(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

Complementando o projeto de reurbanização do porto geral, que ganhará novos espaços e equipamentos para lazer e entretenimento da população e impulsionar o potencial turístico da região, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, iniciou a execução de uma obra de grande importância para elevar a estética da cidade e seu centro histórico: a pavimentação e implantação de rede drenagem de águas pluviais do bairro Nossa Senhora Aparecida.

O bairro fica localizado no centro, margeando o dique de contenção de enchentes e ao lado do Rio Paraguai, concentrando a maioria das pousadas que recebe anualmente os pescadores esportivos do Estado e de outras regiões do país. A chegada da esperada infraestrutura se estenderá por cinco ruas com implantação de piso intertravado, considerado um método ecológico por auxiliar no escoamento da água, absorvendo em até 30% o seu volume.

Em Murtinho, pavimentação de bairro Integra projeto de reurbanização da orla

“Optamos por esse sistema de pavimento em uma área que concentra muita água, deixando as ruas com lama e dificultando o trânsito e a acessibilidade das pessoas”, explicou o prefeito murtinhense, salientando que a proposta, além de garantir qualidade de vida para a população e benefícios ao polo hoteleiro, vai embelezar a cidade ao proporcionar uma harmonia no entorno. “Vai valorizar a área histórica e gastronômica, a orla e nossa praça de eventos”, disse.

Calçamento

A montagem do piso intertravado já foi iniciada pela rua Coronel Pedro Celestino, paralela ao dique, e as máquinas estão trabalhando nas demais vias (Afonso Pena, Tenente Antônio João, Antônio Maria Coelho e Coronel Ponce) com a preparação do terreno (terraplenagem) e abertura das valas para receber a tubulação da rede de drenagem. O município está investindo R$ 3,2 milhões e conta com emenda (R$ 2 milhões) da senadora Soraya Thronicke.

Leia  Restauração de trechos da BR-267 segue a todo vapor, comemora Vander

As vias públicas da região portuária, segundo o prefeito Nelson Cintra, já receberam no passado o sistema de lajotamento, que muito contribuía para o escoamento das águas pluviais. O piso intertravado consiste em um bloco de concreto pré-fabricado, assentado diretamente sob uma camada de areia compactada. As peças são travadas entre si por contenção e atrito e recebem rejunte de pó de pedra nos vãos. As ruas receberão ainda calçamento em todo o percurso.

Em Murtinho, pavimentação de bairro Integra projeto de reurbanização da orla