(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
DSC01440

Dança de rua, Ballet e zumba incrementam atividades do Projeto Reconstruindo Futuros em Jardim

Dando continuidade ao trabalho realizado pelo Projeto Reconstruindo Futuros, sua equipe de profissionais realizou duas reuniões internas no dia 12 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, em Jardim.

Durante primeira reunião ainda pela manhã, foram apresentados os novos serviços que farão parte desta nova etapa, com a extensão do projeto para a comunidade da Escola Municipal Chaquib Kadri, após o financiamento da Fundação Itaú Social ter sido renovado para o ano de 2016.

A Coordenadora Geral do Projeto, Jakeline Ayala delegou funções para as ações que ocorrem na comunidade desde janeiro deste ano, onde a equipe esteve junto ao CMDCA trabalhando na campanha de prevenção a violência realizada para o Jardim Folia. Ela apresentou as atividades artísticas de inclusão social que serão realizadas tanto na comunidade da Escola Municipal Professora Rufina Caldas, quanto na Escola Municipal Chaquib Kadri.

As atividades do Circo Social, que serviram de base para a inserção e interação social das crianças da Escola Rufina Caldas, continuam neste ano promovendo o seu papel perante o projeto, o de estimular a autoestima, o amor pela arte, o respeito aos colegas, a colaboração mútua e entretenimento.

Aliando-se ao Circo Social, aulas de jazz para as crianças e de Zumba para as mães da comunidade escolar estão em fase de experimentação para garantir o interesse das crianças nas atividades do projeto. Para isso Jakeline apresentou a professora de Zumba Thinfanlyn Vargas, que conduzirá as aulas.

Já na comunidade da Escola Chaquib Kadri, Jakeline apresentou a professora de Dança Ninfa Cáceres Gonzales e Rivelino Cáceres, que irão lecionar Dança de Rua e Ballet, com todo suporte da Fundação Itaú Social nos materiais necessários para as aulas, bem como as roupas, sapatilhas, etc.

“É importante enfatizar que as atrações artístico-culturais são pilares fundamentais para o auxílio do maior objetivo do Reconstruindo Futuros, que está muito além de promover a inserção social através delas. Essas atividades são o grande “chamariz” que nos oportuniza desenvolver os trabalhos de psicologia social, atendimento domiciliares, serviço social, psicopedagógico, de prevenção, reconhecimento e delação de violência contra a criança e adolescente, dentre outros”, lembrou a coordenadora.

“Buscamos minimizar as dificuldades encontradas no âmbito escolar e prevenir as dificuldades como baixo rendimento escolar, evasão na escola, ou qualquer tipo de violação de direitos de crianças e adolescentes no ambiente escolar e no seio familiar. Dentre os resultados esperados com a realização do projeto, objetivamos a reaproximação no seio familiar, a  busca para trazer a comunidade  até a escola visando o aumento de autoestima; o resgate da cidadania social por parte dos adolescentes; a inclusão social na comunidade; a diminuição da evasão e repetência; a diminuição dos atos de violência, incivilidades, bullyng e violência simbólica ou institucional; a melhoria das relações educador – aluno e consequente melhoria do ambiente escolar, isso leva a uma valorização do patrimônio escolar, que passa a ser visto como bem coletivo; a redução do número de encaminhamentos ao conselho tutelar e consequentemente a Promotoria da Infância e Adolescência”, complementou a Presidente do CMDCA – Anamarcia Aristimunha Romeiro.

A segunda reunião interna aconteceu no período da tarde com os diretores das escolas contempladas com o projeto, os educadores Maria Angela Lopes dos Santos, (Rufina Caldas) e Erasmo Benites (Chaquib Kadri). Eles tomaram ciência das atividades implantadas, cederam espaços e salas para a equipe de colaboradores (psicólogos, assistentes sociais e pedagógicos), bem como locações para as aulas de dança.

Os diretores vislumbraram a possibilidade de trabalho unidos com o Programa Mais Educação, do Governo Federal, cederam dois colaboradores para auxílio na execução das atividades e foram informados da chegada de aparelhos de ar condicionado, mobiliários, aparelhos de som e microfones que serão doados às escolas com o término do projeto.

Finalizando, ainda foi colocado em análise mais atividades com exercícios e recreação aquática, nas piscinas que estão à disposição na sede do Projeto Conviver e nos Centros de Múltiplo Uso.

O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS com a Fundação Itaú Social e tem como órgão fiscalizador o CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Texto e Fotos: Hudson Lauro