(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
0 (2)Segurança Nacional: Na manha de sexta-feira, 29, as dependências da 2ª Companhia de Fronteira, Sentinela do Pantanal recebeu dezenas de convidados para a tradicional solenidade de entrega da boina verde-oliva ao efetivo incorporado no corrente ano.

O evento marca o encerramento do período de instrução militar básica. Período este composto de intensas atividades militares e de um exercício de longa duração. Ao término destas atividades, como forma de materializar a justa vitória alcançada. O Exército Brasileiro, em formaturas, como a realizada neste dia, entrega as boinas aos soldados incorporados em suas organizações militares. Assim, de forma simbólica, o desafio superado e a firme conquista de objetivos pelo soldado da nossa Força Terrestre são reconhecidos e valorizados.

O soldado Oswaldo Gonzáles destaque do Período Básico em 2015, recebeu das mãos do comandante e de seus pais a boina verde-oliva. Os demais soldados receberam suas boinas das mãos de suas respectivas madrinhas e padrinhos.

O momento da entrega da boina verde-oliva simboliza que o recruta já é um militar preparado para o combate básico. Os recrutas de 2015 passam, de fato e de direito, à condição de soldado do Exército Brasileiro, no caso de Murtinho, os verdadeiros Infantes do Pantanal, os denominados de “Guerreiros do Pantanal”. Sendo agora designados para cumprir as múltiplas e importantes tarefas inerentes à 2ª Companhia de Fronteira.

O comandante da 2ª Cia Fron, o Major de Infantaria Carlos Otávio Macedo de Sousa, proferiu palavras sobre a importância da cerimônia, destacando o culto à disciplina, à camaradagem, ao espírito de corpo e ao respeito. Ao finalizar seu discurso Major Macedo repetiu a célebre frase no Exército Brasileiro: “Treinamento difícil, combate fácil”.

O direito de cada soldado de passar a usar o símbolo do Exército Brasileiro, a boina verde-oliva, foi conquistado após a superação dos desafios inerentes aos exercícios de longa duração. Seu uso, a partir da formatura de entrega, relembra os ensinamentos e valores deixados pelo Patrono do Exército Brasileiro, “Duque de Caxias”, e marca a crescente responsabilidade que o Exército Brasileiro delega a cada soldado com a entrega da boina.

A solenidade contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores Sirley Pacheco (PSB), do comandante da Agência Fluvial Capitão-tenente Alexandre Brandão da Silva, do Sargento da Policia Militar Gregório Ferreira, Tenente Landis, do Corpo de Bombeiros Militar; do empresário Antonio Carlos Barreto, do representante do prefeito André Luiz Mattos, secretário municipal de Governo.

A cerimônia encerrou-se com o desfile da tropa, em continência ao seu comandante, perante os familiares e amigos que prestigiaram a solenidade. Após a solenidade o comando dessa unidade militar organizou um almoço de confraternização entre os soldados e seus familiares nas dependências do Grêmio de Sub-ten e Sargentos.

Fonte: Toninho Ruiz

0 (5)  0 (4)  0 (3)  0 (1)

Leia  Nelson Cintra assina convênio com governo e garante asfalto para dois bairros de Murtinho