(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Campo Grande (MS)– Mesmo sem nenhum caso de sarampo registrado em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância da imunização contra a doença; que é infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Para manter o Estado sem a doença, a SES orienta que a cobertura vacinal seja maior, em especial nas crianças com 12 meses de vida. Para atingir a meta do Programa Nacional de Imunização é preciso imunizar 95% das crianças com um ano. Porém, dados registrados em 2019, entre janeiro e junho, indicam que o Estado está 83,54 % dessa faixa etária imunizada.

O Ministério da Saúde publicou a situação epidemiológica do país até o dia 18 de julho. Conforme os dados, já temos no país 561 casos de sarampo, distribuídos em sete Unidades Federadas (UF): São Paulo (484), Pará (53), Rio de Janeiro (12), Minas Gerais (4), Amazonas (4), Santa Catarina (3) e Roraima (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,3 por 100.000 habitantes.

Em Mato Grosso do Sul,  até agora não há nenhum caso confirmado de sarampo/rubéola, somente casos suspeitos, e o último registro do sarampo no Estado foi em 2011.

Já no Brasil, o último paciente detectado com a doença foi em 2015, no Ceará. Em 2016 havíamos recebido o certificado de eliminação do sarampo. No entanto, dois anos depois, em 2018, começaram a surgir os casos importados da doença, quando, possivelmente, venezuelanos entraram no país trazendo o vírus.

Sarampo

Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele (aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), tosse, coriza e conjuntivite. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento se alguém, com quem se teve contato, ficar doente.

Leia  Planejamento participativo do INCRA em MS define estratégias para Reforma Agrária  

As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. Porém, a comprovação deve ter sido por meio de exame laboratorial.

O sarampo pode deixar sequelas caso não seja tratado. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar surdez, cegueira, retardo do crescimento e redução da capacidade mental.

Na suspeita ou a confirmação de sarampo, a pessoa precisa ficar em isolamento social e é realizado o bloqueio seletivo com a aplicação da vacina tríplice viral em todos que tiveram algum contato com o doente. Com essa ação, a tentativa é parar o vírus com a imunização de todos os indivíduos que estão em risco.

Vacina

A Secretaria de Saúde orienta que a população fique atenta às datas agendadas na carteira de vacinação e aos registros de doses. A pessoa que já tomou duas doses da vacina da tríplice viral está imunizada. A vacina, única forma de prevenção, está disponível em todas as unidades de saúde dos municípios.

Se o indivíduo não se lembrar se tomou a vacina e ainda não tiver a carteira de vacinação, é importante ir até a unidade de saúde para verificar se há registro. Caso não tenha registro, o paciente deverá ser imunizado.

Pessoas que irão se deslocar para estados/municípios de ocorrência de casos e sem histórico vacinal ou vacinação incompleta devem ser vacinados com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem.

Leia  Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios

Confira abaixo o Calendário Nacional de Vacinação.

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao