(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Abril de 2024

O Governo do Estado reconheceu na última quinta-feira (30), 19 municípios em emergência, devido a forte chuva dos últimos meses. Hoje (04), o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, participou no auditório da Governadoria da Solenidade de Assinatura de Autorização de Convênio, entre o estado e os municípios em “Situação de Emergência”, para aquisição de combustível para abastecimento de maquinários,

As cidades decretadas com emergência são:

Jardim; Miranda; Antônio João; Rio Verde; Água Clara; Ponta Porã, Nioaque; Vicentina; São Gabriel D’Oeste; Bataguassu; Bela Vista;

Amambai; Corguinho; Naviraí; Juti; Caracol; Deodápolis; Tacuru; Paranhos.

A solenidade aconteceu às 14h, e contou com a presença dos prefeitos dos municípios citados, do Governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário de estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, entre outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro e a senadora Tereza Cristina.

Prefeitos de MS, durante a solenidade. Foto: Edson Ribeiro

O decreto foi assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), com o intuito de acompanhar e reforçar as ações de mobilização nas cidades afetadas pelos estragos provocados pelas chuvas, sob coordenação da Defesa Civil.

No decreto ainda diz:

“Em decorrência do referido desastre ocorreram danos de média intensidade à infraestrutura dos citados municípios, tais como rodovias, estradas vicinais, bem como aos serviços essenciais à população, por exemplo, escoamento da safra agrícola, transporte escolar, dentre outros, que são necessárias obras de reconstrução para restabelecer a normalidade local desses municípios”.

O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, destaca que essa aquisição vai ajudar muito os municípios em emergência. “É bom destacarmos que a maioria desses municípios tem suas economias baseadas na agropecuária, com isso os estragos foram muitos, principalmente na safra agrícola”, afirma Valdir.

Leia  Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS

O presidente ainda agradece o compromisso com os municípios, do Governo do Estado, com a Assembleia Legislativa, e ainda comenta que o auxílio financeiro de combustível vai atender de uma forma bem ágil e eficiente as 19 cidades homologadas, principalmente nas áreas rurais, assentamentos, aldeias indígenas e quilombolas.

Já o governador, Eduardo Riedel, comenta sobre os prejuízos das fortes chuvas no mês de janeiro, fevereiro e março. “Quase todos os municípios sofreram com esse período de chuva. O Mato Grosso do Sul é um estado com muitas estradas vicinais, não pavimentadas em grande maioria e com esses dois meses de chuvas intensas, quase todos os dias, tivemos prejuízos acumulados, com dificuldades até para arrumar essas estradas.”

Governador Eduardo Riedel em discurso no auditório da Governadoria, onde se comprometeu com as pautas municipalistas. Foto: Edson Ribeiro

Após o período chuvoso, os municípios em decreto estão em ações intensas para recuperar os estragos ocasionados, e principalmente na reconstrução da infraestrutura local.

Com ajuda adquirida em combustível, as cidades citadas poderão colocar os maquinários diariamente para trabalhar, até recompor o prejuízo de cada local.

Outros municípios também estão em alerta de emergência, o governador ainda comentou que os trâmites que ocorrem na Defesa Civil para esses municípios entrarem em decreto de emergência já estão encaminhados.