(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Dia da Bandeira é lembrado com solenidade em Murtinho

Porto Murtinho (MS) – Para lembrar e celebrar o Dia da Bandeira, comemorado no domingo, 19 de novembro, o Exército Brasileiro por meio da unidade em Porto Murtinho, a 2ª Companhia de Fronteira, a Sentinela do Pantanal, promoveu a tradicional solenidade na Praça Thomaz Laranjeira, onde possui um mastro de 35 metros de altura. Durante a atividade, um ritual de queima da bandeira utilizada em 2016 e 2017. Também foi executado o hino nacional.

Com um grande simbolismo a cerimônia que contou com a presença do Prefeito Municipal Derlei Delevatti, bem como de outras autoridades, também foi agraciada com medalhas militar desta importante unidade militar. “Essa cerimônia é extremamente importante porque estamos homenageando o maior símbolo do país, que é nossa bandeira e a participação da comunidade é muito importante porque temos a oportunidade de, mais uma vez, lembrar que o patriotismo é importante para lembrar que temos uma pátria”, lembrou Major Alvez Branco, comandante da Sentinela do Pantanal.

O clima de patriotismo e os detalhes da solenidade chamaram a atenção dos presentes, “estamos comemorando o dia deste pavilhão nacional e este é o momento para refletirmos tudo que ele representa e a importância que ele tem para a nossa pátria e para a nossa vida”, afirmou o prefeito Delevatti.

19 de novembro

A bandeira nacional é um dos símbolos do Brasil, junto com o hino, as armas e o selo nacionais. Foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República. Antes dela, outras bandeiras marcaram os diversos períodos da história do nosso país.

As Cores

O verde representa as florestas; o amarelo, os minérios e as riquezas do Brasil; o azul, o céu estrelado visto do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889 e o branco, a paz.

Leia  Na menor cheia da história, nível do Rio Paraguai recua em pleno mês de março

As Estrelas

A bandeira nacional tem hoje 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Quando foi criada, em 1889, a bandeira tinha apenas 21 estrelas, referentes aos 20 estados existentes na época e à capital, que era o Rio de Janeiro.

A última modificação da bandeira nacional ocorreu em 1992, com a criação do Amapá, de Rondônia, de Roraima e de Tocantins. Foram acrescentadas quatro novas estrelas.

Em todo esse período, apesar da mudança do número de estrelas, as formas da bandeira permaneceram praticamente inalteradas. Uma particularidade interessante é que o Brasil é um dos poucos países cuja bandeira respeita a posição astronômica das estrelas.