(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
São 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios
Jardim (MS) – O estudante do curso técnico em Edificações é do tipo que gosta de cálculo. Além de desenvolver e executar projetos, o profissional dessa área está apto a fazer orçamentos, participar de pesquisas tecnológicas e coordenar a execução de serviços para manutenção de equipamentos e instalações em edificações.
No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o curso é oferecido na modalidade integrada nos campi Jardim e Aquidauana, onde também há a oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O estudante cursa o ensino médio de forma articulada à formação do técnico em Edificações.
Em 2013, ao se inscrever no Exame de Seleção – processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS – o aquidauanense Gabriel Trelha Valério, 17, pensou no futuro. “Sempre quis fazer faculdade de Engenharia Mecânica, e o curso técnico na área de edificações poderia ser um bom começo”, argumentou.
A primeira impressão sobre o IFMS ainda está na memória de Gabriel. “Estranhei um pouco o ensino por ser regime semestral e achei o ensino bem difícil, mas consegui me adaptar e nunca fiquei de DP [dependência]”, contou com orgulho.
Ensino – O curso técnico em Edificações está inserido no eixo tecnológico Infraestrutura, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC).
O estudante cursa as disciplinas da base nacional comum – o que inclui Língua Portuguesa, Matemática, Física, Filosofia e Química, entre outras – e o conteúdo da formação técnica em Edificações como, por exemplo, Tecnologia da Construção, Máquinas e Equipamentos, Planejamento e Controle de Obras e Resistência dos Materiais.
Gabriel explica o quê exatamente se aprende no IFMS. “No curso técnico, a gente aprende a construir edificações de no máximo 100 m², e recebe toda a fundamentação teórica para desenvolver desde a fundação até o término da obra. Não podemos trabalhar com estruturas metálicas nem em concreto armado, apesar de estudarmos sobre isso”, resumiu.
No curso técnico integrado, boa parte do conhecimento é adquirida na prática. “No laboratório do IFMS, a gente estuda a mecânica do solo, ou seja, qual a resistência do solo para suportar uma construção. Saber se é arenoso, argiloso ou dos dois tipos é importante para que a edificação não afunde”, explicou Gabriel.
Experiências não faltam no Instituto. “A gente fez um curso de topografia onde aprendeu a mexer no teodolito, aparelho que mede a área e altura de objetos, e na mira, que mostra os diferentes tipos de relevo. Outra experiência legal foi conhecer uma fábrica que torce metais para construção civil, durante uma visita técnica em Campo Grande”, relembrou.
No estágio interno, Gabriel tinha a função de organizar os laboratórios de mecânica, materiais e estrutura, além de pesquisar normas de experimento que serão utilizadas quando os laboratórios estiverem em total funcionamento.
O projeto pedagógico, com todas as informações sobre o curso e a área de atuação do profissional, está disponível na página do técnico Integrado em Edificações, no site www.ifms.edu.br.
Oportunidades – Gabriel, que já cursou todas as disciplinas do curso técnico integrado em Edificações, agora desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Junto ao irmão gêmeo e colega de turma, Gustavo, decidiu criar um sistema de geração de energia a partir de uma bicicleta modificada.
“Ao pedalar, a pessoa gera energia, que fica armazenada em uma bateria. A proposta é instalar essa bateria em um poste de iluminação pública para baratear os custos com o serviço. A ideia foi baseada em um projeto desenvolvido em Minas Gerais, em que os detentos ficavam pedalando para gerar energia e, com isso, reduzir a pena”, contou.
Estudos como esse são possíveis no IFMS porque a instituição estimula a produção científica. Além do TCC, os estudantes podem desenvolver projetos de pesquisa por meio de editais de iniciação científica. “Se você estuda e faz pesquisa, pode ir para feiras estaduais, nacionais e até internacionais”, lembrou Gabriel.
A prática esportiva também proporciona oportunidades aos estudantes do IFMS. “Participei dos Jogos do Instituto Federal [JIF’s] por três anos seguidos, praticando vôlei, atletismo e handebol. Nas etapas regionais, conheci Goiânia e Cuiabá, e nas duas participações peguei segundo lugar”, comemorou.
Exame de Seleção 2017 – O técnico integrado em Edificações é só uma das nove opções de cursos que IFMS oferece para ingresso no primeiro semestre do ano que vem. Também há vagas para Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
São 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Os interessados devem se inscrever entre 3 de outubro e 7 de novembro. Estudantes que cursaram ou estão matriculados no último ano do ensino fundamental de escolas públicas podem solicitar isenção da taxa de inscrição. Para os demais, o valor é de R$ 20,00.
A prova será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campi.
Todas as regras do Exame de Seleção 2017 estão disponíveis no edital nº 030/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Ascom/IFMS

Leia  Passeio em Jardim, Lagoa Misteriosa é declarada como reserva particular