(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

PMA de Jardim autua assentada em R$ 5 mil por exploração de madeira ilegal de vegetação protegida de reserva legal coletiva do assentamento

 Policiais Militares Ambientais de Jardim receberam denúncias, de que assentados rurais, do assentamento Rio Feio, localizado no município de Nioaque, a 50 km da cidade de Jardim, estariam explorando madeira ilegalmente na área definida pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA), como os 20% de vegetação de reserva legal obrigatoriamente protegida por lei coletivamente para servir a todos os lotes dos assentados.

Uma equipe esteve no local ontem (28), confirmou a denúncia e verificou que a proprietária de um lote invadiu a área protegida e derrubou diversas árvores das espécies aroeira e angico na área protegida e explorava a madeira, sem a licença autorizativa do órgão ambiental. A madeira retirada estava sendo arrastada e armazenada no lote da assentada, que é próximo da reserva. Foram apreendidas 13 toras de aroeira e angico.

As atividades foram paralisadas e a infratora (66), residente em Nioaque, responderá por crime ambiental de degradar área protegida, com pena de um a três meses a um ano de detenção. Ela foi também autuada administrativamente e foi multada em R$ 5.000,00.