(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

P1030661Elas desempenham melhor que os homens obras da acabamento

Mais de 600 mulheres já estão incorporadas na indústria da construção civil de Campo Grande. Elas exercem as mais variadas funções e se destacam nas atividades de acabamento, como azulejistas e trabalhos com gessos. “Elas são mais caprichosas que muitos homens nessas atividades e ao que tudo indica, vieram para ficar na construção civil”, afirma José Abelha Neto, presidente do Sintracom/CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande).

O número (600) é pequeno em comparação ao universo masculino do setor, cerca de 30 mil, mas, segundo o líder sindical, a cada dia tem aumentado o número de mulheres nos canteiros de obras, tanto de pequenas, médias e grandes obras.

Entre as mulheres existem ainda muitas que não tem muita especialização e acabam trabalhando como ajudantes. Outras já se esforçaram mais e fizeram cursos e por conta disso tiram bons salários como pintoras de parede, pedreiras e encanadoras, entr outras funções nas empresas. Outras preferem trabalhar por conta, especializadas, por exemplo, como azulejistas e fazem seus próprios orçamentos a empresários e proprietários de imóveis e executam o serviço, quase sempre sozinhas, ganhando bons “honorários” por serviços executados.

Algumas já adquiriram carros próprios, zeros, inclusive, só com trabalhos especializados na construção civil. “Elas são dedicadas, focadas e determinadas”, defende Abelha Neto, que acredita que um número cada vez maior de mulheres deverá ingressar no setor em 2015.

Fonte: Wilson Aquino