Cachoeira do Apa.

A primeira reunião foi com a família de moradores que ocupam o Parque Cachoeira do Apa, o prefeito junto com os vereadores pediram pacificamente aos moradores se retirar do local porque essa área é Preservação Ambiental Permanente que por lei foi transformado em Parque Ecológico da Cachoeira do Apa. Pela Lei o parque não pode ter morador que não pertence a estudos ambientais ou de fiscalização ambiental.

O prefeito junto com os vereadores propôs uma troca com esta família, à prefeitura doa o prédio onde funciona a fiscalização ambiental feita pela Policia Militar Ambiental com todas as garantias de documentos como escritura e onde esses moradores residiam o município vai reformar para o funcionamento da fiscalização ambiental. Além da fiscalização, dentro do parque a administração de Derlei vai construir um laboratório para estudos ambientais para os estudantes de Biologia para estudos da biodiversidade.

Atualmente moradores da localidade exploram ilegalmente a prática da pesca dentro do parque que por Lei é proibido. Na próxima quarta-feira, o prefeito vai se reunir em Murtinho com essa família para chegar a um acordo amigável caso contrário o município pode entrar com ordem de despejo e esses moradores saem sem direito a nada. Para evitar esse constrangimento o prefeito e os vereadores traçaram o caminho do diálogo amigável para o desfecho desse tema.

Leia  Porto Murtinho ganha Prêmio Sebrae em inclusão produtiva com projetos inovadores

A segunda reunião do prefeito e os Edis foi com os membros da Associação de Moradores dessa colônia, liderado pelo Sr. Dalmar Medeiros, que nessa reunião solicitou melhorias para a comunidade como a reforma do sistema de tratamento e distribuição de água potável às residências da localidade, construção de uma academia ao ar livre, também solicitaram a construção de uma residência aos professores da escola rural e a instalação de Internet no educandário. Dois professores da comunidade também participaram dessa importante reunião.

O prefeito disse a reportagem que a pauta de hoje na Cachoeira do Apa foi importante para tratar de assuntos que vem se arrastando a tempos e que precisa se resolver porque a Justiça exige o cumprimentos das leis, especificamente em relação ao Parque Ecológico que não pode ser habitada por pessoas que não pertence a fiscalização ou estudos ambientais. Sobre a reivindicação dos moradores, ele diz que vai estudar a possibilidade financeira para atender a colônia.

O vereador acompanhado da Policia Ambiental percorreram várias trilhas dentro do Parque para verificar in loco a situação e testemunharam que o Parque está sendo usado ilegalmente para fins comerciais de prática de turismo de pesca.

Toninho Ruiz