(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Pacto que eleva valor da arroba pago ao pecuarista iniciará em Figueirão (MS)

Lançado em agosto de ano pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com apoio do JBS, o Pacto Sinal Verde que objetiva de formatar uma cadeia produtiva integrada, da cria ao abate, com impacto na tipificação das carcaças, no aumento da bonificação do produtor rural em R$ 2 por arroba e, de fidelizar os canais de venda superiores, reunirá produtores rurais da região Norte de MS, para iniciar as orientações e detalhar as estratégias. O evento será no dia 17 de outubro, a partir das 9h, em Figueirão, no Tatersal de Leilões Fazenda 3R.

O JBS afirma que, no quesito preço, os protocolos de tipificação estão avançando rapidamente, fazendo com que surjam melhores oportunidades de remuneração ao pecuarista, vinculadas à qualidade das carcaças abatidas. Entre as ferramentas de valorização, a multinacional cita o aumento de produtividade, redução da idade de abate, formação de carcaças mais pesadas e de maior rendimento. “Fazendo uma analogia, a carcaça é a embalagem da pecuária e preenchê-la adequadamente significa aumento de produtividade e, por consequência, do faturamento por hectare da propriedade rural. Isso é aumentar a renda do produtor economicamente antenado,” afirma Eduardo Krisztán Pedroso, do setor de originação do JBS que presta apoio ao Pacto Sinal Verde.

Segundo o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, as metas serão facilmente atingidas pelo Norte de Mato Grosso do Sul devido a tradição voltada à qualidade. “É um projeto ousado que privilegia o produtor rural e servirá de reconhecimento àqueles que prezam por qualidade. Não há dúvida de que a região que produz o melhor bezerro do País se mobilizará em prol de resultados ainda melhores, que vão impactar na rentabilidade das propriedades, municípios e do Estado, além de elevar nossa carne à categoria gourmet”, pontua Rosalin, ao salientar que entre os objetivos do Governo do Estado de MS, está priorizar as regiões mais pobres do Estado para reverter essa situação econômica.

Leia  Sicredi Centro-Sul MS/BA alcança R$ 217 milhões de resultados financeiros em 2023

Para o criador Rubens Catenacci, proprietário da Fazenda 3R, o Pacto vem ao encontro de um anseio antigo quanto a valorização da raça Nelore. “Assim como a maioria dos criadores brasileiros, dedico-me à raça Nelore, com resultados que surpreendem. O Sinal Verde contribuirá para que os animais sejam pagos por seu rendimento frigorífico e qualidade, seja originado por um cruzamento industrial ou não, a valorização será reflexo do empenho do produtor”, comemora Catenacci.

Pedroso, do JBS, afirma que a região Norte de MS tem potencial de servir como cartão de visita para o projeto. “A indústria e os pecuaristas carregam a responsabilidade de colocar, na mesa do consumidor, uma carne macia e saborosa. A cada dia, haverá mais pessoas demandando um produto melhor, que vem de animais castrados, novilhas gordas ou animais inteiros, com idade máxima de dois anos e acabamento de gordura superior a três milímetros”, enfatiza, citando Figueirão como referência.