(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Os estudantes da Escola Municipal Flavio Augusto Coelho Derzi, em Amambai, terão no próximo dia 07 a preciosa oportunidade de acompanhar, assistir e ouvir o cantor, músico e compositor Geraldo Espíndola. Ele vai se apresentar com o Projeto “Nossa Escola Canta MS”, da Produtora Quiquiho, incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura (FCMS).

Ao todo, o projeto programou agendas artístico-musicais para 10 cidades do interior. As apresentações artísticas são exclusivas para os estudantes das escolas selecionadas. O artista vai levar ao palco mais uma parcela de sua rica e celebrada lavra poética e musical, emoldurada por uma voz que está entre as mais importantes representações culturais do Estado, dentro e fora do País.

Para esse projeto, o repertório foi definido pelo olhar contemporâneo de Geraldo de sua sintonia com a proposta conceitual do FIC, que é abrir cada vez mais os horizontes de integração entre a sociedade e seus valores culturais e sociais. As canções elencadas: “Cuñataiporã”, “Kikio”, “Não Violência”, “Tuiuiu Jaburu”, “Deixei Meu Matão”, “Na Solidão do Caipira”, “Raça das Matas”, “Forasteiro”, “Pelo Rádio” e “Vida Cigana”. O repertório mescla títulos conhecidos, como as antológicas “Kikio” e “Vida Cigana”, com obras mais recentes, entre as quais “Não Violência”.

Com sua inesgotável capacidade criatividade, Geraldo Espíndola não só refina a simplicidade na beleza da letra e da melodia, mas dialoga com as pessoas para que todas conheçam a história da Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul e se unam para fortalecê-la e valorizá-la.

O projeto pensou no estudante e na sua espontaneidade para fazer as perguntas ao mundo, sobretudo neste pedaço do extremo oeste brasileiro, fértil e criativo na produção artística, banhado por mananciais de água e de culturas variadas que se distribuem por diferentes territórios e origens, do chão pantaneiro às elevações andinas, do pulsar ameríndio e fronteiriço aos diversos nichos civilizatórios que formam a identidade regional.

E esta é uma identidade que, por sua majestade cultural, Geraldo Espíndola procura avivar e difundir. Cumpre o papel que cabe a um dos principais edificadores da história da Moderna Música Urbana de Mato Grosso do Sul, culturalmente rica e arrebatadora, porém pouco divulgada na grande mídia.

Com os estudantes este anseio ganha musculatura, fôlego e conteúdo para ter na música uma ferramenta paradidática na conscientização dos valores que podem dar saúde ao planeta e propor um mundo justo e igualitário, que respeite as diversidades.