(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

A prefeitura de Ladário, abriu processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais de nível médio para atuação na assistência social do município pelo período de 12 meses. São seis vagas para técnicos de serviços de assistência com salário de R$ 937,00 e três vagas para assistentes sociais, que demandam nível superior completo e ofereceram salário de R$ 2.252,88. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana e a seleção dos candidatos será feita com base na avaliação de títulos, prova objetiva de múltipla escolha e entrevista técnica. Abaixo está uma sugestão de questões que foram extraídas de concursos anteriores das cidades citadas. Aqui no Correio de Lad&aacu te;rio tem informação especializada e a disposição da população, Ladário precisa de bons profissionais. A sociedade agradece. Boa prova !

Questão 01 Prefeitura de Betim/MG – Os anos 80 e 90 foram anos adversos para as políticas sociais e se constituíram em terrenos particularmente férteis para  o  avanço da regressão neoliberal  que erodiu  as bases dos  sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do estado  em relação a  questão  social.
Nestes anos, as políticas sociais foram objetos de um processo de reordenamento,  subordinado  às políticas de  estabilização  da economia.          Indique a alternativa que descreve de forma INCORRETA um dos aspectos pertencentes  à opção neoliberal  na área social,  de acordo com o contexto supracitado.

Parte superior do formulário

  1. a) Apelo à filantropia.b) Apelo à solidariedade da sociedade civil.c) Fortalecimento da estruturação dos sistemas de proteção social e da política social em geral.d) Apelo a programas seletivos e focalizados de combate à pobreza no âmbito do Estado (apesar da Constituição de 1988).

Parte inferior do formulário

Questão 02 –  Prefeitura de Manaus/AM  –  De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da:

Parte superior do formulário

  1. a) adoção provisória.b) perda ou suspensão do poder familiar.c) vara de família.d) suspensão do pátrio poder.e) necessidade de profissional para acompanhar o processo.

Questão 03 – Prefeitura de Arapoti/PR  – A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais visando combater as desigualdades socioterritoriais. Sob essa perspectiva, tem como um dos objetivos:

Parte superior do formulário

  1. a) assegurar a igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.b) viabilizar a divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.c) assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.d) garantir a descentralização das ações assistenciais, integrando-as às demais políticas setoriais de seguridade social.e) garantir o funcionamento das organizações assistenciais públicas e privadas no atendimento as necessidades emergenciais da população.

Gabarito 1.c 2.b  3 c

Parte inferior do formulário