(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Dois touros de MS estão entre os 10 mais promissores do País, de acordo com Programa da Embrapa 

A partir de um rebanho de 40 mil produtos machos de todas regiões brasileiras avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa Gado de Corte – Geneplus, 10 foram selecionados e classificados como os touros jovens mais promissores do País, incluindo dois de Mato Grosso do Sul, o Ikurnool da 3R, de Figueirão, e o Ima Poc, de Chapadão do Sul. A avaliação, que acontece anualmente e inclui os animais no Programa de Avaliação de Touros Jovens (ATJPlus), certificou os criadores durante a Expogenética 2015, em Uberaba (MG), que segue com programação até o próximo domingo (23).

Segundo o produtor rural de Mato Grosso do Sul, proprietário da Fazenda 3R, Rubens Catenacci, o título de ATJPlus em um de seus touros pode abrir portas para a valorização do seu rebanho e outros criadores. “A avaliação é realizada por uma entidade estritamente criteriosa e nos permite fazer planos voltadas à produtividade. Com a inclusão desse touro no Programa, o semên desse passa a ser comercializado por central, podendo impactar positivamente no rebanho de outros criadores, o que nos motiva a continuar investindo em genética de ponta”, destaca Catenacci.

De acordo com a Embrapa Geneplus, após a identificação dos animais, uma vistoria é feita, obrigatoriamente, por no mínimo dois técnicos do Programa, sendo os animais escolhidos encaminhados para quarentena e coleta de sêmen.

Os critérios para seleção dos touros que ingressam no ATJPlus incluem as avaliações quanto ao Índice de Qualificação Genética (IQG) classificado na categoria Elite (até 16% de percentil); classificação com notas cinco ou seis para conformação frigorífica à desmama e com nota seis ao sobreano, possuir RGD definitivo emitido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e idade inferior a três anos.