(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

João Antonio Pagliosa

A origem do termo compliance é do verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra ou uma instrução interna. Por esta razão estar em compliance é estar de acordo com as leis, e com as regras estabelecidas.

 Atualmente muitos profissionais trabalham em empresas como “Compliance Officer”, os quais desenvolvem, implementam e monitoram programa de compliance efetivo em sintonia com a legislação vigente e com as boas práticas de mercado nacionais e internacionais. Eles também exercem suas atribuições operacionais de compliance officer no dia-a-dia das organizações onde operam.
Na minha ótica, compliance é uma filosofia onde prioriza-se a pessoa humana, isto é, onde o respeito pelo outro precisa ser compreendido e estimulado por todos.
A qualidade de vida de qualquer funcionário precisa vir antes de qualquer outro objetivo da Empresa, pois as Empresas existem essencialmente para satisfazer pessoas.
Tudo o mais é consequência uma vez que pessoas satisfeitas com a Empresa onde atuam, serão sempre muito produtivas e irão gerar riquezas e satisfação a seus pares.
Vivemos uma época em que não mais se admitirá déspotas opressores e as lideranças que se estabelecerão serão aquelas empenhadas em ensinar os caminhos a trilhar. É melhor servir do que ser servido… Quem é servido, quase sempre nunca aprende nada.
Líderes que valem a pena e que engrandecem as organizações, são aqueles que servem seus subordinados em todas as ocasiões; eles entendem que todos merecem oportunidades iguais para alcançar seus próprios desenvolvimentos.
A consolidação de princípios éticos e morais dá firmeza de caráter ao profissional, e é de fundamental importância para aqueles que anseiam se tornar líderes.
Curitiba, 09 de fevereiro de 2018.
João Antonio Pagliosa
Engenheiro Agrônomo