(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Palestra aborda estratégias para construção de pilares para empreendedorismo e tem apoio do Pró Pantanal

Para identificar oportunidades de inovação, um dos caminhos que pode ser percorrido é entender o funcionamento de redes sociais que tem foco específico e direcionamento para contato profissional. O uso dessa tecnologia é o que está sendo abordado em palestra apresentada para estudantes no Pantanal, principalmente com jovens que estão nas universidades ou que cursam as últimas séries do ensino médio. Essa iniciativa faz parte de ação do Ecossistema Local de Inovação em Corumbá, que tem apoio do Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae.

O projeto-piloto com esse tema foi implantado com universitários do curso de Sistema de Informação do Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mais de 30 alunos identificaram potencialidades que existem na plataforma Linkedin, rede social voltada para o mercado de trabalho. Dentro da área de computação, houve detalhamento de oportunidades existentes e que podem ser desenvolvidas localmente.

O uso desse tipo de ferramenta permite que jovens consigam formar rede de contatos com profissionais do Brasil e do exterior, além de identificar trabalhos oferecidos de forma remota e ainda desempenhar ações que contribuem na qualificação e reconhecimento de habilidades diversas, também chamadas de soft skills e hard skills.

As orientações nessa palestra feita dentro do projeto-piloto aconteceu no dia 18 de outubro, no Centro Sebrae Pantanal (avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário), em Corumbá. O foco agora é replicar esse mesmo modelo para outros universitários e jovens que estão em busca de capacitação. Por meio do Centro Sebrae Pantanal, que tem o telefone de contato (67) 9 9859-0049, pode ser consultado o agendamento para essa atividade.

Estudantes participam de atividade sobre uso da rede social para fomentar inovação, no Centro Sebrae Pantanal

O professor doutor em Ciências da Computação na UFMS e integrante do Ecossistema de Inovação Local em Corumbá, Artur Gomes, ressalta que existe o potencial para diferentes áreas serem direcionadas para esse tipo de trabalho. “Houve uma abordagem com estudantes de Sistemas de Informação, e isso pode ser trabalhado com outras áreas porque é muito vasto o material disponível. É um recurso que pode ser utilizado para trazer inovação local e aumentar as oportunidades na construção de uma carreira profissional”, explica.

A partir do Ecossistema de Inovação Local, outras iniciativas também passaram a ser desenvolvidas em Corumbá e Ladário, usando o espaço do Centro Sebrae Pantanal. Uma delas é a palestra Talk – Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Trabalho. Nesse caso, a atividade apresenta oportunidades e informações da área de inovação, que podem ser desenvolvidas de forma regional. Já participaram dessa ação 100 estudantes da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil.

Ecossistema de Inovação em Corumbá, que está direcionando esses trabalhos com jovens, possui integrantes do Sistema S, de organizações governamentais e não governamentais, empresários, institutos de pesquisa e universidades. Os grandes eixos de atuação desse grupo são voltados para fomentar atividades nas áreas do agronegócio, na cadeia da mineração e no trade turístico.

As ações voltadas para o Ecossistema de Inovação em Corumbá estão alinhadas a atividades promovidas dentro do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui. Saiba mais sobre o Centro Sebrae Pantanal acessando este link.