(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

 Janir Arruda

Sou guerreiro, brasileiro
A terra é o meu sagrado chão
Conto a minha história,
A trajetória, lenda em forma de canção
“Raíra” da fonte da vida
Cidade ungida na transformação
Nas cinzas da ambição caramujeiro a lutar
A guerra sangrou o meu coração
Para a paz acalentar

Chora viola e me faz lembrar
Os brasis do meu brasil
É a força de um povo que vai se mostrar
Nesse acorde tão sutil

Vem vem lavar a imagem na festa de são joão
O sagrado e o profano, juntos nessa tradição
Venho da fronteira, mulato, mestiço
Desse chão que me abraçou
Sinto uma brisa no ar,
O berrante a tocar e o sol a se por
E na cidade do amor
O teu branco me torna um real sonhador
Um hino ao meu pantanal
Destino que vai desaguar
Vale a pena preservar

Meu coração vai bater mais forte por que
A Inocentes chegou pra brilhar
Por esse amor que me faz viver
Um índio tupi… Eu sou Corumbá!

 atividadeNa letra dos autores Cláudio Russo, Zé Glória, Fábio Costa, André Felix, Diego Tavares, Ellen Cristina e Rodrigo Leal ,Inocentes de Belford Roxo) percebemos e entendemos o quanto é vigorosa a tradição musical e folclóricacorumbaense, < font color=”#000000″>que por sua vez tornou-se um contundente retrato da ‘Alma Nacional’. Assim como na música, o futuro da Cidade Branca ressurge feito uma singela pintura de um ‘rio de fantasia’ no qual deságuam: paisagens, sonhos, lendas, folclores e tradições. Sabemos que segundo a tradição oral, Frei Mariano de ixou Corumbá após se contrariar com comerciantes locais que prometeram pagar a construção e instalação de um relógio na torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. O frei teve que desembolsar toda a despesa depois que os comerciantes não cumpriram com o acordado. Assim, ele deixou a cidade, vociferou que Corumbá não se desenvolveria até que as sandálias que ele enterrou fossem encontradas, e as eleições de 2016 aponta para uma nova caminhada e novos rumos para Corumbá, com Ruiter e Iunes, que estão animados para encontrar as sandálias de Frei Mariano e por fim de vez, mesmo em tempos de crise aos grandes problemas que atravancam o desenvolvimento de nossa cidade.

Eles sabem que as pessoas desejam mudanças. E principalmente, mudanças na área da saúde. Há claro, medidas mais complexas que não podem ser adotadas em um primeiro momento, mas tem de haver o compromisso de modificar o mais breve possível. Cito a falta de medicamentos básicos e demora acentuada em alguns exames. É evidente que a partir da transição é que teremos subsídios maiores para se definir as primeiras ações, mas a saúde será uma das principais bandeiras do novo governo. Assim como no samba enredo precisamos da junção de vozes que ao longo do tempo ecoaram dispersas. A partir do momento da eleição confirmada de Ruiter ouvimos um sussurrar suave antevendo a voz da história como um canto que projeta Corumbá, rico e exuberante mas entendida em sua pluralidade.

povo-das-aguas E em 2017 as vozes dos eleitores se juntarão com as vozes históricas dos Guaikurus dos Guatós e todos iram defender e fazer tremular um pavilhão de cores em prol do desenvolvimento sem esquecer a preservação histórica e da biodiversidade. Com Ruiter tivemos a reforma e ampliação da Casa de Passagem. Os moradores de rua são alvos principais do projeto, mas em visita ao local esta semana, encontrei alguns refugiados nigerianos sendo muito bem tratados. O local é destinado a prestar os mais diferentes tipos de atendimento, como psicossocial para fazer com que eles queiram sair das ruas; trabalho de desenvolvimento integral – físico, intelectual e emocional. Uma equipe multidisciplinar da Casa de Passagem  atua na busca pelos familiares, dessa parcela da população, com o objetivo de reaproximação e proporcionar o dessas pessoas aos lares. A Casa de Passagem José Lins atende “um público fragilizado e que precisa da atenção do poder público. O espaço, que certamente será novamente revitalizado, atenderá como uma casa de ressocialização para as pessoas, em situação de vulnerabilidade.

Para quem gosta de história o”Albergue da Fraternidade” criado no final da década de 70 se deve a um sonho que a Dona Norma teve.e José Lins concretizou (José Lins nasceu em Cáceres em 1925 e chegou a Corumbá em 1935. Foi pecuarista e funcionário público. Durante a primeira gestão de Fadah Scaff Gattass no comando da Prefeitura de Corumbá sendo secretário de Administração. Falando do novo prefeito, é auditor fiscal do estado. Durante a gestão de Zeca do PT no governo do estado foi superintendente de Administração Tributária. Também pelo PT foi eleito prefeito de Corumbá em 2004, se reelegendo em 2008. Em 2012  foi candidato a deputado estadual pelo partido obtendo 18.5 02 votos e ficando como primeiro suplente da coligação.

prefeitoHoje  Ruiter Cunha (PSDB) –foi eleito com 46,41% (23.566 votos) Na área da saúde o prefeito eleito tem como principais propostas o aumento do número de leitos hospitalares e a restruturação da rede municipal de saúde; na educação, garantir que todas as crianças tenham acesso a escola e as creches; na segurança, aumentar as ações conjuntas com o governo federal e o governo estadual; na área de desenvolvimento econômico, dinamizar a economia da cidade em bases sustentáveis e na gestão pública tornar a administração mais eficaz e mais transparente.

No passado ele foi responsável por atuar na construção da malha de galerias pluviais que interligam os bairros: Cristo Redentor, popular nova, popular Velha, Aeroporto assim como também as mais de 500 ruas pavimentadas que também receberam o projeto “Se essa rua fosse minha” Outro feito importante foi o Corumbella II região essencialmente voltado para famílias com renda de até três salários mínimos. No conjunto foram investidos R$ 11.896.045,14, recursos oriundos do Governo Federal, da Prefeitura e também da Fundação Vale. Assim com a experiência do passado, como o belíssimo projeto “Povo das águas”, para os professores 1/3 hora atividade, e apoio do Governo do Estado nova fase alvissareira para Ruiter Cunha e Marcelo Iunes, Unindo o que deu certo no passado e as propostas de solução dos problemas que já temos, mesmo com a situação difícil que o país passa, pretendem deixar sua marca para a história. Os corumbaenses agradecem.

*Assessora Executiva