(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
????????????????????????????????????

Educação indígena é lembrada por Renato Câmara. Foto. Toninho Souza

Preocupado com a educação indígena em Mato Grosso do Sul, o deputado Renato Câmara (PMDB) intercedeu sobre o tema durante a sessão desta quarta-feira (25/11), na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar solicitou a reapresentação do PAR (Programação de Ação Articulada) para a Escola Indígena da Aldeia Taquaperi de Coronel Sapucaia e a realização de um concurso público específico para a população indígena para o cargo de professor das escolas nas aldeias.

O primeiro pedido feito por Renato Câmara foi a reapresentação da Programação de Ação Articulada (PAR) para a Escola Indígena da Aldeia Taquaperi visando a melhoria do ensino e uma melhor interação dos recursos oriundos de diferentes esferas do governo ao município.

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos, sendo coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, com a participação de gestores, professores e da comunidade.

Ainda com o objetivo de valorizar a cultura indígena, Renato Câmara solicitou a realização de um concurso público para professor nas escolas das aldeias. Esse processo seletivo deve ser restrito aos indígenas, garantindo que os índios sejam os professores nessas unidades escolares. Para o deputado Renato Câmara, essa é uma forma de valorizar e preservar a cultura indígena, o que é essencial em um estado com a segunda maior população de índios do país.

Texto: Anna Paula Medeiros – Foto: Toninho Souza

Leia  Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos