(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
1475590642

Passeio de flutuação em Jardim é o primeiro do Brasil a receber a certificação em Segurança ISO 21101

Jardim (MS) – O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), reconhecido internacionalmente por suas águas cristalinas, foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). 

A certificação ISO (International Organization for Standardization), que leva em consideração, não só a qualidade dos produtos e serviços prestados, mas toda a cadeia produtiva, foi concedida após Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, visitar o passeio em setembro deste ano.

A visita, que ocorre anualmente, tem como objetivo verificar se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado no atrativo obedece a Norma NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura. 

O Sistema de Gestão de Segurança tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes através da adoção procedimentos e medidas preventivas, como vistoria de trilhas e equipamentos de primeiros socorros. Todos os nossos funcionários têm cursos de primeiros socorros que são realizados anualmente. Nosso índice de acidentes sempre foi muito pequeno desde o início da atividade em 1995. Contudo desde 2008 quando entramos para o Programa Aventura Segura o índice passou a ser baixíssimo, apenas 2 acidentes por ano. O que é muito bom, considerando que a atividade é realizada na natureza, que oferece riscos intrínsecos ” cita a diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata Luiza Coelho. 

O passeio de flutuação, realizado em uma Unidade de Conservação – RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), é uma das atividades mais procuradas por visitantes do mundo todo no Recanto Ecológico Rio da Prata.  Um guia de turismo especializado acompanha um grupo, de no máximo nove pessoas, durante caminhada por uma trilha interpretativa na mata ciliar e durante mergulho de superfície, conhecido também como flutuação, no rio Olho D’Água até o encontro com o rio da Prata.

Certificação dupla

Além do Recanto Ecológico Rio da Prata, a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo que faz parte do Grupo Rio da Prata, e localiza-se em Bonito (MS), também conquistou a certificação ISO 21101. Com isso, passa a ser o primeiro atrativo do Brasil a possui certificação na modalidade caminhada e banho de cachoeiras. Conheça o passeio em: www.estanciamimosa.com.br

Empresas certificadas

Atualmente sete empresas brasileiras possuem a Certificação ABNT NBR ISO 21101:2014. São elas:

– Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito (MS);
– Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS);
– Buraco das Araras, em Jardim (MS);
– Agência de Viagens Território Selvagem, em Brotas (SP);
– Alaya Expedições, em Brotas (SP);
– Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP);
– Parque Campo dos Sonhos, em Socorro (SP).